• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

• Criador do tópico Criador do tópico bechara
  • Data de Criação Data de Criação
Sempre tentei imaginar como seria o Final dos Tempos ( eu até pensei em Narrar um aventura de RPG Senhor dos Áneis sobre isso ), mas sempre acreditei que Fëanor nunca se arrependeria de seus atos, mesmo no Final dos Tempos.

Mas, se Mandos o deixou num Salão Especial em seu castelo, com certeza, Fëanor, teria mais ainda o que fazer e pensar. Um ser realmenete especial.

deixa eu contar uma coisa para vocês: a minha esposa, que também é da mesma leitura que nós, TAMBÉM ODEIA FËANOR.

Eu comentei com ela a respeito dessa discussão aqui, e ela apoiou a idéia de ódio a Fëanor.

O carinha difícil de se gostar, né não?!? :lol:

Mas ele vai ficar em Mandos até o fim dos tempos pelos seus atos; não pelo não-arrependimento; ele pode levar todas as Eras de Arda, mas eu estou certo de que se arrependerá.

Um ponto que o Tilion lembrou, certa vez, é que quando as Silmarils foram pedidas a ele, Fëanor de fato ponderou a idéia; foi um dos lapsos finais da racionalidade dele. Vale lembrar que isso foi logo antes de receber a notícia do assassinato de Finwë, o que, para mim, foi o estopim da loucura cruel dele. Eu não tenho dúvida alguma que Fëanor perdeu todas as faculdades mentais; a maneira como ele agia e falava, rindo enquanto lutava contra os lacaios de Melkor, é prova disso.

Eu odeio os atos do Fëanor, mas não o Fëanor.

Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
Eu odeio os atos do Fëanor, mas não o Fëanor.

Em poucas palavras você conseguiu sintetizar tudo o que eu escrevi até agora sobre o Fëanor...

Mestre Dúnadan disse:
Ruim não é o Fëanor, mas sim suas ações.

:? Esquisito isso; não faz sentido. O que pode ser uma pessoa senão o reflexo de seus atos?

Então eu posso dizer que gostava do Hitler, mas não dos atos dele? :think:

É isso aí. Fëanor era um maluco, prepotente, orgulhoso, e com maldade no coração. Tendo em vista os atos dele, que sobra maldade para todo mundo, não há como ve-lo como um bom menino que não teve uma boa orientação.

Vejam um retrato de Fëanor: :x . Outro: :twisted: . E dormindo: :disgusti: .

Depois disso, falar o que???

A Alemanha e mais um bando de gente gostava do Hitler sim.

Além do mais, essa comparação não faz sentido. Hitler era um ditador; Fëanor nunca foi. Ele nunca obrigou os noldor a partir com ele.

Isso mostra que, em parte, os noldor partilhavam da dor de Fëanor. Fëanor se tornou cruel na sua loucura, nunca antes.

Orgulho excessivo era algo apresentado por quase todos os elfos de Aman e de Beleriand nessa época.

Em última estância, a culpa foi de Melkor, a quem foi dada a liberdade de contar suas mentiras tranqüilamente em Valinor. E antes que digam que Fëanor se deixou seduzir porquê quis; bem, então Manwë também se deixou seduzir porquê quis. Fëanor nunca falou com Melkor, e a única vez que fez isso, humilhou o Vala Rebelde, e foi o único em toda Valinor que percebeu o intento daquele a quem chamou de Morgoth. As mentiras de Melkor atingiram Fëanor através das palavras de seus amigos.

O mal vem de Melkor, isso é fato.

Esquisito isso; não faz sentido. O que pode ser uma pessoa senão o reflexo de seus atos?

Então eu posso dizer que gostava do Hitler, mas não dos atos dele?
Além de tudo o q o Fëaruin disse, vc sempre pode adimirar certas qualidades q o personagem teve (adimita q são muitas), além dele ter sido muito bem produzindo... Eu particulamente gosto muito da construção do personagem Fëanor...
Mas voltando a personagem em si:
Basta ve-lo como um bom guerreiro, hábil em trabalhos manuais, explorador, curioso, com um espírito indomável, em suma, o MAIOR dos elfos (dito pelo próprio Mestre Tolkien), dai vc entende o pq de tanta gente gostar de Fëanor, mas não de seus atos.

