• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

• Criador do tópico Criador do tópico Tilion
  • Data de Criação Data de Criação
Ae galera so eu de novo... keria saber agora outro nome (hehehe to cum priguiça de procura os significados ). Bom alguém sabe como ficaria "akele de nariz grande"?? Eh q meu apelido eh narigudo mesmo, entaum a gente aproveita pra ver como soa em quenya....
VLW
FLOW

I Altanengwë.

I = "o" (nesse sentido, torna-se "aquele")
Alta = "grande"
nengwë = "nariz"

meu nome "completo" em quenya!!! hauhauhau

VLW de novo.... agora da pra usa os dois 8O :? !!!! oh como fik
Poldaner, I Altanengwë

E ai pessoal? Sou novo por aki e eu sempre quis escrever poemas em quenya..... eu estou estudando duro para conseguir fazer poemas, eu ja sei conjulgar o presente, o futuro, o preterito e o aoristo e tb tenho uma grande lista de palavras em quenya, mas sempre quando começo a escrever sempre aparece os -de,-dos, -da, -das esse grupo ai (ex: o pão DOS elfos) :(
Eu ja vi varios exemplos diferentes, mas nao sei qual usar!!!! se alguem pudesse me ajudar com isso, serei muito grato!!!! :wink:

Meu irmao :tsc: tb esta aki do meu lado, e ele joga rpg. Ele esta pedindo para mim se alguem tem umas fotos de um tal monstro chamado SLAAD :eek: . Se alguem tiver, por favor mande para o email [email protected]

obrigado por me ouvirem
thelostelf e seu irmao :disgusti:

vejamos:

nesses casos utiliza-se a desinêncio de genitivo -o (se a palavra na qual a desinencia for colocada terminar com "a" simplesmemnte substitua a letra "a" pela desinência)

se a palavra for plural então use -on
se for o caso dual utilize -to (e se a palavra duas terminar em "u" provavelmente deve terminar com -uo ao invés de -uto)

e tanto faz se o substantivo regido pela desinência vem antes ou depois, exemplo:

Parma tário ou tário parma estão corretos para O livro da rainha
no plural: Quenta Silmarillion para a história das silmarils...lembre de colocar a palavra que vai receber a desinência no plural (Silmarilli nesse caso).
Parma=livro
tári= rainha

Alguns posts atras o Tilion disse q historia em quenya é quentalë, mas no silmaril tem quenta apenas. As duas formas estão corretas ou a segunda é arcaica?
Otra coisa: eu posso conjugar o verbo na 2ª pessoa informal (mesmo sendo algo totalmente incerto)?
Ex.: "Tireccë" voce vigia, assim como a forma mais formal "Tirelyë". :o?:
O msm vale pra desinencias possessivas e pronomes isolados (bem, eu lembro q pelo menos o "ce" tem gente q usa)?

O Silmarillion é uma fonte escassa de quenya, comparado com outros livros e edições do VT.

Mas bem, quenta seria "história, conto", em um sentido mais limitado, enquanto que quentalë é "História, relato", em um sentido mais amplo e abstrato.

Quanto à conjugação com na 2ª pessoa informal, funciona exatamente do mesmo jeito que a formal.

Salve Tilion e outros sabios das linguas tolkienianas.... Nada entendo de linguística e não é algo que me interesse muito no momento pois não disponho de tempo para estudar a fundo. :tsc:

Mas gostaria de saber a pronuncia correta do meu nick, Carcharoth...
O Deriel numa palestra no rio pronunciou como Carxarof... :o?:

Se não estou enganado o C tem som de K...
gostaria q me esclarecessem isso e confirmassem que o th tem soh de f, como normalmente no ingles por portugues...

Não sei se esse era o tópico adequado mas nao achei nenhum que o fosse mais que esse.

Obrigado! :mrgreen:

é exatamente o que o Dedé falou...hehe

Lê-se carharof (foneticamente carxarof)
o ch é como em ich no alemão... ou loch (do lago "loch ness")

Carcharoth é sindarin.

Em sindarin, ch tem o som como de uma oclusiva (fechado), visto no alemão "ach-Laut". Ou seja, o som é mais próximo do k, mesmo (por aproximação... seria melhor ter um arquivo de som para exemplificar... :? )

Th se pronuncia como na palavra inglesa "think".

Salve Tauraherion e Tilion!!

Muito obrigado por levar a luz do conhecimento a esta fera trevosa....

(oba, agora sei pronunciar meu nick corretamente e defender o pq dessa pronuncia... não é ótimo mamãe? mamãe?Aaaaaaa.......) :mrgreen:

Bem pessoal, eu tava vendo o dicionário Quenya-Português da Valinor qdo me deparei com algo mto eskisito: "Nénimë" é traduzido como outubro e tb fevereiro. :o?: Alguém pode me esclarecer isso???
Aproveitando o assunto, como eu digo uma data em quenya???

Foi um erro.

Nénimë é "fevereiro", e Narquelië é "outubro".

Quanto as datas, quais exatamente vc tem em mente?

hmmm talvez isso se deva ao fato desse dicionário ter sido feito há um bom tempo....não sei... mas o fato é que Nénimë é fevereiro mesmo e outubro é Narquelië

sobre como se diz uma data... acredito que seja como em português mesmo... dia, mês e ano...

Se deve ao fato de que a pessoa que digitou não prestou atenção. 8-)

Quanto às datas, há uma liberdade para dizê-las. Aqui, podemos usar nosso método mesmo: dia/mês/ano.

caramba tilion... a gente tem que parar com esse negócio de responder ao mesmo tempo...hehehe agora tá empatado em 1 a 1...
aliás...quem foi que fez esse dicionário do fórum hein? foi o Dedé mesmo?

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back