• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

• Criador do tópico Criador do tópico bechara
  • Data de Criação Data de Criação
Bem, a muito tempo eu pensava assim tb. Que os Valar foram muito impassivos e apáticos à Terra-Média. E realmente o foram em muitos momentos. Mas não se pode dizer que eles não tinham suas boas razões para tal já que eles tinham um mundo inteiro para governar.

Um bem vindo de um mal não anula este mal. Prefiria um mundo sem Melkor desde o começo q um mundo cheio de heróis mortos por combatê-lo...

Concordo, e se vc der uma navegada nas primeiras páginas deste tópico verá que já usei estes mesmos argumentos para combater aqueles que diziam que se Fëanor nunca tivesse nascido não haveriam as silmarils, palantíri e muitas outras coisas belas e heróis no mundo. Oras, se Fëanor não tivesse nascido ainda existiria Melkor e ainda existiria maldade no mundo. Heróis nasceriam e heróis morreriam com ou sem Fëanor. Então o mundo seria muito melhor se este elfo nunca tivesse dado a sua cara arrogante por aqui. :-P

Agora um mundo sem Melkor... duvido muito que isso fosse possível já que Melkor é uma parte essencial do mundo, verdadeira manifestação da vontade de Iluvatar, e que muito contrubuiu para a criação das coisas belas que existem. Se vc parar pra pensar existem muitos traços de semelhança entre os dois.... Melkor e Fëanor.

O "desde o começo" quis dizer que era para ter aprisionado ele para sempre qdo foi aprisionado pela primeira vez - e não soltá-lo depois de umas eras! Este foi o Grande Erro.

Não é que eu odeie Fëanor, ele é legal... Mas ele foi simplismente cuzão! :mrgreen: MAs ainda assim, um dos personagens mas fodas do Silma.. :obiggraz:

Mas Tilion, eu concordo com o cara nesse ponto. Muitas pessoas quando defendem o Fëanor dizem que ele estava cegado pela loucura ou pelo mal de Melkor como se fosse um microship implantado no cérebro do elfo que fazia todas as ações dele serem alteradas ou permitia que o Ainu controlasse sua mente. Tipo, nada a ver. Fëanor era um Filho de Iluvatar logo sua mente não poderia ser controlada por nenhum ser criado no mundo.
O mal foi semeado em Fëanor por Melkor, isso realmente é fato, mas somente Fëanor, o espírito de fogo indomável, cultivou este mal e fez ele crescer ao seu redor. Ele teve toda a liberdade do mundo para expurgar este mal de dentro de si e voltar atrás.

Agora, realmente é justificável Fëanor ter se negado a entregar as silmarils (pelo menos não sem fazer um dramalhão estilo novela das seis... ), as pedras eram dele e ele tinha esse direito. Mas isso não o torna menos vilão do que ele realmente é.

Cara, fecho contigo e não abro. Feänor fez coisas com razão, mas a forma como conduziu o destino seu e do seu povo não pode ser simplesmente chegar e por a culpa no Melkor. Isso é que nem o Brizola dizer q a culpa de tudo no Brasil é do Roberto Marinho. A maldade floresceu em Feänor porque assim ele permitiu. Outros resistiram a ela, e sendo ele o maior entre os eldar, poderia ter resistido também. Faramir que nem é eldar nem nada (não o do filme) foi digno ao resistir ao poder do anel.

Se o Feänor queria suas preciosas, direito dele. Mas sair comprometendo todos os demais por causa de suas aspirações não pode ser algo creditado simplesmente a Melkor. Se for assim, tadinho do Saruman, foi cooptado por Sauron, q é o mal vivente na TM...

