• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Enigmas poéticos

• Criador do tópico Criador do tópico Siëlenor
  • Data de Criação Data de Criação
Olorin disse:
Opa... tinha pulado a pergunta quatro... nem vi..
É... eu percebí... :obiggraz:

Eriadorion disse:
8-O
Alucard, devo dizer que farei de tudo, de hoje em diante, para evitar que você acerte alguma adivinha; ou que, nesse caso, passe a vez! :xmas: Quebrei a kbeça aki de tanto pensar para formar um único palpite, e, ainda assim, ainda estou bastante inseguro! :tsc:
Ora bolas, foi você que pediu um poema meu... :mrgreen:
Eu apenas o fiz mais difícil que o normal... :obiggraz:

Respostas Alucard disse:
Eriadorion disse:
1. Fingolfin
Sim!!! É o Fingolfas! :cerva:
Eriadorion disse:
2. Os Dias Antigos até o fim da 1ª Era
Não... ele não fala necesariamente dos dias antigos... (Dica: É algo mais íntimo...)
Eriadorion disse:
Não... realmente seu chute foi esclarecedor, mais não é não... :rofl: (Ps.: O Olorin já Respondeu: Palácios de Mandos... :obiggraz: )
Eriadorion disse:
Não... :g: (Pelo visto essa vão descobrir por eliminação... :lol: )
Eriadorion disse:
5. O mal... em geral. :}
Sim!!! :cerva: Mais um acerto... :mrgreen:
Eriadorion disse:
6. A travessia de Helcaraxë
Nope... :doh:

Eriadorion disse:
Estamos todos juntos poderia significar que todos os seus filhos, ao fim da 1ª Era, já haviam morrido; enfrentar o mal com os próprios punhos, pernas, fogo e fúria, se tratando de Fingolfin, é óbvio; ao mais terrível eu dê o meu perdão este pode ser Fëanor.
Ficarei curiosíssimo em descobrir a verdade se não estiver correto. =]
Olha... aqui você disse as coisas certinhas!!! :D

Agora já temos algumas das perguntas respondidas, no total...
Basta analizar e fazer as devidas ligações... =]

Última edição:
Alucard disse:
Ora bolas, foi você que pediu um poema meu... :mrgreen:
Eu apenas o fiz mais difícil que o normal... :obiggraz:
:rofl: Eu tava brincando! Quanto mais difícil melhor! :mrgreen:

Hum, vamos ver agora. Sobraram as perguntas 2, 4 e 6 (só as pares! :hahanao:) sem serem respondidas. Vou fazer uma 2ª tentativa, se me permitem :xmas:

2. Sobre o fim de sua linhagem direta? (complicada esta) :think:
4. 4ª Era
6. (putz, essa era a que eu tinha certeza!) Talvez, se refira à longa guerra que os noldor vieram travar contra Morgoth após sua rebelião.

Será? :obiggraz:

Eriadorion disse:
:rofl: Eu tava brincando! Quanto mais difícil melhor! :mrgreen:
Sei... :aham:

Eriadorion disse:
Hum, vamos ver agora. Sobraram as perguntas 2, 4 e 6 (só as pares! :hahanao:) sem serem respondidas. Vou fazer uma 2ª tentativa, se me permitem :xmas:
:rofl:
Não sei porque... sua falta de graça foi engraçada!!! :lol:
(eu sei... eu não sou normal... :eek: )

Agora, eu creio que você pode sim postar mais de uma vez... Eu já tinha conversado sobre isso com o Krebain...
Pois como o tópico é movimentado apenas por um círculo pequeno de usuário (coisa que acho que deva mudar, visto que o Panda o colocou como fixo), pode acabar por se tornar sem graça se um mesmo poema fica muito tempo sem ser respondido...
Foi mais ou menos o que aconteceu com o Diego... :tsc:

Respostas Alucard disse:
Eriadorion disse:
2. Sobre o fim de sua linhagem direta? (complicada esta) :think:
:think:
Olha... poderia até ser... a resposta se encaixa, mais não era o que eu tinha em mente quando compus os versos... :roll:
Eriadorion disse:
Eu não falei que essa iriam acertar por tentativa!!! :lol:
Eriadorion disse:
6. (putz, essa era a que eu tinha certeza!) Talvez, se refira à longa guerra que os noldor vieram travar contra Morgoth após sua rebelião.
Que coisa... essa foi a que eu achei a mais fácil, a partir do momento que se sabe quem é o cantor... :roll:
Errada... :wall:

