Acho que Tolkien exaltava o sexo feminino, sempre deu papéis muito importantes a personagens do sexo feminino, por isso não criou mulheres más.
Melian ,que era a mais poderosa Maia, Lúthien, a mais bela de todos os seres de Arda, e Galadriel a Rainha dos Noldor na Terceira Era, são somente meros exemplos de como Tolkien adimirava o sexo feminino, então ele não teve coragem (por assim dizer), de criar um personagem que pudesse acarretar maldade a outras criaturas.
Outro fato é que Tolkien foi um eterno apaixonado, ele amava muito Edith, então mostou a ela o quão importante as mulheres são ao seu ver. Receio que as mulheres para Tolkien eram seres puros, não eram dotados de maldade.
Tolkien não exaltava o sexo masculino (exaltava em partes, o que ele colocava de positivo, colocava de negativo herói/vilão), mas as mulheres de Tolkien sempre tiveram papéis primordiais em seus livros.
Quanto a Rainha Berúthiel, ela é citada somente com um exemplo, e Ungoliant, era uma criatura, um monstro na forma de aranha má, não podemos toma-la como exemplo de Dama.