Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Eu já cansei de explicar que cinema e literatura são duas áreas completamente distintas, porque é que a adaptação feita pelas roteiristas foi muito bem feita, e porque 75% das mudanças que fizeram foram não só válidas como necessárias.
Sinceramente, já passei da fase de me aborrecer com a "humanização" de personagens da Terra-média. Vc pode até dizer que o livro é de fantasia, mas ao mesmo tempo não pode negar que nenhum outro escritor criou um mundo tão vasto, crível, palpável e real como Tolkien. Mesmo os personagens, se vc parar pra pensar, têm medos, angústias, alegrias, fraquezas diversas, como todo ser humano da vida real.Me disseram, no outro tpc - onde contestei os conflitos inexistentes, como essa do Faramir ser tentado pelo anel e levar Frodo & Cia até Osgiliath - que isso foi uma forma de humanizar mais os personagens, pois ninguém é perfeito.
Mas trata-se de um livro de fantasia, oras bolas... E a virtude de personagens como Faramir, Aragorn, Legolas, Théoden e Éomer (entre outros), é justamente a sua "perfeição".
A mudança que menos gostei na adaptação foi justamente essa do Faramir levar Frodo e Sam a Osgiliath. Mesmo assim, a versão estendida corrige totalmente a impressão que tinhamos na versão de cinema a respeito do caráter inicialmente duvidoso de Faramir. Na versão estendida temos um flashback dramático e justifica e muito as atitudes desesperadas tomadas por ele, e que, no fim, só reforçam suas qualidades de grande capitão.Elriowiel Aranel disse:Além do que, esse desvio de rota custaria muito a Sam e Frodo, que teriam de atravessar o rio novamente e enfim... refazer quase todo o percurso.
Jamais eles chegariam em Mordor a tempo.
Mas apesar disso, eu amo os filmes...![]()
Eu já cansei de explicar que cinema e literatura são duas áreas completamente distintas, porque é que a adaptação feita pelas roteiristas foi muito bem feita, e porque 75% das mudanças que fizeram foram não só válidas como necessárias.
A mudança na personalidade de Faramir não foi excepção. O fato é que no livro ele é uma personagem bem linear e, num contexto cinematográfico, desinteressante. Praticamente não há conflito durante a sua aparição nas Duas Torres - ele e Frodo trocam impressões, contam umas histórias, ele é nobre e perseverante, o Anel não o afeta, pronto, personagem introduzida, adiante para Mordor. Abordar as coisas desta forma na adaptação era a morte do filme - a meias com os Ents e as aparições vagarosas, cortava completamente o andamento.
As opções do PJ e das suas colegas roteiristas permitem não abrandar tanto o ritmo do filme, adicionar intensidade dramática e um climax ao percurso de Frodo (que se outra forma decorreria sem percalços, já que Shelob ficaria para o terceiro filme fosse como fosse), aumentar o conflito em torno de Gollum, e tornar a personagem de Faramir mais digerível para a audiência.
Na verdade eu não fiquei inteiramente satisfeito com Osgiliath no filme e essas coisas, admito. Mas ainda não vi ninguém propondo algo melhor. Talvez agora pensem que passar O Senhor dos Anéis para o cinema é pêra doce, mas não é à toa que durante décadas foi considerado impossível. O PJ fez um excelente trabalho.
Amen.
Eu concordei com muitas coisas que o PJ mudou e considero SdA uma das melhores, senão a melhor, adaptação da literatura para o cinema. Mas de todas as modificações a que realmente me incomoda, que eu acho um erro, que me fez dar um grito de "quê? que merda é essa?", no meio do filme na primeira vez que eu vi, e tomar uma tremenda cotovela da minha irmã que nunca tinha lido SdA, foi justamente quando o Faramir diz "O anel vai para Gondor."
(...)
Essa mudança na postura do Faramir matou o personagem. Quem não leu ficou com a impressão que era fraco e indeciso, uma copia pálida e desnecessária do Boromir. Ainda mais que o ator fica o tempo todo com cara de que vai chorar o que está com cólica intestinal.
Dimimui demais a grandeza dele. Podia mostar ele tentado sem ceder a tentação (mas sem ficar azul com a Galadriel, rsrsrsrsrs). O que eu acho que não podia era: "O anel vai para Gondor."
(...)
Eu acho que para tudo isso havia outars soluções, mesmo que não seguissem literalmente o livro. Mas foram escolhas que eu consigo ver uma justificativa mesmo que não concorde. Maaaaassss "O anel vai para Gondor."
me irrita.[/B]
Tem outras coisas que me desagradam no filme? Tem, claro. Éomer virou coadjuvante (lindo e maravilho, mas coadjuvante), Arwen com o destino ligado ao da Terra Média e o chat telepático da Galadriel e do Elrond são.
Fernanda, tem um amigo meu que tem uma expressão muito legal para situações como esta.
Quando alguém tem uma idéia muito "pisei na merda", sabe? Aquela idéia que definitivamente NÃO vai funcionar, sabe? Meu amigo diz que é como se a pessoa que tivesse a idéia dissesse assim:
"Ow, ow, sabe o que seria legal?" e aí a frase continua com a idéia "genial" do cidadão como: "Se nós fizéssemos um Faramir sem a força de vontade e o caráter que tem no livro, cedendo a tentação do Anel, uma cópia pálida e desnecessária do irmão Boromir podendo dizer até algo como 'O anel vai para Gondor' ", rs.
Lembrei também de uma comunidade no orkut que tinha a foto de uma pessoa segurando um alvo em cima da cabeça, o nome da comunidade era: "Na hora parecia uma boa idéia", rs.
E, eu acho, que não precisavam ter 'humanizado' certos personagens, porque há personagens que demonstram a fraqueza humana explícitamente.
Os que são "perfeitos", obviamente não o são, só aparentam... tem suas fraquezas também... mas a beleza está justamente no fato deles conseguirem não ceder às tentações, serem firmes em seus objetivos.
São personagens que servem pra inspirar os leitores (e expectadores) e mostrar que é possível ser firme até o fim!
Hum... então...
Eu costumava me emputecer diante das mudanças de PJ na adaptação pro cinema, mas... parei com isso.
Porque uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa...
Mas é verdade isso mesmo: nos livros os detalhes são grandes... o decorrer das coisas depende do tempo que dedicamos á leitura e existe toda uma trama psicólogica de cada um que se depara perante Frodo e o Anel: momentos de repulsa, de desejo, enfim... Tudo para que possamos absorver o caráter de cada personagem. É maravilhoso!
E Faramir é um cara nobre e ponderado... Um dos meus personagens preferidos.
Mas no filme, em apenas 3 hrs, PJ tinha que ser mestre em demonstrar ao público, em alguns minutos,que Faramir é nobre sim, porém têm dúvidas, e pode mostrar ao pai que ele pode ser tão ou melhor que seu irmão Boromir.
Não é fácil uma adaptação cinematográfica dessa magnitude.
Portanto, parei de ser chata com estas coisas e levei a adaptação de PJ como a melhor coisa que poderia existir.
Gente eu não achei Faramir malvado e não fiquei brabo com nada em relação a ele, só achei ele meio cagão , mas enfim, achei legal até ele ser daquele jeito no filme.Bah mas pelo visto sou voto vencido.Eu tento não relacionar filmes com livros.