• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

• Criador do tópico Criador do tópico bechara
  • Data de Criação Data de Criação
Green Arrow disse:
Seu feito mais reprovável foi não ter esperado Fingolfin, sua única tolice.

Bom, na minha andança pela net... oh o que eu achei sobre isso.

Fingolfin had prefixed the name Finwë to Ñolofinwë before the Exiles reached Middle-earth. This was in pursuance of his claim to be the chieftain of all the Ñoldor after the death of Finwë, and so enraged Fëanor that it was no doubt one of the reasons for his treachery in abandoning Fingolfin and stealing away with all the ships.

Shibboleth of Fëanor

Essa é razão como já foi dito. Apesar da contradição que esse trecho pode levar.

Eru disse:
A matança dos Teleri é justificável?

Tem razão, não é.

Eru disse:
Forçar aquela marcha toda e condenar os eldar por uma Era a amargura é justificável? Forçar os filhos a fazer aquele juramento na sua morte para que a maldição se abatesse sobre todos eles é justificável?

Em ambos os casos Feanor não forçou, e a maldição caiu p/ aqueles que continuaram na marcha mesmo depois do seu anúncio.Tanto não forçou, que não foram todos os elfos a seguirem Feanor, inclusive a esposa dele. Acontece que as mentiras de Melkor não foram apenas para Fëanor, mas foram semeadas entre os Noldor. Por isso a rebelião deu tão certo. E a culpa de todos esses atos são dos Noldor e não apenas de Feanor.

Elrond disse:
Fëanor foi rei somente por alguns dias, por consequência da tecnicalidade e de sua extrema estupidez e inabilidade tática, já que ir direto para Angband foi uma das decisões mais verdadeiramente idiotas que ele tomou na vida. Ele era no máximo líder do seu bando de renegados e aceito somente por eles.

Fëanor tem responsabilidade e culpa sim. Mas não podemos julgar a pessoa Fëanor pelo o que aconteceu após a morte do pai dele. Ele estava louco, fora de si, obsecado. E fez de tudo para alimentar essa obsessão por vingança. Iria p/ TM mesmo que fosse sozinho, já não se importava com nada.

*Pearl* disse:
Fëanor tem responsabilidade e culpa sim. Mas não podemos julgar a pessoa Fëanor pelo o que aconteceu após a morte do pai dele. Ele estava louco, fora de si, obsecado. E fez de tudo para alimentar essa obsessão por vingança. Iria p/ TM mesmo que fosse sozinho, já não se importava com nada.

Quer dizer que a morte do pai explica os atos de Fëanor? Se aqui na Terra (Planeta) cada pessoa saísse por aí fazendo justiça com as próprias mãos pela morte de seus parentes seria o fim da civilização...

Eu não vi Fingolfin e Finarfin ficarem loucos, obcecados e fora de si. Eles eram filhos de Finwë. Eles eram Noldor (logo orgulhosos e arrogantes em comparação com os Teleri e os Vanyar). Eles foram contaminados com o mal de Melkor (embora em menor grau que Fëanor). E mesmo apesar disso tudo não se deixaram levar pela loucura e pela maldade.

Se Melkor mirou Fëanor como seu alvo principal é porque ele reconheceu algo no elfo que era único. Um potencial para a loucura e maldade. Mas não podemos julgar Fëanor pelo o que ele é ou como ele nasceu. Nós SÓ podemos julgar Fëanor pelos seus atos.

Não amavam como Fëanor, verdade já que até para amar o pai o cara era um exagerado, mas ainda assim amavam muito pois era o pai deles. Apesar de não terem o mesmo amor em retribuição, eu imagino que o amavam muito.

Era exagerado porque ele tinha o pai: nunca chegou a conhecer a mãe. Logo, ele amava o pai duplamente, uma vez que Finwë fazia as vezes de pai e mãe ao mesmo tempo pra ele.

Não me admira que o amasse tanto assim nessas circunstâncias.

Elrond disse:
Quer dizer que a morte do pai explica os atos de Fëanor?
Pode não justificar, mas que explica .... explica. :obiggraz: :wink:

Acontece que não podemos comparar as reações de pessoas diferentes. Ninguem nega o amor de Fingolfin e Finarfin, mas isso não quer dizer que os três deveriam ter a mesma reação ou o mesmo amor ou a mesma forma de amar.

