Galera, é muito simplista dizer que o cara era louco. Ou mesmo insano.
Deixa disso. Louco é alguém sair na rua pelado e começar a gritar obscenidades para uma estátua. Fëanor era meticuloso e calculista. Um verdadeiro Lex Luthor. Não se pode dizer que Lex Luthor era louco porque alguém que é louco não chega a se tornar presidente dos Estados Unidos. Agora, o Coringa é louco, entretanto isso não o torna menos mal e cruel do que ele é. E o Coringa perdeu a família do mesmo jeito que o Fëanor (do mesmo jeito não, de maneira pior) e virou esse monstro que ele é hoje. Por isso devemos perdoar todos os seus crimes????
Fod-a-se que ele entrou em contato com Melkor e somente depois disso ele ficou "louco", isso somente mostra a falta de força de vontade e fraqueza de espírito que ele tinha. Isso mesmo, porque a gente até perdoa um elfo-cinzento ou um elfo-silvestre se deixar comrromper pelas palavras do bicho, mas não o príncipe de todos os Noldor. Ele devia saber melhor.
O Fratricídio foi loucura?? Sim, pra nós foi. Entretanto foi meticulosamente calculado e premeditado o que eu imagino que em qualquer tribunal do mundo a alegação de insanidade temporária caia assim por terra. Se eles tivessem chacinado seus irmãos no impulso do momento quando os Teleri negaram a Fëanor os barcos aí sim seria um ato de loucura. Mas Fëanor teve muito tempo para planejar como iria invadir a cidade dos Teleri e roubar seus barcos. Ele teve mais do que tempo suficiente para recobrar seus sensos, depois das palavras sensatas de Olwë, mas mesmo assim voltou e matou todos eles.
E como disseram aí colocar a culpa no orgulho do elfo é mesmo aliviar a barra demais do cara, oras TODOS os elfos eram orgulhosos. TODOS. Isso não era somente um deifeito de Fëanor. Está mais do que claro que o fator determinante que levou Fëanor à sua ruína foi a maldade de Melkor. Entretanto não se enganem em achar que essa maldade se manifestava através de Melkor, não, ela se manifestava EM Fëanor e através de seus próprios atos. Fëanor se tornou mal sim, contaminado por Melkor que seja, e seus atos foram tanto atos de loucura inpensada quanto atos de maldade fria e crua. Não é só porque Melkor é a origem do mal que isso isenta os Filhos de Iluvatar pois afinal até os elfos podem escolher o seu caminho. Fëanor escolheu o dele, mesmo tendo plena consciência de que tudo isso acarretaria na ruína de sua alma, das dos seus filhos e seguidores. E mesmo assim ele não pensou três vezes.