Ah mas pera aí, tudo bem que a comparação com o Hitler não é totalmente válida, mas se os atos do cara são mals, então o cara é mal. Dizer que as mentiras de Melkor que chegaram aos ouvidos de Fëanor transformaram o cara em vilão, ou seja, colocar a culpa no Demo, é simplificar as coisas. Diabos, Finarfin e Fingolfin ouviram as mesmas mentiras mas não por isso sairam por aí matando a torto e a direito. As mentiras de Melkor germinaram em Fëanor porque tinha algo nele que não tinha em seus irmãos, que era uma tendência natural à maldade.

Mas o objetivo primário de Melkor era derrubar Fëanor e roubar as Silmarils; as maiores infâmias sempre foram direcionadas a ele.

Pela própria natureza de Fëanor, sua grandiosidade, seu orgulho e mesmo sua vida, já que era sem mãe e muito solitário, podem indicar uma inclinação à loucura; não à maldade. Como eu já disse, Fëanor se tornou cruel em sua loucura; não antes.

Se os atos maus fazem de alguém mau, então todos que sacaram armas e mataram, pelos noldor ou pelos teleri, também eram maus, afinal, seus atos foram maus.

Os atos finais de Fëanor foram cruéis; ele jamais foi daquele jeito por toda sua vida. Ele elevou a cultura dos eldar a outro nível, mas ninguém parece querer lembrar disso também; só da parte ruim, nunca da boa. Não é assim. Ele cometeu atos ruins? Cometeu sim, mas também cometeu atos bons.

E muitos outros também cometeram atos ruins; o próprio Fingolfin também. Tanto Fëanor quanto Fingolfin eram príncipes orgulhosos, e cada qual tinha ciúmes de suas posses; isso é dito no Shibboleth of Fëanor, se não estou enganado. Só Finarfin era ponderado; só ele que realmente era prudente; Fëanor e Fingolfin eram quase rivais, mas nunca que só por causa de Fëanor. Chegou ao ouvido de Fëanor que Fingolfin queria seu lugar como primogênito e herdeiro do trono; ora, pode não ser declarado, mas isso não é totalmente mentira, já que o próprio Fingolfin se intitulou Rei dos Noldor em Araman, mais pra frente.

Como eu disse, pela sua própria natureza solitária, orgulhosa e poderosa, Fëanor tinha uma inclinação à loucura; nunca à maldade. Ele se tornou cruel na sua loucura; não maligno. Ninguém é essencialmente mal.

Legitima defesa é ato válido. E ninguém está negando que ele era o maior dos Eruhíni. Mas Melkor tb era solitário, orgulhoso e poderoso (o mais poderoso). Quer dizer que ele era louco e não mal?

Mas os Noldor também sacaram as espadas em legítima defesa; só sacaram quando foram atacados; não antes; ninguém matou guardas durante o sono ou coisa parecida. O próprio Tolkien escreve, na Carta 183, que ele não trata de Mal Absoluto; assim, nem mesmo Melkor era mau em essência; não era mau de começo. Nem mesmo ele era totalmente mau.

Melkor tornou-se mau em decorrência de seu orgulho e da negação de seu desejo de criar; ele tornou-se mau por ser aquele que corrompia. Melkor sempre agiu em sutileza em busca de derrubar as obras dos Valar e corromper e satirizar a obra de Ilúvatar.

Fëanor nunca quis isso; ele nunca premeditou matar ninguém. Ele não saiu com os Noldor com o objetivo de assassinar os Teleri; aconteceu, foi uma infelicidade, mas jamais premeditada; Fëanor não era burro de tentar um ataque sabendo que sua força era três vezes menor que a dos Teleri.

Fëanor queria vingança contra Melkor, e como o próprio Silmarillion diz, ele era obstinado e não deixava nada ficar entre ele e seu objetivo, e novamente citando o Silmarillion, poucos conseguiram mudar sua opinião com conselhos, ninguém pela força. Fëanor queria vingança contra Melkor e faria o que fosse preciso para conseguí-la, mas, e mais uma vez citando o Silmarillion, ele enlouqueceu e se consumiu na chama de sua própria ira. Melkor sempre foi malicioso, um grande mentiroso, e sempre jogou uns contra os outros; Fëanor nunca foi assim. Pelo contrário, ele sempre falava o que pensava; e esse é um dos motivos pelos quais todo mundo caga na cabeça dele. Ele pode ter se tornado cruel na sua loucura, mas nunca foi falso.

