Não creio que essa suposição seja possível, mesmo que o balrog seja feito pelas chamas de udun ele não é As Lavas de Udun, onde o anel deve ser destruído, e foi bem frizado durante todo o livro que o unico local era a montanha da perdição...hehehe
Já quanto ao nosso bom Tom, duvido mto que ele seja um ainur (apesar de ele adorar cantarolar) pois como sabemos, os ainur que foram a terra-média, foram denominados como valar, então obrigatóriamente Tom seria um valar, mas sabemos tbm que dos valar, o primeiro a chegar na terra-média foi melkor, então não seria possivel tom ter sido o primeiro a chegar, como ele mesmo e fruta d'ouro afirmam, e dizem tambem que na formação da terra media tom ja estava presente. Porém sabemos que tolkien preferiu deixar tom como um personagem misterioso na historia, preferindo não dizer o que ele era, nem suas caracteristicas...não há como distutirmos algo que não aconteceu (tom destruir o anel) sem saber o que ele é. Me digam, é impossivel de Tom ser o próprio Eru?? rsss...bom, se ele é Eru, valar, Maiar, istar ou etc, eu não sei, só sei que Tom bombadil era o boneco dos filhos de tolkien que ele resolveu introduzir na história...hehehe
E, quanto a Gandalf, ele não deveria confrontar utilizando todo seu poder contra orcs, uruks e afins, mas contra criaturas a sua altura, Balrogs, Nazgul e outros, inclusive Sauron, ele utilizaria sim todo seu poder, como fez contra o balrog em Moria.
Até +...
fëa...