Eriadorion disse:
Quase... :hanhan:

Agora estamos chegando na reta final!!! Apenas duas!!! :cerva:
:joy:

1. Quem canta: Fingolfin
  2. Sobre o que: canta sobre seus feitos quando vivo em Beleriand, lutando contra Morgoth de todas as formas possíveis, e como esses feitos moldaram as eras futuras...
  3. Aonde está o nosso intérprete: em Mandos
  4. Em que era ele(a) está cantando a música: a pista deve ser o "7 milênios", e eu vou chutar 4a Era, como o Eriadorion....se num for, vai a 1a...
  5. Quem(o quê) é o grande mal: O mal... em geral, acho q Melkor especificamente...
  6. Qual foi o grande sacrifício: desobedecer os Valar e perecer sob a Condenação de Mandos

Última edição:
Êta nois! Tamo quase lá!!! :cerva:

Respostas Alucard disse:
Rufgand disse:
Quem canta: Fingolfin
Correto...
Rufgand disse:
Sobre o que: canta sobre seus feitos quando vivo em Beleriand, lutando contra Morgoth de todas as formas possíveis, e como esses feitos moldaram as eras futuras...
Corretíssimo!!! :cerva:
Acertaram masi uma!!! :joy:
Rufgand disse:
Aonde está o nosso intérprete: em Mandos
Correto...
Rufgand disse:
Em que era ele(a) está cantando a música: a pista deve ser o "7 milênios", e eu vou chutar 4a Era, como o Eriadorion....se num for, vai a 1a...
É isso aí!!! A dica realmente era 7 milênios!!! :cerva:
Rufgand disse:
Quem(o quê) é o grande mal: O mal... em geral, acho q Melkor especificamente...
Sim, mais direcionado para Melkor, com certeza. Mais como Fingolfin canta na 4ª Era, Sauron pode também ser incluído.
Como já disseram antes, o mal em geral se encaixa melhor =]
Rufgand disse:
Qual foi o grande sacrifício: desobedecer os Valar e perecer sob a Condenação de Mandos
Arrrrg!!! Porque ninguém acerta essa??? :eek:
Está tão na cara! :wall:

Estamos quase lá!!! Só falta a 6ª!!! :joy:
Chutem mais um pouco! :xmas:

O grande sacrifício foi cavalgar diretamente contra Morgoth e desafiá-lo para um duelo sem esperanças mas cujo exemplo inspiraria muitos heróis?

Parisio disse:
O grande sacrifício foi cavalgar diretamente contra Morgoth e desafiá-lo para um duelo sem esperanças mas cujo exemplo inspiraria muitos heróis?
Aew!!!!!!!!!!! :clap: :clap: :clap:
É isso mesmo!!! :joy:

Essa demorou em? :lol:

Então, lá vão todas as respostas:
  1. Fingolfin;
  2. Sobre suas lutas e batalhas durante a sua vida, tanto na Terra Média quanto em Aman;
  3. Palácios de Mandos;
  4. Está na 4ª Era;
  5. O Mal em geral, simbolizado na 1ª Era por Melkor e na 3ª por Sauron;
  6. A sua tentativa desesperada de enfrentar o próprio Melkor, que resultou na sua imortalidade por meio das grandes canções, e foi o primeiro passo para a destruição do Vala. Mas foi, também, a causa de sua morte.
Agora eu posso ficar um tempinho sem escrever nenhum poema!!! :mrgreen:

É isso aí! Parisio acertou a última pergunta, então faça o seu poema! :cerva:

A menos que você não queira, então a vez fica para o Rufgand, que foi o que mais acertou... ;-)

Abração para todos! :grouphug:

Salve! Vai ser minha estréia aqui, então fiz esse improviso, fácil, fácil, de dar dó...

*

Não sabem de onde vim,
nem de que povo sou,
se é que tenho uma raça.
Talvez nem eu saiba.

Nem os reis dos reis previram
que enquanto festejavam
também eu estaria sorvendo
de todos os vinhos os mais inefáveis,
um de ouro e um de prata.

Agora me perseguem em vão,
pois seus cavalos têm menos patas.
Agora nada nem ninguém me empata
de engolir o que ainda me falta:

uma,
duas,
três
pedras ingratas.

*

A Scotland Yard quer saber:

1. Quem fez esses versos?
2. Em que momento?
3. Quais eram os vinhos inefáveis?
4. O que ainda falta ao autor?
5. Em que o autor está enganado?

