• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

• Criador do tópico Criador do tópico bechara
  • Data de Criação Data de Criação
Não são todos os filhos de mães que pereceram que aceitam de bom grado uma nova mãe, e os filhos dessa nova mãe. Fëanor não gostou de Indis substituindo o papel de Míriel, e por isso desgostava de Fingolfin e Finarfin. Isso é algo que pode acontecer com qualquer um, e não indica, em hipótese alguma, falha de caráter.

Bom, você está querendo dizer que todo o desprezo dele pelos irmãos e pelos seus decendentes era mais do que normal? Que tudo o que fez e tudo em que acreditou e fez acreditar poderiam ser justificados por um ciumezinho bobo e possessivo? Bom, então ele era apenas um menino mimado e incompreendido... Eu ainda acho que não...

Não estou dizendo que grande parte disso vem do fato de Indis substituir Míriel. Além disso, as palavras de Melkor acerca da idéia de que Fingolfin queria usurpar o amor de Finwë e a realeza dos noldor de Fëanor chegaram ao Alto-elfo. Isso fomentou muito o desgosto que Fëanor tinha (principalmente por Fingolfin) e lentamente foi se tranformando em ódio.

E sim, Fëanor era mesmo mimado e incompreendido.

MUITO mimado e icompreendido, além de ter um mau conselheiro.

Feänor só ouvia o que lhe apetecia. Se o seu ciúme infundado e ataques só prejudicassem a ele, ele poderia ser acusado somente de incompreendido e mimado. Mas literalmente fuder com todos os elfos da sua casa, os teleri e meia Terra Média só pode ser fruto dos atos de um canalha.

Vejam bem, não que eu não ache o personagem foda...

As palavras de Melkor chegaram a Melkor por intermédio de outros. A única vez que ele falou com Melkor, o humilhou e bateu a porta no nariz dele. Todos os noldor têm parcela de culpa.

Os noldor cavaram sua própria sepultura... Fëanor teve pouca culpa em tudo.
E, pelo amor de Eru, ele é louco! Não julguem as atitudes de um louco como se estivesse em estado normal!

Os noldor cavaram sua própria sepultura... Fëanor teve pouca culpa em tudo.
E, pelo amor de Eru, ele é louco! Não julguem as atitudes de um louco como se estivesse em estado normal!

Alguns deles certamente. Mas afirmar que Feänor teve pouca culpa é demais. Ele foi, entre os elfos, o grande protagonista e incitador da rebelião contra os valar.

E sim, pelo meu amor, ele enlouqueceu. Mas nem sempre ele foi louco. Foi a própria vaidade, orgulho e as características já atribuidas a ele noutros posts que fizeram-no enlouquecer.

Não.
Foram o assassinato do pai somado ao roubo das Silmarils, junto com as mentiras que Melkor havia semeado aos quatro ventos em Valinor, que o fizeram enlouquecer. Fëanor nunca deu ouvidos a Melkor, mas os outros noldor sim, e o mal do Vala chegou a ele indiretamente.

No fundo, a culpa é de Melkor, quer queiram, quer não. Todo mal vem dele, e isso é fato.

Eu defendo Feanor, tipu o kra feis mta m3rd4, mas imaginem a situação do kra, como Tilion disse lah em cima o assassinato do pai, e etc etc o kra tava transtornado, daí ele fais o juramento, td mundo sabe q Feanor era mto orgulhoso, e foi seu orgulho q ferrou com tudo, pq o kra fez um juramento, faloh um monte quando tava transtornado, e depois naum quis voltar atrás, pois seria uma grande quebra d orgulho para ele... naum tah certo o q o kra feis.. seria melhor derrubah o orgulho a fazer o q o kra feis, mas ele nem teria kra pra voltar para Valinor... :|

Eu acho qui eh aliviar a barra demais pru feanor dizer qui foi por causa do orgulho dele. O kra teve varias chances de voutar atras, mas ele que quis se ferrar, independente da morte do pai e o roubo das joias. Esse kra jah era meio maluco mesmo antes desses acontecimentos.