Você fala em potencial p/ loucura e maldade. Fingolfin também terminou sua vida louco e obcecado. E os atos de Fëanor eram reconhecidos, tanto que ele era tido como o maior dos Filhos, e o desencaminhamento dele como uma das piores atitudes de Melkor.

Olha naum acredito q Feanor tivesse maior potencial para a loucura e maldade, Feanor tinha uma chama q inflamava dentro dele... essa chama podia ser amor, orgulho, sabedoria, habilidade... eu vejo Feanor como um kra q sente tudo ao extremo... quando Melkor viu issu nele, viu q se inflamasse nele o ódio, o rancor ele iria ateh o fim e sentiria com tanta intensidade quanto sentia tudo o resto... eh assim q vejo Feanor, como um kra ao extremo...

*Pearl* disse:
Pode não justificar, mas que explica .... explica. :obiggraz: :wink:

Pode explicar pra você, mas não pra mim. Afinal Fëanor sabia que tanto seu pai quanto sua mãe renasceriam. Então a dor da perda foi pura e simplesmente fraqueza do espírito de fogo.

Fingolfin também terminou sua vida louco e obcecado.

A diferença é que a única vítima da loucura final de Fingolfin foi Fingolfin. Ele cavalgou em direção ao seu próprio destino.

Acontece que não podemos comparar as reações de pessoas diferentes. Ninguem nega o amor de Fingolfin e Finarfin, mas isso não quer dizer que os três deveriam ter a mesma reação ou o mesmo amor ou a mesma forma de amar.

De fato, temos pessoas fracas e temos pessoas fortes. O maior de todos os Noldor era no fundo um serzinho fraco e medíocre. :-P

Tilion disse:
Era exagerado porque ele só tinha o pai: nunca chegou a conhecer a mãe. Logo, ele amava o pai duplamente, uma vez que Finwë fazia as vezes de pai e mãe ao mesmo tempo pra ele. Não me admira que o amasse tanto assim nessas circunstâncias.

Quer dizer que o problema de Fëanor era pura e simples carência afetiva? Tipo, o cara era um macho feito de milhares de anos de idade, que sabia sobre a vida, a morte e a ressurreição, com uma penca de filhos, irmãos, sobrinhos e sobrinhas, netos e parentes de todos os níveis, mas só bastou o pai dele morrer que ele perdeu todo o senso da realidade? Que tipo de elfo poderoso é esse???? Não, a morte do pai não pode ser usada como explicação para a loucura E maldade que seguiram.

Fëanor amava tanto o pai a ponto de odiar os próprios irmãos. Não era flor-que-se-cheire.

Só uma coisinha aqui: Míriel não ia renascer mais. A partir do momento em que ela se recusou a reencarnar e Finwë se casou com Indis, tendo recebido permissão dos Valar, ela não podia mais voltar. Finwë não podia ter duas mulheres vivas.

Elrond: Poxa eu axu q aí vc estah exagerando quando diz q a morte do pai naum justificava... realmente ele exageroh, mas eu como eu disse no último post Feanor para mim era um kra exagarado... e mesmo um bilhão d irmauns, sobrinhos e etc etc naum iriam fazer o papel do pai dele... axu q o q mais deixoh com raiva naum foi necessariamente a morte do pai, mas sim o fato dele ter sido assassinado por Melkor... imagine, tds os krinha tavam put* da kra com Melkor por este ter destruído as árvores, depois o kra rouba as preciosas pedras d Feanor e mata seu pai a sangue frio...
Agora pensando um poko sobre o assunto da morte do pai... Tolkien provavlemente pos essa parte pq ele perdeu o pai mto cedo (1896, aos 4 anos d idade de Tolkien) e sabia da falta q fazia um pai na vida d um filho... por isso mostrou toda a indignação d Feanor ao saber q seu pai foi assassinado... naum foi morte comum.. issu eh de indignar qq um.... eh o q axu... se falei alguma bestera me avisem...