Última edição:
1. Quem fez esses versos? Ungoliant

2. Em que momento? Quando ela e Morgoth "atacam" Valinor, afim de conseguir roubar as Silmarils

3. Quais eram os vinhos inefáveis? As seivas de Telperion e Laurelin

4. O que ainda falta ao autor? A posse das Silmarils, que no momento, estavam com Melkor

5. Em que o autor está enganado? Espero que seja referente a essa passagem: "Agora nada nem ninguém me empata"...ela estaria enganada, pois Morgoth foi capaz de impedí-la de devorar as pedras sagradas...

Nossa, eu ia chutar Tom Bombadil!!! :lol:

Mais acho que a resposta do Rufgand está mais congruente com os versos... :g:

Rufgand disse:
1. Quem fez esses versos? Ungoliant

2. Em que momento? Quando ela e Morgoth "atacam" Valinor, afim de conseguir roubar as Silmarils

3. Quais eram os vinhos inefáveis? As seivas de Telperion e Laurelin

4. O que ainda falta ao autor? A posse das Silmarils, que no momento, estavam com Melkor

5. Em que o autor está enganado? Espero que seja referente a essa passagem: "Agora nada nem ninguém me empata"...ela estaria enganada, pois Morgoth foi capaz de impedí-la de devorar as pedras sagradas...
:clap::clap::clap:

Eu também tava pensando que se tratava de Tom Bombadil, Alucard! :mrgreen: Só seria impossível explicar os outros versos. Mas essa foi legal, adivinha muito bem feita, e uma bela resposta, Rufgand! :cerva: Acho que está absolutamente tudo correto. =]

Amigos! Desculpem a demora! Sim, a resposta está redondamente certa. Rufgand, pode propor suas redondilhas!

Última edição:
Perfeita interpretação mesmo!!! :cerva:

É isso ai Rufgand!!! Parabens cara!!! :clap:

Mais um poema legal... :soevil:

Só uma coisa antes de mandar o meu poema:

"Não sabem de onde vim,
nem de que povo sou,
se é que tenho uma raça.
Talvez nem eu saiba."

Eu fiquei pensando mto nesses versos, mas só pensei em Ungoliant por causa do resto do poema...afinal de contas: Ungoliant não era um Maia caído?? sempre pensei q fosse, e acho q no Silma fala q é...

Ao poema então:

"Nas belas matas caminhei!
De grandes feitos participei!
Na presença de reis fiquei,
E o mar, enfim, atravessei!

Nascido em floresta boreal
Guardião da mata infernal
Guerreiro de habilidade sem igual,
Sempre combatendo ao mal!

Nas belas matas caminhei!

O mundo era pequeno,
Para em tantos males padecer!
Mas sempre fui sereno,
Para enfim, com o mal fenecer!

Cidades em alerta,
O firmamento em revolta!
Atirei na mira certa,
Para inimigos não terem volta!

E o mar, enfim, atravessei!"

Nesse mundo de investigações ( :lol: ), a Interpol quer saber:

Quais matas?
Quais grandes feitos?
Quais cidades?
Quais reis?
Quem sou?

E, para aqueles que souberem, esse poema está em que forma? (Qual o tipo de poema??)

Puts cara... esse lance de construção poética eu não lembro muito bem não... :dente:

AAAA
BBBB
AAAA
CDCD
AAAA
EFEF
AAAA

Seria isso? :think: :roll:

Sobre as respostas, Creio que quem canta é Eärendil.
Os grandes reis podem ser Gil-galad e Turgon, sem falar de Sulimo e Varda.
Os grandes feitos podem ser ter passado o Grande Mar, ter conseguido o perdão dos Valar e ser um dos baluartes na Guerra da Ira, contra Melkor.
E grandes matas... hum... nessa você me pegou... :think: ..... sei lá, a parte sul de Beleriand, as fozes do Sirion e a região da Ilha de Balar.

Ps.: Pelo visto eu inaugurei a era dos poemas longos!!!:lol:

Na verdade, isso q vc colocou é o esquema de rimas....o tipo de poema cai em ode, soneto, hai-kai, entre outros...mas essa pergunta num é essencial à resposta, é só para quem quiser arriscar msm... :mrgreen:

E qnto a resposta, não, não é Eärendil... :think:

Então eu não faço a mínima idéia de quem seja... :dente:

Mais que Eärendil encaixava direitinho nos versos, isso é inegável.. :g:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back