Naum creio q ele jah fosse loko, talvez tenha fikado com as Silmarils, pq duvido q algum ser fora d sua plena capacidade de raciocínio pudesse fazer obras tão belas... e naum eh aliviar a barra, pelo contrário, dizer q tudo isso foi influenciado em boa parte pelo seu orgulho pq isso eh maior idiotice... o orgulho soh causa problemas...

Galera, é muito simplista dizer que o cara era louco. Ou mesmo insano.
Deixa disso. Louco é alguém sair na rua pelado e começar a gritar obscenidades para uma estátua. Fëanor era meticuloso e calculista. Um verdadeiro Lex Luthor. Não se pode dizer que Lex Luthor era louco porque alguém que é louco não chega a se tornar presidente dos Estados Unidos. Agora, o Coringa é louco, entretanto isso não o torna menos mal e cruel do que ele é. E o Coringa perdeu a família do mesmo jeito que o Fëanor (do mesmo jeito não, de maneira pior) e virou esse monstro que ele é hoje. Por isso devemos perdoar todos os seus crimes????
Fod-a-se que ele entrou em contato com Melkor e somente depois disso ele ficou "louco", isso somente mostra a falta de força de vontade e fraqueza de espírito que ele tinha. Isso mesmo, porque a gente até perdoa um elfo-cinzento ou um elfo-silvestre se deixar comrromper pelas palavras do bicho, mas não o príncipe de todos os Noldor. Ele devia saber melhor.

O Fratricídio foi loucura?? Sim, pra nós foi. Entretanto foi meticulosamente calculado e premeditado o que eu imagino que em qualquer tribunal do mundo a alegação de insanidade temporária caia assim por terra. Se eles tivessem chacinado seus irmãos no impulso do momento quando os Teleri negaram a Fëanor os barcos aí sim seria um ato de loucura. Mas Fëanor teve muito tempo para planejar como iria invadir a cidade dos Teleri e roubar seus barcos. Ele teve mais do que tempo suficiente para recobrar seus sensos, depois das palavras sensatas de Olwë, mas mesmo assim voltou e matou todos eles.

E como disseram aí colocar a culpa no orgulho do elfo é mesmo aliviar a barra demais do cara, oras TODOS os elfos eram orgulhosos. TODOS. Isso não era somente um deifeito de Fëanor. Está mais do que claro que o fator determinante que levou Fëanor à sua ruína foi a maldade de Melkor. Entretanto não se enganem em achar que essa maldade se manifestava através de Melkor, não, ela se manifestava EM Fëanor e através de seus próprios atos. Fëanor se tornou mal sim, contaminado por Melkor que seja, e seus atos foram tanto atos de loucura inpensada quanto atos de maldade fria e crua. Não é só porque Melkor é a origem do mal que isso isenta os Filhos de Iluvatar pois afinal até os elfos podem escolher o seu caminho. Fëanor escolheu o dele, mesmo tendo plena consciência de que tudo isso acarretaria na ruína de sua alma, das dos seus filhos e seguidores. E mesmo assim ele não pensou três vezes.

Tenhu q discordar em alguns pontos Elrond... quando vc menciona da insanidade, tribunais e etc, há mtos casos d pessoas extremamente inteligentes, calculistas, mas q simplesmente sofriam d distúrbios, naum toh falando d chegar ao extremo d sair pelado na rua, mas há mtas variações d lokura... o Dr. Farah por exemplo foi considerado insano e era inteligente e calculista e todos os elfos podiam ser orgulhosos, mas Feanor se destacava por ser mais orgulhoso do q o normal... eh oq axu

Eu não quis dizer que loucos não podem ser inteligentes, meticulosos ou calculista. O Coringa é tudo isso e mais. Entretanto não é menos maléfico que isso.

Fëanor não era mais ou menos orgulhoso que Finwë, Thingol, Eöl ou Celegorn e Caranthir. Todos farinha do mesmo saco.

