• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Enquete] Qual sua expectativa para a série?

• Criador do tópico Criador do tópico Grimnir
  • Data de Criação Data de Criação

Qual sua expectativa para a série?

• Muito otimista

Votos: 8 13,6%
  • Otimista

Votos: 20 33,9%
  • Neutro

Votos: 11 18,6%
  • Pessimista

Votos: 14 23,7%
  • Muito pessimista

Votos: 6 10,2%

• Total de votantes
    59
  • Votação encerrada .
Minha expectativa deu uma piorada. Está um pouco menor do que estava. Ano passado girava em torno de uns 60-70% (igual O Hobbit). Notícias do cast diminuíram minha esperança e as notícias que vieram depois não ajudaram. No momento eu flutuo pelos 50% (se descer abaixo disso vira pessimista, e menos que 25% é uma tragédia).

Financeiramente tem chances de ter ao menos um resultado neutro, talvez otimista (Amazon tem influência para encher lojas e salas igual Disney). Já para entretenimento achei de Neutro para Pessimista (tendência atual no meu gosto é de para pessimista). Então vou deixar para marcar quando assistir algum piloto. Acho que está em nível "game para PC".

Antes que digam que "aquele fulano é só um folgado hater reclamando", em casa tem também assinatura da Amazon, e é fazendo uso do direito de crítica de cliente também (não apenas fã de Tolkien), em especial minha irmã que foi a primeira que quis assinar e está com os dois pés atrás. Mas já vejo flak voando nas assinaturas a depender do que aparecer nas abordagens (o que teve já foi suficiente para isso).

Tô decepcionado, aquele teaser não cumpriu as expectativas de entregar um novo Game of Thrones. Um minuto e o melhor que mostraram da primeira temporada foi uma narração em off de uma menina narrando Nárnia, um take de uma cachoeira da lua Pandora, o meteoro cruzando os céus de Westeros, digo, Eriador e a multitalentosa Galadriel fazendo cosplay de Brienne de Tarth, de Lawrence da Arábia e de Silvester Stalone em Cliffhanger.

Tudo isso em um minuto. Nada de sangue, violência, nudes ou intrigas da corte Numenoreana.

Mostrei o trailer pro meu pai ontem. Até agora ele não entendeu que é uma série. Disse que parece um joguinho com bonequinhos de papel machê.

Eu notei isso nos cenários grandes. O padrão atual da indústria de séries deixa a imagem com aspecto de digitalmente lavada/artificial (o "grit", a sujeira, a névoa, as partículas, tudo fica achatado numa película lisa). A indústria da Games e séries/filmes por sinal cada vez mais anda usando "packs" padrões de programas e equipamentos cada vez mais parecidos entre si (as duas indústrias se fundindo). Se deixam isso correr solto o trabalho de arte é prejudicado e precisa de uma pessoa na equipe encarregada pra balancear as cenas, iluminação, etc... porque senão o computador toma conta e o CGI piora a obra. Em animes por exemplo toda série estava saindo com aspecto de "luz de banheiro".

Alguns poucos diretores andam se rebelando contra isso. O Don Bluth queria voltar a fazer animação tradicional "no muque". Eu prefiro porque o artista tem controle da obra dele e o PC sempre tende a roubar esse controle. CG deixa mais barato, mais "fast food", mas cobra um custo mais alto do que parece pra manter sob controle.

Eu notei isso nos cenários grandes. O padrão atual da indústria de séries deixa a imagem com aspecto de digitalmente lavada/artificial (o "grit", a sujeira, a névoa, as partículas, tudo fica achatado numa película lisa). A indústria da Games e séries/filmes por sinal cada vez mais anda usando "packs" padrões de programas e equipamentos cada vez mais parecidos entre si (as duas indústrias se fundindo). Se deixam isso correr solto o trabalho de arte é prejudicado e precisa de uma pessoa na equipe encarregada pra balancear as cenas, iluminação, etc... porque senão o computador toma conta e o CGI piora a obra. Em animes por exemplo toda série estava saindo com aspecto de "luz de banheiro".

Alguns poucos diretores andam se rebelando contra isso. O Don Bluth queria voltar a fazer animação tradicional "no muque". Eu prefiro porque o artista tem controle da obra dele e o PC sempre tende a roubar esse controle. CG deixa mais barato, mais "fast food", mas cobra um custo mais alto do que parece pra manter sob controle.
Quando eu era pequena assistia aqueles filmes antigos e achava os efeitos impressionantes de realistas. Mas aí se passavam alguns anos e eu percebia que não era tão realista assim. Só que hoje não precisa esperar anos, você assiste e já vê aquele monte de borrão sem profundidade. Parece que cada ano que passa os efeitos ficam mais ruins, não melhores. Deve ser por isso que você disse mesmo. E tudo isso é desleixo. Quer dizer, investir cifrões em um programa caríssimo pra fazer tudo no automático e entregar o produto sem esforço algum. É...é o padrão geral de tudo. Quem liga para a arte e a minúcia? A coisa é ter os resultados "na hora apropriada".

robot applause GIF

Altas expectativas. Nem se compara com a situação de O Hobbit, cujo andamento do projeto foi relativamente tosco e às pressas. Teve até um vídeo em que a própria equipe se lamentava, comparando as produções de O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Mas com Amazon a coisa parece bem outra.... Agora vai!

deumerdaagoravai.jpg

Última edição:
A real é que para qualquer obra dessas não dá para ter expectativa nenhuma, assim tudo que vier vem bem.

