"Então Manwë julgou, e disse: -- Para Earendel [sic passim] eu perdôo o ban, e o perigo que ele tomou sobre si por amor às duas parentelas não cairá sobre ele; nem cairá sobre Elwing, que entrou em perigo por amor a Earendel; exceto apenas nisso: eles não caminharão jamais entre Elfos ou Homens novamente nas Terras Exteriores. Agora, todos aqueles que têm o sangue dos homens mortais, em qualquer parte que seja, são mortais, a menos que outro julgamento seja dado a eles; mas neste assunto o poder de julgar é dado a mim. Este é meu decreto: para Earendel e para Elwing e para os filhos deles será dada permissão para escolherem livremente sob qual parentela eles serão julgados." (HoME 5)
O grande problema é que quando este decreto foi dito, ele deu permissão para seus filhos escolherem também. O que, obviamente, permite seus filhos escolherem, mesmo que Elwing e Earendel escolhessem a mortalidade. Isso se aplica somente a Elrond e Elros até aquele ponto, os filhos destes não teriam nascido, claro. Mea-culpa!
Se Elrond escolhesse ser um humano, então Arwen obviamente seria mortal (embora, meia-elfa, como bem lembrado por você; blame Celebrían). O que faz de Eldarion, seguindo a lógica, meio-elfo mortal, graças ao sangue de Aragorn.
De acordo com o SdA e o Silma só Eärendil, Elwing (e após, Elrond e Elros), poderiam escolher a sua mortalidade. Filhos de ME mortais, seriam humanos mortais (Elros não incluído, ele era meio-elfo mortal, pois teve a chance de escolher), exceto caso seus pais casassem com elfas, assim meio-elfos mortais. Filhos de ME imortais, seriam? Julgados, assim como um adendo ao decreto regulamentando o caso dos filhos de Elrond, que puderam escolher, ou ir com Elrond e serem imortais, ou ficar e serem mortais (HoME 12).
Quer seja pelo sangue de Aragorn ou pela escolha de Arwen, Eldarion é mortal, viveu beeem mais que Aragorn, claro; contudo, não mais que Arwen, a linhagem de Eldarion era "pior" que a de Arwen. Sofrimento duplo para ela, blame Celebrían again. Todos que nasceram e morreram antes deste julgamento, eram mortais graças a qualquer partícula de sangue humano.
Ufa, parece que consegui entender tudo.