Feanor foi o mais poderoso dos Noldor d todos os tempos, sua decadência foi considerada pelos Valar a pior d todas as obras d Melkor... um kra q faz Manwe xorar por ter se rebelado naum podia ser qq mané...
Quanto aos Valar... o destino d Arda naum podia ser influenciado diretamente por eles... eles estavam lah para governar, mas os Filhos d Ilúvatar (mais anões e etc etc) tinham q viver suas próprias vidas, quando Feanor declarou guerra contra Melkor (e qq um q pegasse nas Silmarils e fikasse com elas) era guerra dele e naum dos Valar nem d mais ngm... mas como príncipe (rei na verdade) ele tomava as decisões de seu povo, se ele entrou em guerra todo seu povo entrou em guerra... os Valar naum podiam e nem keriam se meter na briga dos otros... Melkor estava relativamente quietinho na TM e os Valar pensavam no q fazer quando atakoh pela primera vez Beleriand e depois os Noldor... e imagine a cena, os homens recém nascidos, ainda contemplando o mundo ao redor sem tender nd direito (sabendo de sua fragilidade) d repente vê um p**o exército vindo furioso com Tulkas rindo q nem um loko viram-se pro otro lado e vêm um baita exército d orcs, balrogs, dragões e etc etc quem sobrevivesse a issu no mínimo fikaria loko, traumatizado :lol: ... os Valar naum sabiam aonde os homens iriam aparecer nem quando, imagina se fazem guerra e devastam justo a região na qual os homens estavam para nascer ou acabavam d nascer... era uma vez os filhos mais novos d ilúvatar... :eek: eh o q axu q foi por issu q os Valar naum se meteram na briga...

Diz-se no Silmarillion que talvez a pior e mais cruel das obras de Melkor tenha sido a criação dos orcs a partir de maldades engendradas contra os elfos que se perderam no início dos tempos.

Feanor foi o mais poderoso dos Noldor d todos os tempos, sua decadência foi considerada pelos Valar a pior d todas as obras d Melkor... um kra q faz Manwe xorar por ter se rebelado naum podia ser qq mané...

Bom, em momento algum a grandeza dele foi questionada, ela é consensual.

Quanto aos Valar... o destino d Arda naum podia ser influenciado diretamente por eles... eles estavam lah para governar, mas os Filhos d Ilúvatar (mais anões e etc etc) tinham q viver suas próprias vidas, quando Feanor declarou guerra contra Melkor (e qq um q pegasse nas Silmarils e fikasse com elas) era guerra dele e naum dos Valar nem d mais ngm... mas como príncipe (rei na verdade) ele tomava as decisões de seu povo, se ele entrou em guerra todo seu povo entrou em guerra... os Valar naum podiam e nem keriam se meter na briga dos otros... Melkor estava relativamente quietinho na TM e os Valar pensavam no q fazer quando atakoh pela primera vez Beleriand e depois os Noldor... e imagine a cena, os homens recém nascidos, ainda contemplando o mundo ao redor sem tender nd direito (sabendo de sua fragilidade) d repente vê um p**o exército vindo furioso com Tulkas rindo q nem um loko viram-se pro otro lado e vêm um baita exército d orcs, balrogs, dragões e etc etc

Bom, os homens só não viram o Tulkas e os valar.. ehehe e ficaram bem traumatizados... AHAHAHA
E o Melkor não estava quietinho em Beleriand. Na verdade ele estava é fazendo barulho por lá, mas não alto o suficiente para atingir Valinor. As ponderações sobre o local de nascimento dos homens procedem com certeza, os Valar tinham preocupações para além do possessivo e egoísta ímpeto de Feänor.

naum eh q agente odeie ele, mas ele eh meio metido, arrogante, e td q a maioria dos elfos naum saum,,outro q naum simpatizo mto eh com Eöl, o karinha mais chato.....sei la, falo isso por mim naum sei dos outros, mas eh minha opiniao.

O Silmarillion diz sim que o desencaminhamento de Fëanor foi uma das piores obras de Melkor, e os Valar lamentavam esse desencaminhamento tanto quanto a perda das Duas Árvores.

Fëanor fez atos ruins, fez sim. Mas ele tinha motivos para a loucura furiosa dele; alguns podem vir e dizer que ele fez muito, mesmo tendo motivos, que seja, mas tinha motivos. Eöl foi um cara besta de natureza.

Eöl foi um cara besta de natureza
putz so eh... tipo ele era mo mane....tipo o cara vivia sozinho sem capacidade de encontra uma muie dai se aproveita de uma elfa inocente que se perdeu :roll: .... tipo o maeglin herdou um pouco da manezisse do pai, mas pelo menos sabia lutar :mrgreen:

quanto ao feanor, ele era mt manero, fala serio!!!! EU particularmente JAMAIS odiei ele... pelo contrario...tipo feanor rlz :grinlove:

Bom, eu acho que a zoeira que o Melkor fez com o Fëanor foi foda, mas aí não foi culpa somente de Melkor, foi culpa também de Fëanor. Isso não há dúvidas.
Agora a criação da raça dos orcs e a destruição dos espíritos supostamente imortais daqueles elfos foi um verdadeiro estupro à beleza da criação de Eru. E Melkor foi o único responsável por essa desgraça.