Eu estou somente questionando a idéia de que os atos de Fëanor podem ser explicados porque ele estava cegado pela loucura. Não podem porque isto não é verdade. Fëanor, um alto-elfo da luz, não estava cegado por nada.
Agora que isso ocorre no mundo inteiro com certeza, tem gente louca pra tudo, e nem todos podem ter um deus ao seu lado pra iluminá-lo. :-P

Elrond Meio-Elfo disse:
Fëanor era meticuloso e calculista. Um verdadeiro Lex Luthor.

Elrond Meio-Elfo disse:
o Coringa é louco, entretanto isso não o torna menos mal e cruel do que ele é. E o Coringa perdeu a família do mesmo jeito que o Fëanor (do mesmo jeito não, de maneira pior) e virou esse monstro que ele é hoje. Por isso devemos perdoar todos os seus crimes????

Não, claro que não, e eu mesma já postei isso aqui. Eu lamento sim por Fëanor, e acho que o que aconteceu com ele deve ser compreendido. Isso não quer dizer que a responsabilidade deveria ser retirada dele, e que ele devia ficar livre por aí só por conta de ser um louco incompreendido. Ele tinha de ser responsabilizado pelo que ele fez com os filhos, com os Teleri de Alqualondë, etc. O que eu não concordo é que se tenha raiva dele, ou que se ache bonito que no final ele tenha morrido daquele jeito, aquela atitude tipo "bem-feito".

Também não acho que nos livros aparece essa idéia de que ele premeditou as bobagens que ele fez. Nem mesmo na queima dos navios. Pô, ele deve ter muito mais se visto já do outro lado do mar e ter ficado puto da vida pensando no tempo que ele ia perder esperando o molenga (opinião do Fëanor, não minha, certo??) do Fingolfin chegar.

Edit: Elrond, terminei de ler aquele seu post. Não é verdade que o assalto a Alqualondë foi premeditado; fui reler a passagem para ter certeza. Quando Fëanor voltou da conversa com Olwë, ele esperou o povo dele se juntar e voltou para os portos com o povo, e começou a colocar os marinheiros dele nos navios. Até aí o Silma não menciona um ataque armado. Os Teleri resistiram e começaram a atirar os Fëanorianos no mar, e aí é que os Noldor puxaram as espadas. Não acho provável que os Teleri fossem deixar os Fëanorianos levar os navios sem resistir, nem acho que eles deveriam ter feito isso; mas é claro do texto que se eles não tivessem resistido, não teria havido uma chacina no porto. A luta foi desleal porque as armas e os números dos Noldor (Fëanorianos mais o povo do Fingolfin, e espadas contra arco e flecha numa batalha corpo-a-corpo) eram muito superiores, mas a matança não foi premeditada e não é provável que tivesse acontecido se não tivesse havido resistência da parte dos Teleri. Além disso, Fëanor não ia premeditar um ataque em que ele era minoria. Ele estava *perdendo* a batalha quando a turma do Filgolfin chegou.

Feanor foi desafiado pelos teleri e a culpa é dele...
O fraticídio foi sim obra de loucura. Vc citou o Coringa. Ele premedita as coisas q faz? Sim! Ele sabe as consequencias? Sim! Mas ele tinha um Vala laza***** detonando com a sanidade dele? Não!
Ele estava mais q certo qdo atacou os Valar, pois é o que eles merecem por não ter atitude! O único que tinha um pouco dela era o Ulmo. Até o Mandos é um c****
Eu acho q o próprio Ar-Pharazôn não estava errado em atacar Valinor.

Naum eh para tanto Green Arrow, antes de tudo os Valar eram extremamente sábios e sabiam o q faziam, eles tinham q manter o respeito perante os eldar... tinham q cumprir promessas e seguir as leis... quando eles tomavam tais atitudes, eles mesmo se sentiam malz... naum axu q eles fossem assim tão malz como vc diz...

Por causa d atitudes impensadas q prejudicaram toda a sua raça, pq matou seus iguais sem nenhum bom motivo, pois se revoltou e acabou ferrando com td mundo por sua revolta... mas ele na verdade era um coitado...

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back