• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio de Literatura (atualizado em 04/12/05 - 20:00h)

Status
Fechado para novas mensagens.
Re: Desafio de Literatura (atualizado em 17/08/05 - 17:36h)

Na verdade é O Mulato.

Isso é porque o primeiro livro naturalista do Aluísio e é a partir dele que ele passa a viver exclusivamente como escritor.

Mesmo sendo O Cortiço o lirvo mais representativo, mas a questão é que ele já estava consagrado quando escreveu O Cortiço (1890). [O Mulato é escrito ainda em 1881]

Então, Fallen, vai que é sua. =p

Hauhuahauhau, ombudsman :loser: .

Continuação da série de Requiém (eu amo isso):

Em qual livro de Goethe, há também uma citação de trecho do Requiém (abaixo)? Fale algo sobre a parte do enredo onde ele foi inserido.

Dies irae, dies illa
Solvet saeclum in favilla
Teste David cum Sibylla

Última edição por um moderador:

Lord.. nao concordo com voce.
O Mulato teve espaço realmente no cenario literario brasileiro.

Mas tua pergunta foi "Qual livro consagrou o Azevedo como escritor naturalista?"
E aí nao tem jeito, mas a resposta é o Cortiço.

Mas deixa pra lá.

E Fallen, espere crescer cabelo no sovaco para falar comigo :loser:

ombudsman disse:
E Fallen, espere crescer cabelo no sovaco para falar comigo :loser:

uh, aposto que tenho mais cabelo no sovaco (e outros lugares) que vc. :loser: :loser:

Hey.

Discussão civilizada sim?
------------------------------

Quanto a minha pergunta... Sabe que eu realmente achei ela meio ambígua lendo agora, mas eu tirei ela de uma análise que eu li esses tempos do Cereja (um professor e crítico literário que tem um livro didático bem cool) sobre esse aspecto, o de que Aluízio já estava consagrado antes de escrever O Cortiço, sendo esse último realmente o mais representativo, mas não o que o primordialmente consagrou.

De qualquer forma O Cortiço é bem mais "livro" do que O Mulato, na minha opinião. :g: E a Joy deve saber mais dessas coisas do que eu. =P

Enfim, vortemo ao desafio do Sr. Fallen, tá valendo... eu sei o livro mas não sei o contexto, num lembro. =(

Quer dizer eu *acho* que é em Fausto, na parte da Catedral (???). :g:

Lordpas disse:
Hey.

Discussão civilizada sim?
Esse ombudsman scum não sabe nem perder... :jornal:

Lordpas disse:
Enfim, vortemo ao desafio do Sr. Fallen, tá valendo... eu sei o livro mas não sei o contexto, num lembro. =(

Quer dizer eu *acho* que é em Fausto, na parte da Catedral (???). :g:

É em Fausto mesmo, quando Margarida perde a virgindade sem contrair matrimônio, e na Catedral aparece o coro de anjos cantando a Ira de Deus.
Sua vez.

Nussa. :shock:

Eu juro que não esperava que eu tivesse lembrado certinho. XD :coelho:

Bem, eu continuo sem nem um pouquinho de criatividade, mas vou tentar ser menos ambíguo agora. :mrgreen:

Vai uma do Guy de Maupassant mesmo:

Qual o nome do conto que trata sobre a história de uma mulher e seu marido que almejavam ir a um determinado evento da alta sociedade (ele consegue os convites e ela começa uma busca por vestir-se bem, etc). Lembrando que a ação motor do conto é o empréstimo de determinado objeto (adorno, digamos) a mulher em questão, já o que ocorre com tal objeto seria spoiller falar. :mrgreen:

Gee, ficou bem tosca essa pergunta também. :lol:

Edit...

Tá bom va lá... vou dar uma dica:

Tá no livro Bola de Sebo e outros contos, da editora Martin Claret e tem um nome bem "relacionado" com os pontos que eu citei ali no desafio. :eh:

Última edição:

Hum, já que o prazo acabou, vou aproveitar que Código da Vinci está em evidência no momento:

Qual foi o ritual pagão presenciado por Sophie Neveu no castelo de seu avô, na Normandia?

[Gustavo] disse:
Hum, já que o prazo acabou, vou aproveitar que Código da Vinci está em evidência no momento:

Qual foi o ritual pagão presenciado por Sophie Neveu no castelo de seu avô, na Normandia?
Era um espécie de dança presidida pelo avô, acho que eles estavam nus.

Sei lá, vamos ver...

Quais desses personagens de Hamlet permanecem vivos ao fim da obra:
- Hamlet
- Ophelia
- Laertes
- Horacio

Horacio e Ophelia?

Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back