Bah...

Fëanor só ficou daquele jeito por causa de Melkor e por causa da super-proteção à seus "brincos encantados"... :roll: Eu acho ele foda, mas com toda a sabedoria dele, bem que ele poderia pensar mais e não virar um cuzão com trevas na cabeça... :disgusti:

Quanto ao mencionado lah em cima d q a corrupção d Feanor naum foi a pior das obras d Melkor e etc etc eu procurei no silma e axei issu:
"E não lamentavam mais a perda das Árvores do que o desencaminhamento de Feanor:das obras de Melkor, uma das mais perversas."
E se até Manwe o mais sábio e o q mais entendia os pensamentos d Eru dos Valar foi enganado por Melkor, um "silmples" elfo mesmo sendo um senhor elfo naum teira mtas chances d escapar das mentiras de Melkor... teh mesmo pq naum foram diretas e sim vieram d seus semelhantes...

Opa malz naum me expressei direito! Semelhantes d Feanor eu quis dizer, pois as mentiras d Melkor se expalharam através dos próprios elfos malz :oops:

E sobre Manwe, tah escrito no silma q ele era o q mais entendia Eru e seus pensamentos...

" Já Manwe tem a maior estima de Ilúvatar e compreende com mais clareza seus objetivos." (pág. 16 do SIlma)
Não achei outras citações, mas li mais de uma vez isso... voh procurar para confirmar...

Esta é a citação que resume tudo. Não precisa dizer mais nada.

Reli as partes das passagens do Silma sobre Fëanor e reafirmo, que é muita cara de pau pedir as Silmarils para o Fëanor. Eu não entregaria, naquelas circunstâncias.

Eu concordo plenamente q pedri as Silmarils eh sacanagem... mas Feanor naum pensoh nisso quando chegou em Alqualonde e pediu para seus "amigos" seus barcos emprestados... pq os barcos eram como as Silmarils para Feanor... foi sacanagem do kra...

Ele era louco, e no íntimo dele ele PRECISAVA chegar a Endor, senão morreria de desgosto. Seu feito mais reprovável foi não ter esperado Fingolfin, sua única tolice.
O resto é plenamente justificável.

Ele era louco, e no íntimo dele ele PRECISAVA chegar a Endor, senão morreria de desgosto. Seu feito mais reprovável foi não ter esperado Fingolfin, sua única tolice.
O resto é plenamente justificável.

A matança dos Teleri é justificável? Forçar aquela marcha toda e condenar os eldar por uma Era a amargura é justificável? Forçar os filhos a fazer aquele juramento na sua morte para que a maldição se abatesse sobre todos eles é justificável?

Tudo bem querer o que é dele, as Silmarils, mas que fosse ele ter sozinho com Melkor, já que se achava tão foda, e não arrastasse os eldar pra vala... Se depois Melkor foi derrotado, que se agradeça aos Valar que outrora ele desdenhara.

Culpar a Melkor tão enfaticamente é tirar a culpa de Feänor. Parece aqueles assassinos hediondos que vão pra um tribunal e dizem: "a culpa não é minha, foi a sociedade que fez isso comigo"

Não concordo em tirar a culpa de Feanor. E lembre-se que Feanor era agora Rei de seu povo, não foi o mais sábio dos reis, mas como rei no momento em q ele declara um guerra, eh uma guerra de seu povo...

Fëanor foi rei somente por alguns dias, por consequência da tecnicalidade e de sua extrema estupidez e inabilidade tática, já que ir direto para Angband foi uma das decisões mais verdadeiramente idiotas que ele tomou na vida. Ele era no máximo líder do seu bando de renegados e aceito somente por eles.

P.S.: e o desencaminhamento de Feanor foi uma das mais perversas obras de Melkor, mas não A MAIS PERVERSA. Essa ainda cabe à criação da raça dos orcs ou à desfiguração de Arda.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back