• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Enigmas poéticos

• Criador do tópico Criador do tópico Siëlenor
  • Data de Criação Data de Criação
Não está dos meus melhores... afinal, acabei de sair da biblioteca de pois de ter ficado estudando física por horas... :stars:
Mas creio que dê para uns chutes razoáveis...

Muitos anos se passaram
Desde aquela tão remota época
Muitos foram os que mudaram, sentiram, admiraram e insistiram
Na luta e persistência por novos tempos

Hoje, creio que coisas mudaram
Sobre o pensamento, o viver, o surgir de novas Eras
Embora a lembrança benevolente das antigas persista
Dentro de cada um

Uma Era de paz
Uma Era de vida
Uma Era de amor
Uma Era de ardor...

O Príncipe terrível louvável é
O Príncipe amável mais até...
O Príncipe forte, de imensa magnitude também
E aqueles que os seguiram, de imenso coração são
( - Embora dentre os quais existam terríveis também... )

Divina fonte de toda energia de Eä

Não mais existente... será?
Muda o mundo com o passar dos milênios
Mas muda o que guardado lá há?

Talvez...
- Não
Acredito que sim...
- Pois digo que não!
Mas...
- A todos, há a chance de mudar... mas a mim não mais a de voltar

Pois tudo feito por eles, agora impossível se tornou
Voltar aos velhos tempos,
ver as mesmas luzes benevolentes...
Nada
Príncipe, talvez...
Msa nada de bom ele, ou eles, fez

Ódio já não persiste aqui
Mas vontade apenas de existir
Nada diferente do natural...
Queria poder um dia olhar mais uma vez...
Aquela bela visão do mar
Existente
Inexistente
Saudade
De Ser

Diferente... :think:
Acho que essa é a melhor descrição para esse poema, mas diferente do que alguns cheguem a pensar, não creio que seja grandemente difícil...

Perguntas:
  1. Quem canta?
  2. A segunda voz é uma personalidade ou outro ser?
  3. O que se entende por Príncipe(s)?
  4. O que se entende por "Saudade de Ser"?
Não são muitas perguntas... acho que vocês conseguem resolver! :cerva:

O primeiro seria Pharazôn? O Príncipe seria Elros, talvez, ou os filhos de Fëanor? E a vontade de ser seria a vontade de Pharazôn de viver eternamente?

Edit: E a outra pessoa seria o pai do Elendil(esqueci o nome) ou o próprio Elendil?

Última edição:
nossa K vc escreveu uma coisa bem diferente mesmo.

Quem canta?deve ser alguém que viveu durante todas as eras de Arda... agora quem?.. Ulmo?
A segunda voz é uma personalidade ou outro ser? acho que é uma pesonalidade que partiu para os palácios de Mandos e não pode mais voltar...
O que se entende por Príncipe(s)? Acho que seria o Fëanor. Não foi ele quem recuperou as Silmarills e refez as arvores de Valinor?
O que se entende por "Saudade de Ser"? saudade de viver em Paz, acho... lá em Valinor.
.
.
.
.
caraca, nada a ver...

Última edição:
Sano, tá tudo totalmente fora do contexto do poema... :g: :tsc:

Miharu(esse lance de Savant Noir não colou... :hihihi: ), você está bem perto no que compete a falar da "Saudade de Ser", mas não é exatamente isso... Quanto às outras alternativas, estão erradas também... :tsc:

Estou com uma ideia, mas preciso de pensar mais um pouco. Esses enigmas do Alucard são trabalhosos.

E credo, agora sou eu que estou com medo de errar. :dente:

A voz que canta pode ser tanto Finwë quanto Elwë quanto Olwë; os três príncipes, é claro, são Fëanor, Fingolfin e Finarfin (Fëanor-Principe terrível, Finarfin-Príncipe amável, Fingolfin-Príncipe forte), e a outra voz pode ser tanto Elwë quanto Olwë. A saudade de ser, é a vontade de voltar para Valinor, embora Finwë ou Elwë ou Olwë estejam em Mandos.

E aí, estou na pista certa?

A voz que canta pode ser tanto Finwë quanto Elwë quanto Olwë; os três príncipes, é claro, são Fëanor, Fingolfin e Finarfin (Fëanor-Principe terrível, Finarfin-Príncipe amável, Fingolfin-Príncipe forte), e a outra voz pode ser tanto Elwë quanto Olwë. A saudade de ser, é a vontade de voltar para Valinor, embora Finwë ou Elwë ou Olwë estejam em Mandos.

