• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

• Criador do tópico Criador do tópico Tilion
  • Data de Criação Data de Criação
Outra dúvida, como que ficaria "Guerreiro Maligno" ou "Guerreiro das Trevas" ou alguma coisa do tipo em Quenya em Sindarin?? :o?:

Valeu por tirar a minha dúvida, Mith e Tilion! :mrgreen:

Mithrandir the White disse:
Vamos lá de novo:

Quenya:
Guerreiro das Trevas: Mórohtar
Guerreiro Maligno: Úmëohtar

Pq o acento em mórohtar?

e eu só não coloquei o Trema em Úmeohtar pq sigo a convenção de que o trema é só no fim das palavras...pros americanos falarem o E...

Taura, o acento pq Trevas é mórë, que tem pronunca diferente que morë :D
E a trema nao é necessária... É só pra mostrar como se pronuncia... É a mesma coisa com ou sem trema, embora alguns achem elegante :wink: :obiggraz:

Tauraherion disse:
Vamos lá de novo:

Quenya:
Guerreiro das Trevas: Mórohtar
Guerreiro Maligno: Úmëohtar

Pq o acento em mórohtar?

e eu só não coloquei o Trema em Úmeohtar pq sigo a convenção de que o trema é só no fim das palavras...pros americanos falarem o E...

No caso de Úmeohtar, o trema iria no "o", como em Eönwë. Assim, Úmeöhtar.

Os falantes de língua inglesa tendem a "comer" a segunda vogal de ditongos, pois isso o trema cai nessa vogal.

Taura, o acento pq Trevas é mórë, que tem pronunca diferente que morë :D

"Trevas, escuridão" é atestado tanto na forma mórë como na forma morë (no Letters).

Luthron Úmëohtar disse:
Acho que ninguem viu a minha pergunta... :roll:

repitindo...Como fica "Senhor do Escuro" em Sindarin e Quenya?

Esse tópico é de dúvidas de quenya, mas...

Quenya: Heru Móreo ou Móreo Heru (a primeira forma é mais usada em poemas).
Sindarin: Hîr Môr.

Til, tem uma coisa... Eu nao tenho Letters (seu chato, nao precisa falar assim, né...) :disgusti: ...
E naquele dicionário é atestado mórë (além do mais, com acento fica mais bonito e fluente :D ), entao coloquei mórë mesmo :obiggraz:

Qual dicionário? No do Fauskanger, aparece as duas formas, assim como a fonte delas. 8-)

Há ainda a palavra mornië para "escuridão", que aparece no Namárië... e mais atestado que isso, impossível. :obiggraz:

saco...nunca sei se a palavra é junta ou serapara...
e dessa vez num tinha sufixo ablativo nela não Til...heheheh

Emélen Isavanya, an Isavanya anvanyë hendu Ambar...

ver ce isso ta certo povo

eu amo a isabela(nao sei o q siginifica o nome dela ai fiz isso)pois a isabala tem os olhos mais lindos do mundo...............

:lily:

hummm... eu diria
Melen Isavanya, an Isavanya harya i anvanyë hendu Ambaressë. :wink:

Aproveitando o post, como é q se diz "sim" ou qualquer tipo de resposta a uma pergunta com ma? :o?:

Com ma? Como assim?
Pelo q tá no curso de quenya, "ma" seria uma partícula interrogativa, usada para transformar uma frase afirmativa em interrogativa (pra variar, é apenas uma suposição, nada de absolutamente certo)
Ex.: Ma i nér caruva coa => O homem fará uma casa?

"sim", pelo que sei, foi traduzido como "ná", ou em outras palavras, "é".
Mas "ná" nem sempre se encaixa bem no contexto... não ha outra palavra?

Gente, eu to meio no começo ainda do curso de Quenya, e tenho umas duvidas de pronuncia será q alguem pode me dar um helpzinho hehe? :mrgreen:
Tipo, Melian qual é a sílaba tonica?! Seria MElian, ou MeLIan? :eek: Sei lá, tem umas palavras q ficam meio estranhas em comparação de como eu falava antes hehe :roll:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back