O falastrão fez o que todos já previam...
Oh boy...
Oh boy...
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Biden assumiu liderança em Michigan, por cerca de 10 mil votos neste momento (estava em 4 mil uns dois minutos atrás), com 2.502.185, contra 2.492.118 do Trump, com 94% dos votos apurados.Antes do fim da contagem dos votos, Trump diz que ganhou eleição e ameaça ir à Suprema Corte
Declarações do presidente foram feitas faltando milhões de votos para serem contados e em momento que estava atrás de Biden nas projeções. Ele não deu detalhes dos argumentos que usaria perante a Justiça.g1.globo.com
É, parece que a eleição vai ser judicializada de novo. Acho isso péssimo pra democracia americana.
EDIT: Olhando os números do G1 agora, o Biden lidera a apuração no Wisconsin por pouco, com 95% dos votos apurados. Nevada tem muitos votos a ser contados (67% da apuração ), mas me parece que os que restam são votos por correio, que tendem para Biden. Em Michigan, Trump tem vantagem de 12 mil votos, e como lugares como o condado de Wayne reportaram poucos votos (63% agora) e o Biden tem vantagem lá, a maior parte dos analistas considera mais provável que Biden acabe levando o estado. Então, somando Nevada, Wisconsin e Michigan, seriam 32 votos, o número exato que daria os 270 de que Biden precisa. Nesse cenário, surpreendentemente, a Pensilvânia seria irrelevante. Biden tem que torcer para manter Michigan.
Agora, não faço a mínima ideia de como se resolveria o imbróglio judicial.
Eu não vejo tanta incerteza nas notícias de hoje, não quanto ao resultado da apuração em si - a maioria das notícias aponta o favoritismo de Biden. A ressalva que todos fazem é a mesma que eu já citei no post anterior: se Trump se sair ligeiramente em estados-chave (principalmente a Pensilvânia) ele pode ganhar o Colégio Eleitoral, mesmo perdendo o voto popular, como aconteceu em 2016.
Eu boto muita fé no modelo do Nate Silver. Acredito que uma vitória do Trump se daria nos moldes que o FiveThirtyEight aponta, Trump levando a Pensilvânia. Mas o Nate Silver aponta - 10% é a chance de chover em Los Angeles em um dia qualquer, e, bem, chove em Los Angeles. 10% faz de Trump uma zebra, não um cavalo fora do páreo.
A incerteza vem mais da reação do Trump a uma possível derrota, seja rejeitando o resultado e se declarando vencedor, seja judicializando a eleição.
Além disso, Haran, francamente, eu posto aqui as coisas que acho interessantes e que contribuem para o debate, não pra ganhar ou perder aposta não. Não levo internet tão a sério assim.
Michigan logo logo termina e dá mais 16 votos ao Biden, que chegaria a 264.
Faltariam só o 6 de Nevada...
Mas são projeções, por mais precisas que sejam.
Daí é só esperar e ver se realmente não ficou faltando voto perdido pra contar em algum lugar, pra alguma coisa mudar na última hora...
Nevada aceita votos que chegam pelo correio até dia 10. Não creio que devam ser muitos, mas se a votação estiver apertada, isso poderá demorar mais.Michigan logo logo termina e dá mais 16 votos ao Biden, que chegaria a 264.
Faltariam só o 6 de Nevada...
Eu achei que fosse finalizar hoje. Até estava acessando o site para ver se saia o resultado. Pelo visto vai demorar um tempo mesmo.Acho que a minha gripe vai durar menos do que a apuração das eleições presidenciais dos EUA.
eu só quero eleições assimE os votos pelo correio como uma torneira vazando que pinga bem lentamente vão reduzindo a pouca vantagem que o Trump ainda sustenta em alguns estados-chave. Pra quem perde é uma sensação de dor bem agonizante.