• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

• Criador do tópico Criador do tópico Tilion
  • Data de Criação Data de Criação
Re: Dúvida

Eu não sei nada de Linguas etc, mas acho que é mencionado no livro que as inscrições do anel são da Lingua Negra de Mordor... Agora, quanto aos Hobbits, acho que a lingua deles era a Geral mesmo, que corresponderia ao inglês.

Re: Dúvida

Como o Krebain falou, a inscrição do Anel é na Língua Negra de Mordor. Já a dos hobbits é a Língua Comum, mas com alguns arcaísmos (a palavra mathom, por exemplo).

Tenn' enomentielva!

Re: Dúvidas de Quenya AQUI!

Não se esquecem do LuizHS, alguns posts acima, uahua!
Outra pergunta, não exatamente sobre Quenya.
No "modo português" de Tengwar, qual seria a letra correspondente ao "J"?
"Ungwe" me parece a que teria o som mais parecido de todas.

Não se esquecem do LuizHS, alguns posts acima, uahua!
Outra pergunta, não exatamente sobre Quenya.
No "modo português" de Tengwar, qual seria a letra correspondente ao "J"?
"Ungwe" me parece a que teria o som mais parecido de todas.

Olha, a tengwa que corresponde a letra "j" é a Anca (nº 15), mas devemos atentar que ela representa na verdade o som de "j", palavras como jacaré, junta, Jesus, seriam escritas com Anca. Mas palavras com a letra "g" que tem um som de "j" como, gelo, gelatina, também seriam escritas com a tengwa Anca.
Já a Tengwa Ungwe é usada quando temos o som de "gü".

Espero ter ajudado.

... como guerra, gato, etc. Hehe, só para complementar.
Você se enganou, não, Alassë? Para tal som de /g/ seria usada a tengwa anga, e não ungwë, que é usada para palavras como "guarda", "água", "enxáe", ou seja, /gü/, como o Istimo escreveu... :think:

Você se enganou, não, Alassë? Para tal som de /g/ seria usada a tengwa anga, e não ungwë, que é usada para palavras como "guarda", "água", "enxáe", ou seja, /gü/, como o Istimo escreveu... :think:
Sim, sim, quando o "u" for falado devemos usar o Ungwë, só usamos o Anga para som de /g/ forte, não se esqueça que em guerra apesar de termos um "gu", devemos escrever com a Tengwa Anga, pois em guerra o "u" não é de forma alguma ouvido.
Tenho certeza que ela só se esqueceu, ou foi só o sono. :lol:

Eu realmente preciso decorar logo o nome das Tengwar... :blah:

Fiz uma verdadeira salada aí... Os meninos estão certos. :oops:

:lol:

O jeito fácil de decorar é relacionar com o som. Aprender Tengwar (ou estar aprendendo, até hoje erro um monte de besteira) até me ajudou com o vocabulário: eu lembro como é "portão", "metal", "teia de aranha" por causa dos nomes das tengwar. :dente:

Saudções a todos.
Gostaria de saber qual seria a correspondente ao J no Modo Portuguyês, dado que originalmente não há nenhuma letra com esse som.
Havia pensado em Ungwe, acho que é a que tem o som mais semelhante.
Outra dúvida: Não existem nomes pra os thetar? Apenas as consoantes têm nomes (Tinco, parma, calma, etc.)?

Obrigado.

Olá, a sua pergunta já foi respondida aqui
Onde, aliás ela deveria (e foi) perguntada.

Movi os posts para cá, que é o lugar apropriado.

Mordrain, se as tuas dúvidas são a respeito do Tengwar (um alfabeto), por que postá-las no tópico de dúvidas de Quenya (uma língua), ainda mais quando há um fórum exclusivo para tópicos sobre o Tengwar?

Leia com atenção os tópicos já existentes e poste as tuas dúvidas naqueles que tenham a ver com elas, e não no primeiro tópico que aparecer pela frente.

Obrigado pela resposta, já sabia da diferenciação entre os sons, mas obrigado mesmo assim. Er... mas eu só havia postado uma vez, o outro posta estrava em outro tópico...
Desculpem-me por tê-lo colocado no tópico errado.

ajuda!!!

So nova aqui mas eu realmente queria saber se alguém sabe como fica a palavra "amizade" em tengwar cursive...

Na primeira linha do anexo temos como ficaria a palavra amizade em tengwar Annatar, mas acredito que seja da mesma maneira na Cursive.
Na segunda linha temos o código para digitar, é bem simples, basta digitar o código usando uma fonte qualquer, e depois alterar a fonte para a de sua preferência.

Todavia, o Método Tengwar Português Brasil está para sofrer uma revisão, então seria melhor esperar um pouco antes de fazer algo muito permanente, como tatuagens, pinturas e afins, com estes códigos que eu passei.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, MP.

EDIT: Como foi sugerido pelo Contador, o novo anexo é exatamente igual ao antigo só que a fonte Annatar está em itálico para ficar parecido com a escrita do Anel.

Mas lembre que o MTPB está para sofrer uma revisão.

Anexos

Última edição:
Obrigado pela ajuda mas esse que você mandou não é o mesmo do cursive e eu realmente queria no cursive... =D

Tenho uma dúvida bem idiota, mas me agonia não saber a resposta: o certo é as tengwar ou os tengwar? Ou tanto faz? N'O Senhor dos Anéis há "os", já no Curso de Quenya há "as" (o que deve refletir a opinião do Gabriel). Há alguma regra de gênero do artigo no quenya?

Uma vez que tengwar significa "letras', é as tengwar. Em Quenya e inglês não faz diferença, pois o artigo é indeclinável nos dois idiomas (i no primeiro e the no segundo).

Agora Tengwar, com letra maiúscula, refere-se ao alfabeto, logo é o [alfabeto] Tengwar.

Última edição:
Entendi. Então, da mesma forma, devemos escrever as témar e as telcor, correto? Valeu! =]

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back