Pearl
Usuário
Green Arrow disse:Seu feito mais reprovável foi não ter esperado Fingolfin, sua única tolice.
Bom, na minha andança pela net... oh o que eu achei sobre isso.
Fingolfin had prefixed the name Finwë to Ñolofinwë before the Exiles reached Middle-earth. This was in pursuance of his claim to be the chieftain of all the Ñoldor after the death of Finwë, and so enraged Fëanor that it was no doubt one of the reasons for his treachery in abandoning Fingolfin and stealing away with all the ships.
Shibboleth of Fëanor
Essa é razão como já foi dito. Apesar da contradição que esse trecho pode levar.
Eru disse:A matança dos Teleri é justificável?
Tem razão, não é.
Eru disse:Forçar aquela marcha toda e condenar os eldar por uma Era a amargura é justificável? Forçar os filhos a fazer aquele juramento na sua morte para que a maldição se abatesse sobre todos eles é justificável?
Em ambos os casos Feanor não forçou, e a maldição caiu p/ aqueles que continuaram na marcha mesmo depois do seu anúncio.Tanto não forçou, que não foram todos os elfos a seguirem Feanor, inclusive a esposa dele. Acontece que as mentiras de Melkor não foram apenas para Fëanor, mas foram semeadas entre os Noldor. Por isso a rebelião deu tão certo. E a culpa de todos esses atos são dos Noldor e não apenas de Feanor.
Elrond disse:Fëanor foi rei somente por alguns dias, por consequência da tecnicalidade e de sua extrema estupidez e inabilidade tática, já que ir direto para Angband foi uma das decisões mais verdadeiramente idiotas que ele tomou na vida. Ele era no máximo líder do seu bando de renegados e aceito somente por eles.
Fëanor tem responsabilidade e culpa sim. Mas não podemos julgar a pessoa Fëanor pelo o que aconteceu após a morte do pai dele. Ele estava louco, fora de si, obsecado. E fez de tudo para alimentar essa obsessão por vingança. Iria p/ TM mesmo que fosse sozinho, já não se importava com nada.