Expectativa vai muito em função da "régua" que você usa:

1 - A de um fã fanático em todos os sentidos, que quer o produto mais fiel a obra possível e vai assistir dando zoom e pausa toda hora pronto pra detonar o que certamente não vai gostar ou achar incoerente.

2 - A de um admirador moderado das obras do professor, que ainda não teve uma imersão profunda em todas as obras, verá a série eventualmente no máximo questionando apenas presença ou ausência de algum personagem, mas sem estresse e bem longe de ter o peso crítico de um fã.

3- A de um novato que nunca teve contato com as obras e vai assistir numa boa.

Citei apenas 3 "réguas" básicas, mas cada um pode imaginar a sua se adequando em outras intermediárias entre os intervalos 1-2 e 2-3.

Expectativa vai muito em função da "régua" que você usa:

1 - A de um fã fanático em todos os sentidos, que quer o produto mais fiel a obra possível e vai assistir dando zoom e pausa toda hora pronto pra detonar o que certamente não vai gostar ou achar incoerente.

2 - A de um admirador moderado das obras do professor, que ainda não teve uma imersão profunda em todas as obras, verá a série eventualmente no máximo questionando apenas presença ou ausência de algum personagem, mas sem estresse e bem longe de ter o peso crítico de um fã.

3- A de um novato que nunca teve contato com as obras e vai assistir numa boa.

Citei apenas 3 "réguas" básicas, mas cada um pode imaginar a sua se adequando em outras intermediárias entre os intervalos 1-2 e 2-3.

Eu parto do princípio de que se a pessoa está buscando o nível 1 de exigência, ela está se colocando na situação de odiar a adaptação por culpa dela mesma.

Mas preferencialmente os níveis 2 e 3, ou no mínimo pelo menos o nível 3, deveria sair satisfeito depois de ver uma adaptação.

Exemplos: Senhor dos anéis logo que saiu. Tinha fã jurando Peter Jackson de morte. Hoje é quase unânime que a trilogia original foi uma boa adaptação e que a enorme maioria dos grupos 1, 2 e 3 descritos pelo Fúria estão satisfeitos, exceto talvez a parcela mais radical do grupo 1.

O Hobbit - provavelmente já não agradou quase ninguém no grupo 1 e 2 e não deve ter empolgado tanto o grupo 3, porque independentemente de adaptação ou não já não foi uma história muito bem contada.

Game of Thrones das temporadas 1 até 3 mais ou menos acho que foi unânime nos grupos 1, 2 e 3, e depois começou a perder progressivamente esses grupos até que o final desagradou quase todo mundo, porque independentemente de deturpar o espírito dos livros, não foi uma história satisfatória por si só.

Trazendo um exemplo de um livro que eu recém li. O castelo animado - Howl's moving castle. O filme dos estúdios Ghibli muda MUITA coisa. Daria para dizer que o filme é vagamente inspirado no livro, ou que usa elementos do livro para contar uma história totalmente diferente. Ambos são altamente satisfatórios, apesar de o final do filme ter sido meio corrido e não ter feito muito sentido (porque tinha uma mensagem bem água com açúcar a ser passada a todo custo, faça ou não faça sentido, mas ok). Isso não me ofende. A adaptação é honesta: mudaram a história sim, tinha outra mensagem para ser passada, e ambas as histórias são satisfatórias por si só.

Agora falemos de Rings of Power. Se é para contar uma história deturpando totalmente os personagens, para que usar o nome dos personagens? Por que não inventar outros? Bom, pelo mesmo motivo que Howl's moving castle, eu acho... Então - comercialmente - faz sentido ter uma Galadriel que não corresponde com a "nossa" Galadriel, outro Elrond etc. Mas no mínimo dos mínimos a história deveria conseguir ser satisfatória por si só.

Meu problema com o que eu vi da série até agora é que não parece que esse seja o caso.

A Galadriel é basicamente...

katniss_fotor.webp

Um trope.

O Elrond é... um trope.

Basicamente tudo que eu vi até agora são tropes.

E quando se some muita, muita grana + muito CGI + encher linguiça com um monte de tropes + compressão da linha do tempo para não ter que trocar os personagens mortais = história preguiçosa, produção pretensiosa, e um distanciamento do que faz esse universo especial mesmo para o grupo 3.

Essa série claramente não iria funcionar para boa parte do grupo 1 anyway, já que os direitos da Amazon não iriam permitir usar quase nada do lore, eles de qualquer modo teriam que criar algo para preencher as lacunas da história.

MAS PORÉM ENTRETANTO TODAVIA...

Essa série tem que conseguir agradar aos grupos 2 e 3. E, pelo que eu vi até agora, os sinais não apontam para isso.

É isso.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back