Todos os atos dos Teleri foram em legítima defesa, a culpa do fratricídio foi dos Noldor e o estopim foi Fëanor.

Não nego que ele ficou insano, mas você não pode negar que ele tinha tendências até certo ponto negativas, e por certa perspectiva maléficas, e isso vinha antes do surgimento da loucura.

Fëanor queria vingança de fato, uma vingança pessoal, e se para isso ele precisasse destruir o mundo, ele assim o faria e nada o impediria, a não ser a morte.

Mas existe realmente uma grande diferença entre Melkor e Fëanor, o primeiro era o maior dos covardes.

Elrond Meio-Elfo disse:
Não nego que ele ficou insano, mas você não pode negar que ele tinha tendências até certo ponto negativas, e por certa perspectiva maléficas, e isso vinha antes do surgimento da loucura.

Sim, tendências negativas em decorrência do orgulho excessivo, principalmente; mas não acho que seria algo maléfico; tornou-se maléfico por ter sido alimentado. Esse orgulho se manifestou pela ira, infelizmente.

Elrond Meio-Elfo disse:
Fëanor queria vingança de fato, uma vingança pessoal, e se para isso ele precisasse destruir o mundo, ele assim o faria e nada o impediria, a não ser a morte.

Esse é o grande problema; a vontade dele estava determinada, e só a morte mudaria isso. Sabe aquela estória de ser perigoso acordar um sonâmbulo? É mais ou menos a mesma coisa; Fëanor era movido pela chama de seu espírito, e ele enlouqueceu; sua mente estava enevoada pelo ódio a Morgoth e o desejo de vingança. Ele simplesmente não conseguia mais racionalizar.

Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
Esse orgulho se manifestou pela ira, infelizmente.

Ira, ao menos na Religião Católica é um Pecado Mortal. :D

Esse é o grande problema; a vontade dele estava determinada, e só a morte mudaria isso. Sabe aquela estória de ser perigoso acordar um sonâmbulo? É mais ou menos a mesma coisa; Fëanor era movido pela chama de seu espírito, e ele enlouqueceu; sua mente estava enevoada pelo ódio a Morgoth e o desejo de vingança. Ele simplesmente não conseguia mais racionalizar.

Você acha mesmo? Você acha que nessa loucura ele destruiria o mundo, se fosse preciso? Acha que toda a lógica do mundo estava cegada para ele?

Sinceramente? Eu acho que sim. Ele estava num estado digno de comiseração e piedade, apenas. Ele não conseguia mais racionalizar, e para vingar a morte do pai e o roubo das pedras eu acho que Fëanor não mediria esforços ou conseqüências, mas isso em decorrência da loucura; claro que, em sanidade, ele jamais chegaria a tanto.

"A atrocidade é reconhecida como tal igualmente por aquele que a sofre como por aquele que a comete, e por todos que dela tomam conhecimento em qualquer lugar. Não existem desculpas para a atrocidade, nenhum argumento que a alivie. A atrocidade nunca equilibra ou corrige o passado. Meramente prepara o futuro para novas atrocidades. Ela é autoprepetuadora... uma forma básica de incesto. Quem quer que cometa atrocidades torna-se também responsável pelas futuras atrocidades assim geradas."
Frank Herbert, "Os filhos de Duna"

Morgoth cometeu atrocidades :evil: ; esta tornou-se a sua natureza; mas NADA desculpa as ações de Fëanor!
Fëanor, por sua vez, cometeu latrocínio e fraticídio: matou parentes para os roubar! Atrocidade :twisted: :twisted: !
E, a bem da justiça, Mandos cometeu outra atrocidade: baniu e amaldiçoou a todos que seguissem viagem por qualquer que fosse a razão, não apenas os verdadeiros culpados :( ! Galadriel e Finrod, entre tantos outros comprovadamente inocentes não mereciam o exílio!
Ainda bem que os Teleri não decidiram prepetuar a cadeia, limitaram-se a recusar combater diretamente na Guerra contra Morgoth. Pelo menos aí houve bom senso...

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back