É mto fácil colocar a culpa de tudo no Feanor, os noldor foram pra Tm pq quiseram, se els naum quisessem eles dariam a meia volta com Finarfin e voltariam, Feanor naum os obrigou a ir mas eles foram, pra mim Feanor foi mais um bode expiatório do q qualquer outra coisa.

Mas o povo d Feanor por ter algum parentesco ou alguma ligação com Feanor se sentiram na obrigação de segui-lo... issu eh q foi a cagad* pq se naum axu q mtos teriam voltado...

As análises psicológicas de um réu nunca o inocentaram ou o eximiram de culpa.

Eu não me lembro de estar escrito sobre o maior amor de Fëanor por seu pai, mas até acredito nisso. Não apenas porque ele não teve mãe, mas porque Fëanor era um elfo muito peculiar, tanto em habilidades quanto em sentimentos.
Ele era o mais hábil, e o de maior lábia e oratória. Fez as maiores jóias de Arda e conduziu seu povo (ou parte dele...) à uma Guerra desesperada, mesmo diante dos avisos dos valar, que certamente interviriam e derrotariam Morgoth.
Justificar os atos de Fëanor pelo amor é diminuir muito o próprio elfo.

Fëanor estava cego diante de mentiras, mas teve muita culpa. Se Morgoth escolheu a ele para trazer à tona seu plano, é porque sabia de suas fraquezas. Mesmo aparentemente "falhando" quando Fëanor se recusou a dar ouvidos pessoalmente a ele, Melkor foi astuto para disseminar por todo o povo noldorin as sementes da mentira que em alguém com liderança por direito e por natureza iria aflorar.

Quando eu falo que muitas vezes alguns de nós caímos na lábia de Melkor e Sauron, eu estou falando sério. A atitude mais correta de Fëanor seria dar as suas silmarilli para Varda, para que ela devolvesse a Luz às Árvores e Arda vivess eem paz. Os elfos permaneceriam em Valinor em bem-aventurança, os homens não sofreriam uma guerra que não provocaram, e nem os anões.
Morgoth seria derrotado pelos Valar, de alguma forma.

Riff disse:
É mto fácil colocar a culpa de tudo no Feanor, os noldor foram pra Tm pq quiseram, se els naum quisessem eles dariam a meia volta com Finarfin e voltariam, Feanor naum os obrigou a ir mas eles foram, pra mim Feanor foi mais um bode expiatório do q qualquer outra coisa.

Não foi bem assim que aconteceu... Quem convenceu o próprio povo a ir para uma guerra desesperada foi Fëanor, a idéia foi disseminada por ele entre seu povo. Fëanor nasceu com o dom da oratória e do convencimento, e levou seu povo para lutar por algo que era dele e de interesse dele (que ele fazia questão de esconder do próprio povo, inclusive).
Melkor mentiu e enganou, mas apenas atiçou a ambição e inveja desenfreadas e contidas em Fëanor.

Swanhild disse:
Só uma coisinha aqui: Míriel não ia renascer mais. A partir do momento em que ela se recusou a reencarnar e Finwë se casou com Indis, tendo recebido permissão dos Valar, ela não podia mais voltar. Finwë não podia ter duas mulheres vivas.

É verdade, bem lembrado... mas de um jeito ou de outro Fëanor voltaria a encontrá-la. Mas Míriel realmente não é o problema aqui. O problema é Finwë, e esse com certeza voltou ao mundo.

Tik disse:
Poxa eu axu q aí vc estah exagerando quando diz q a morte do pai naum justificava...

A única justificativa para os atos de Fëanor para mim é somente a vontade de Iluvatar. Agora do ponto de vista dos Filhos de Iluvatar tudo aquilo foi em vão. Eu etendo a origem da loucura e a origem da maldade, mas não justifico nem uma nem outra.

Riff disse:
É mto fácil colocar a culpa de tudo no Feanor...

E quem tá colocando a culpa de tudo em Fëanor??? A culpa dele é digamos 48%. 50% é culpa de Melkor e 2% culpa dos Noldor, dos Teleri, dos Vanyar, dos Valar, de Ungoliant e dos energéticos. :-P

Pra mim Melkor é que tá mais pra bode-expiatório do que Fëanor, afinal o elfo coloca toda a culpa no cara. :grinlove: :grinlove: E realmente se acha um herói.... humpf!

