• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eclipses, eventos e observações astronômicas em 2025

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Veja o calendário dos eclipses deste ano

De acordo com a plataforma de climatologia e meteorologia espacial Time And Date, os eclipses de 2025 vão acontecer nas seguintes datas:

14 de março

• Tipo: lunar (total);
  • Horário: entre 00h57 e 7h (horário de Brasília);
  • Pode ser visto do Brasil: sim;
  • Onde vai dar para ver: América do Sul (grande parte do Brasil), América do Norte, Europa, grande parte da Ásia, grande parte da Austrália, grande parte da África, oceano Pacífico, oceano Atlântico e Antártida.
29 de março

• Tipo: solar (parcial);
  • Horário: entre 6h20 e 6h41 (horário de Brasília);
  • Pode ser visto do Brasil: sim (um pouco);
  • Onde vai dar para ver: Europa, norte da Ásia, norte e oeste da África, grande parte da América do Norte, norte da América do Sul (pontinha norte do Amapá), oceano Atlântico e Ártico.
7 de setembro

• Tipo: lunar (total);
  • Horário: entre 12h28 e 17h55 (horário de Brasília);
  • Pode ser visto do Brasil: sim (em partes das regiões Sudeste e Nordeste);
  • Onde vai dar para ver: Europa, Ásia, Austrália, África, oeste da América do Norte, leste da América do Sul, oceano Pacífico, oceano Atlântico, oceano Índico, Ártico e Antártida.
21 de setembro

• Tipo: solar (parcial);
  • Horário: entre 14h29 e 18h53 (horário de Brasília);
  • Pode ser visto do Brasil: não;
  • Onde vai dar para ver: sul da Austrália, oceano Pacífico, oceano Atlântico e Antártida.

Pra não dizer que eu não vi absolutamente nada, só consegui ver um pedaço da fase umbral, quando abriu uma janela de menos de 5 min nas nuvens. Vocês conseguem imaginar a minha raiva, estávamos^W estamos numa onda de calor horrorrível aqui, sol e céu claro direto, para o tempo fechar dias antes *e* abrir essa manhã.

Como todos os próximos totais acontecem no outro lado do mundo, o jeito é esperar pelo de 2029 (se a humanidade não se auto-destruir até lá).

Não é sempre que pego um eclipse na faixa de horário que é mais tranquilo pra acordar, mas precisei me virar a ponto de pegar o carro pra ir ver num ponto mais favorável, pois morar muito próximo de uma região montanhosa me tira bem mais que somente a visão da linha do horizonte.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back