• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

• Criador do tópico Criador do tópico Tilion
  • Data de Criação Data de Criação
Obrigado, pequeno mestre! ;)

ou

`Nw6Ts#2&= qRaRp5& t$i16TÁ

Percebeu, todas as Tehtar centralizadas?

Última edição:
Disponha =]
Colaboro com o que estiver ao meu alcance.

Uau... Prefiro não comentar sobre o conteúdo poesia. Por favor não me entenda mal, pois não tive a pretensão de ofender.

Alguns itens que notei na transcrição:

-: Em diabo, posso estar enganado, mas não acredito que exista o ditongo -ia nessa palavra. Mesmo que tivesse, o ditongo que você usou, yanta, está inadequado; o correto seria anna;
-: Ausência da redução da vogal e em expulso;
-: O que seria preiuzo, você pretendia prejuízo?
-: e fechado ao invés de e aberto em Eva;
-: Onde você aprendeu aquela notação para o "a" em serás?;
-: Ausência da redução da vogal e em estuprada.

Dê uma conferida nesses pontos e acredito que estará tudo ok =]

Disponha
Colaboro com o que estiver ao meu alcance.

Uau... Prefiro não comentar sobre o conteúdo poesia. Por favor não me entenda mal, pois não tive a pretensão de ofender.

Alguns itens que notei na transcrição:

-: Em diabo, posso estar enganado, mas não acredito que exista o ditongo -ia nessa palavra. Mesmo que tivesse, o ditongo que você usou, yanta, está inadequado; o correto seria anna;
-: Ausência da redução da vogal e em expulso;
-: O que seria preiuzo, você pretendia prejuízo?
-: e fechado ao invés de e aberto em Eva;
-: Onde você aprendeu aquela notação para o "a" em serás?;
-: Ausência da redução da vogal e em estuprada.

Dê uma conferida nesses pontos e acredito que estará tudo ok

Todo texto publicado ou exposto está sujeito a críticas ou ao típico gosto não gosto. Eu não me ofendi, tenho consciência do conteúdo pesado (por isso não postei a tradução). ;)

- corrigindo "diabo": 4%`Cw&;
- Corrigindo "expulso": `B8q.UiU
- Esqueci o "j" de "prejuízo": q6Rf&`B,U;
- Corrigindo "Eva": `×r#;
- O "serás" está errado? Apenas fiz o mesmo que deveria ter feito com o "e" de "Eva";
- Corrigindo "estuprada": `B81Uq6E2#.

Muito obrigado pela sua ajuda.

Última edição:
Vëonion, acredito que esteja errado. Não vi até hoje nenhuma notação especial para o a aberto. Veja que ao diferenciar o a em serás, deveria ocorrer o mesmo em Adão, estuprada, pariu, afinal trata-se do mesmo a aberto.

Quanto ao restante acredito que não haja nenhum outro erro ;D

Última edição:
Realmente, parece que só eu tenho duvidas quanto ao uso do Tengwar e só você tem saco suficiente para responder. :)

Espero que seja a última correção para esta poesia :censu:...

Última edição:
Pelo que apreendi do MTP3 RC4, a indicação de tonicidade deve ser inserida quando há risco de ambigüidade: " (...) É obrigatória a utilização do indicativo de tonicidade? É um sinal gráfico extra que pode visualmente não ser agradável em todos os casos. Da mesma forma que os Elfos não representavam o tehta do /a/ em alguns casos onde o mesmo era evidente, da mesma forma o indicativo de tonicidade deve ser utilizado: quando houver dúvidas com relação ao que se quis expressar, como os exemplos
viajaram/viajarão acima. Quando o mesmo for redundante ou não acrescentar nada
ao entendimento da palavra escrita, sugere-se que seja inibido
."
(pág. 38)

Acredito não ser nescessária a marcação no caso, pois, que eu saiba, não existe a palavra seras, e pelo contexto não há a possibilidade de confundí-la com ceras.

Re: preciso de alguem que entenda o tengwar e o quenya

Bom, a inscrição no anel da imagem está na língua negra e não em quenya.
Está escrito:
<Ash nazg durbatulûk> (Um Anel para a todos governar) na parte externa.
<Agh burzum ishi-krimpatul> (E na escuridão aprisioná-los) na parte interna.

Os caracteres usados são élficos mas a língua não.
Lamento mas não sou capaz de dizer como ficaria em quenya.

Última edição:
Li as mensagens de vocês e acabei ficando na dúvida. "Serás" não deveria ter o indicador de tonicidade conforme indica o Mtp3-Rc4?
Do jeito que vocês deixaram a leitura seria paroxítona ("seras"), ou não?

Esta também foi minha dúvida, mas...

Pelo que apreendi do MTP3 RC4, a indicação de tonicidade deve ser inserida quando há risco de ambigüidade: " (...) É obrigatória a utilização do indicativo de tonicidade? É um sinal gráfico extra que pode visualmente não ser agradável em todos os casos. Da mesma forma que os Elfos não representavam o tehta do /a/ em alguns casos onde o mesmo era evidente, da mesma forma o indicativo de tonicidade deve ser utilizado: quando houver dúvidas com relação ao que se quis expressar, como os exemplos
viajaram/viajarão acima. Quando o mesmo for redundante ou não acrescentar nada
ao entendimento da palavra escrita, sugere-se que seja inibido
."
(pág. 38)

Acredito não ser nescessária a marcação no caso, pois, que eu saiba, não existe a palavra seras, e pelo contexto não há a possibilidade de confundí-la com ceras.

Fëaléron tem razão, o MTP3(RC4) é bastante claro.

P.S.: Que beleza, mais uma para as nossas discussões! :cerva:

Desculpe a pergunta ser meio besta, mas como seria "Eu te amo" em Tengwar? Se alguém puder mandar a transcrição, eu agradeceria muito.

-EDIT-

Pode deixar, já achei.
;)

Última edição:
Olá pessoal,
Poderiam me ajudar a escrever "Sofia" em caracteres Tengwar? Tenho a fonte Annatar instalada. Se puderem me mostrar quais sequencias de teclas usar...
Abraço a todos!

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back