Maglor disse:
As análises psicológicas de um réu nunca o inocentaram ou o eximiram de culpa.

Eu não me lembro de estar escrito sobre o maior amor de Fëanor por seu pai, mas até acredito nisso. Não apenas porque ele não teve mãe, mas porque Fëanor era um elfo muito peculiar, tanto em habilidades quanto em sentimentos.

"Pois seu pai lhe era mais caro do que a Luz de Valinor ou do que as incomparáveis obras de suas mãos."
(silma pág. 89)

Maglor disse:
Quando eu falo que muitas vezes alguns de nós caímos na lábia de Melkor e Sauron, eu estou falando sério. A atitude mais correta de Fëanor seria dar as suas silmarilli para Varda, para que ela devolvesse a Luz às Árvores e Arda vivess eem paz. Os elfos permaneceriam em Valinor em bem-aventurança, os homens não sofreriam uma guerra que não provocaram, e nem os anões.
Morgoth seria derrotado pelos Valar, de alguma forma.

Realmente seria uma boa atitude de Feanor entrgar as silmarils... mas d poko adiantaria ua decisão, pois quando a tomou, Melkor jah havia roubado as pedras (sem ele saber)
"As Silmarils haviam desaparecido, e parecia não fazer diferença se Feanor tivesse dito sim ou não a Yavanna. Contudo, tivesse ele dito sim de início, antes que chegassem as notícias de Formenos, talvez seus atos posteriores tivessem sido diferentes do que foram."
silma pág 89

Leia no Silmarillion, logo no início do Quenta Silmarillion ele começa a aparecer, ele foi quem fez as pedras mais belas de toda a história d Arda, as Silmarils, cobiçada ateh pelos Valar... :wink: Mas o kra cometeu mtas atrocidades horríveis... eh difícil resumir o personagem mais complexo d Tolkien soh lendo mesmo :roll:

Fëanor foi rei somente por alguns dias, por consequência da tecnicalidade e de sua extrema estupidez e inabilidade tática, já que ir direto para Angband foi uma das decisões mais verdadeiramente idiotas que ele tomou na vida. Ele era no máximo líder do seu bando de renegados e aceito somente por eles.

P.S.: e o desencaminhamento de Feanor foi uma das mais perversas obras de Melkor, mas não A MAIS PERVERSA. Essa ainda cabe à criação da raça dos orcs ou à desfiguração de Arda.

Rapaz, você tem me poupado um precioso tempo dando explicações... :mrgreen:

Opiniático élfico disse:
Olha, pra falar a verdade, eu não sei quem é o porr* do Fëanor...
Salve, bem-vindo ao fórum!
O Fëanor é um elfo de uma época muito antiga mesmo para a época em que o SdA se passou. Nos apêndices do SdA há alguma coisa sobre ele e a Primeira Era, mas eu recomendo a leitura de O Silmarillion para saber mais sobre ele e acontecimentos anteriores ao SdA. O livro começa com a criação do Mundo! 8O :D

Tik, eu me referia ao maior amor de Fëanor por seu pai em relação aos irmãos, e não em relação às gemas. Mas eu acredito que ele realmente amasse mais Finwë do que os irmãos. Não porque eles fossem filhos ingratos, mas porque Fëanor sempre me pareceu exagerado, com sentimentos que afloravam tanto a ponto de ele ser controlado pelo seu espírito de fogo. Quando um sentimento que deve ser puro e belo como o amor leva ao desastre e ruína do próprio povo, movido por interesses que interessam apenas a uma pessoa, algo há de errado. Não é justo condenar os noldor que eram fiéis a ele a esse tormento.

E entregar as Silmarilli seria uma atitude nobilíssima, e o destino de Arda seria outro sim. Se Fëanor não estivesse com o pensamente tão obscurecido por rancor e mentiras iria poder pensar melhor nas conseqüências dos seus atos, e não apenas nos seus próprios interesses.
Os noldor não iriam se rebelar, e os valar iriam derrotar Melkor e recuperar as pedras de alguma forma. A Luz iria brilhar eterna em Valinor e os eldar permaneceriam em Aman, abençoados.

Tudo por um momento, uma decisão. Isso eu tenho que achar legal. :D

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back