E aí, estou na pista certa?
Sim, está na pista certa... a descrição dos prícipes está perfeita! :joinha:
:pula:

Mas o resto, completamente errado :bump:

Seria algum(ns) dos filhos de Finwë o tal príncipe(s)?

"O Príncipe terrível louvável é
O Príncipe amável mais até...
O Príncipe forte, de imensa magnitude também"

cada um desses versos fala de um de seus filhos, correto? E aqui esta outra coisa que me fez chegar nesse pensamento:

"Uma Era de paz
Uma Era de vida
Uma Era de amor
Uma Era de ardor..."

Essas Eras falam de um tempo em que não haviam conflitos entre os elfos, ou então quando eles ainda moravam com os Valar.

Não sei bem explicar porquê, mas pensei muito em Aqualondë enquanto lia o poema; de seus preciosos barcos destruídos. Seria isso o que esse trecho quer dizer?:

"Não mais existente... será?
Muda o mundo com o passar dos milênios
Mas muda o que guardado lá há?

Talvez...

- Não
Acredito que sim...

- Pois digo que não!
Mas...

- A todos, há a chance de mudar... mas a mim não mais a de voltar

Pois tudo feito por eles, agora impossível se tornou
Voltar aos velhos tempos,
ver as mesmas luzes benevolentes*
..."

Eles perderam um tesouro, e se não me engano, algum personagem de Aqualondë disse: "Jamais voltaremos a esculpir como estes que foram destruídos"... Me falta o nome na cabeça agora. Seus barcos levaram tempo para serem feitos e significavam "o mundo" para eles, e sua angústia foi muita por te-los perdido, não?

*Voltar aos velhos tempos, ver as mesmas luzes benevolentes: Não estarias falando das árvores de Valinor? E por "querer voltar no tempo" em que elas brilhavam, antes de serem envenenadas por Ungoliant?

Acho que "Saudade de Ser" reflita o tempo em que os elfos viviam em paz em Valinor, quando Telperion e Laurelin ainda brilhavam e etc... Acho que aquele trecho que fala das Eras reflete bem isso. E por falar das Árvores, a segunda voz pode ser um Valar... Yavanna talvez?

Tenho que organizar melhor as minhas idéias. Amanhã, ou depois, eu venho aqui de novo.

A propósito, muito belo o poema :D

Então, temos uns pontos certos, é verdade, mas muita coisa ainda não foi vista...

Sobre os "Princípes", sim é isso mesmo, é referido como os filhos de Finwë, mas isso o Sano tinha colocado na sua tentativa antes dessa... então não muda muita coisa... :tsc:

Vikingaälva disse:
Essas Eras falam de um tempo em que não haviam conflitos entre os elfos, ou então quando eles ainda moravam com os Valar.
Esse é o caminho... :joinha:
Mas não está nada especificado em tua resposta... =]

Quanto a Aqualondë, não tem a ver com o poema... pode-se falar sim sobre, mas não é esse o acontecimento que está sendo narrado...

Vikingaälva disse:
*Voltar aos velhos tempos, ver as mesmas luzes benevolentes: Não estarias falando das árvores de Valinor? E por "querer voltar no tempo" em que elas brilhavam, antes de serem envenenadas por Ungoliant?
Isso aí! :cerva:

Bem... faltam algumas coisas, mas já estamos quase na resposta... :g:

Vikingaälva disse:
A propósito, muito belo o poema :D
Valeu! Mas esse ainda não é um dos meu melhores... :think:
:tsc:

Hum... a segunda pessoa seria Galadriel? Quer dizer, ela achava que não poderia voltar a Valinor... :think:

"Uma Era de paz
Uma Era de vida
Uma Era de amor
Uma Era de ardor..."

Pois digo então: da origem dos Elfos.

E fico pensando muito se não seria Yavanna quem diz: "Ódio já não persiste aqui, Mas vontade apenas de existir", a respeito de Leurelin e Telperion, pois deles foi-se possível fazer o Sol e a Lua, e também pela tamanha infelicidade pela perda das árvores. (acho que fazendo o Sol e a Lua, tentaram apagar a lembrança de que Ungoliant as apagou e etc)

Mas também fico pensando se não é Galadriel...

"Mas nada de bom ele, ou eles, fez": quem quer que esteja falando, não seria a respeito de Morgoth?

Viki, quse lá, mas só tem algumas coisas confusas no que disseste...

Uma dica? Esqueçam os elfos no poema... eu só falo deles na parte dos prícipes mesmo... :joinha:

Agora que a Viki acertou quase tudo nem tenho vontade de tentar. Fica para a próxima. (Antes que pensem coisas, eu fui de férias, não evitei responder ao enigma para não errar, ok? :g:)

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back