Olá a todos,
Eu já tinha postado essa mensagem abaixo como tópico no fale conosco, mas não obtive resposta, então tô trazendo a minha dúvida pra cá. Espero que vocês não se importem com esse procedimento.
Sou novato no estudo do MTP e as dúvidas que surgiram me convenceram definitivamente a entrar para esse excelente fórum.
Seguinte: o MTP 3-RC4 trouxe a solução do indicador de tonicidade para eliminar algumas ambiguidades, como a da conjugação verbal citada no mesmo. Então eu pensei em outras particularidades como a "regra" de que palavras terminadas em 'u' e 'i' são sempre oxítonas em português (xampu, caqui, urubu etc.). Como os tehta para 'u' e 'i' também são usados na redução das vogais átonas 'o' e 'e', vai ser necessário usar o indicador de tonicidade pra distinguir quando se trata de uma redução de vogal átona e quando se trata de oxítona terminada em 'u' e 'i', até mesmo pra eliminar confusão entre palavra como 'bambo' e 'bambu', 'tato' e 'tatu' etc. Estou certo quanto a esses pontos? Se sim, isso não levaria a um excesso de indicadores de tonicidade? Não seria melhor acrescentrar mais três tehta para representar a forma átona de 'a', 'i' e 'u', eliminando esse indicador? Não citei o 'e' e o 'o', pois acredito que a representação de vogal fechada dos mesmos poderia representar também a forma átona. Tenho algumas fontes élficas pra word que chegam a ter mais de 15 tehta, ou seja, não seria uma complicação técnica acrescentar apenas mais três aos sete que já usamos.
Grato a todos,