Elring... Primeiro cabe lembrar aqui....o mapa não é o território e vídeos assim são só "mapinhas" com intenção de entreter e pra efeito de retórica discursiva na hora de mostrar débitos criativos ou as common tools da linguagem do cinema na hora de dramatizar as mesmas cenas.
Somando-se a isso tudo o mais importante ...Os problemas do filme do Lynch, responsáveis pela flopada, nunca foram as cenas em si, o modo de fotografá-las, figurino, cenário, maquiagens, montagem, cinematografia nem tampouco o elenco e suas performances... Tudo isso era e ainda é de excelente qualidade.
IMHO, a cobra fumou por causa do ( ou a falta de) contexto, a deficiência do "entrelaçado", a tessitura lógica entre elas (as cenas), onde faltavam TROCENTAS das coisas que dão liga dramática e lógica no que rola no romance. Os problemas principais eram script, direção e edição amalgamados como resultado do corte excessivo de tecido conectivo do material fonte.
Pq, venhamos e convenhamos, 3 horas e meia de filme NUNCA dariam conta de incorporar todo o arcabouço e escopo do livro do Herbert.
Cena por cena, em termos de similaridade, ainda mais numa montagem de vídeo que coleta seletivamente as partes dramaticamente mais importantes usadas em trailers, a trilogia do SdA do Jackson também tem MUITO do desenho animado do Ralph Bakshi dos anos Setenta.
Confira:
E nem por isso a grandemente expandida versão do PJ foi como o relativo flop ( em termos de desempenho crítico, principalmente, e não tanto na bilheteria*) das versões animadas dos Setenta e Oitenta.
Before Peter Jackson's epic, fans were treated with Ralph Bakshi's adaptation of Lord of the Rings. Here's what it got right and what it got wrong.
screenrant.com
With all the hype surrounding the $270 million live-action Lord of the Rings trilogy—the first installment, The Fellowship of the Rings, opens Dec....
slate.com
*
https://en.wikipedia.org/wiki/Talk:...e_1#The_Films_Box_Office_and_Original_Concept