• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

• Criador do tópico Criador do tópico bechara
  • Data de Criação Data de Criação
Na verdade os noldor só sacaram espadas depois que os teleri atiraram muitos deles ao mar.

De um jeito ou de outro, depois que começou, só interessa quem termina, e ninguém terminou. Todos ali, que ousaram lutar, têm sua parcela de culpa; uns mais, outros menos, mas todos têm.

A discussão é extremamente interessante: um elfo, que foi enganado por Melkor, que teve seu pai assassinado e suas obras perfeitas roubadas.

Tá, posso entender os motivos que o levaram a cometer diversos atos, mas a sua índole não era boa não. Basta ver as divergências que tinha com os irmãos, antes da influência de Melkor.

Não discordo da inteção de matar do Noldor, quando sacaram as espadas... Mas ao ver q eles realmente matariam, os Teleri podiam dexa-los partir com os barcos (mesmo a contra-gosto) para evitar uma matança de ambos os lados...

Não sei se sua índole era ruim não... Ele era orgulhoso e arrogante (isso com certeza), por isso tinha divergencia com os irmãos. O q veio a acontecer foi porque sua raiva (odio) e tristeza chegaram ao extremo (na minha opinião chegaram a LOUCURA), e dai ele deixou de pensar e poderar sobre seus atos. O importante p/ ele era seguir seu juramento...
Lembrem-se eu também axo q tudo o q ele fez era errado (e como), mas ainda axo q tinha um motivo p/ aquilo tudo...

Motivo para matar elfos o Fëanor nunca teve. Nem motivo para matar ninguém, porque teoricamente quem julgaria Melkor por seus crimes eram os Valar, e o veredito era de Manwë. O melhor que Fëanor faria era conceder a posse das silmarilli a Varda para que ela pudesse reviver as Árvores. Seriam alguns séculos a menos de sangue derramado e uma vida melhor para ele mesmo e todo seu povo.

Mas ele enlouqueceu quando Melkor matou Finwë e roubou as Silmaris. Maglor, essa seria a decisão RACIONAL, de alguém em seu estado normal. E Fëanor não estava no seu estado normal. Ele não tinha a mínima noção do que fazia. Um exemplo é que logo que chegou an Terra Média ele foi enfrentar todos os Balrogs sozinho! Acho que ele, por mais corajoso que fosse, não faria isso se estivesse são.

ei doido,tanto feanor quanto melkor são os cara mais massa das história de tolkien.eles num podem vê ninguém queto q já bagunçam tudo,e é esse o espírito meu amigo!!!num tem como num gostá deles naum :D

Eu gosto do personagem Fëanor, não de seus atos. Fëanor era uma trágédia, cheio de rancor, ódio, loucura, conflitos internos. Um personagem muito bem construído.

ordem de acontecimentos:
1- Feanor e seu bando de elfos chegam nas praias dos teleri, conversam com eles e tentam fazer com q os teleri dessem seus barcos de graça!
2- os teleri dizem não!
3- Feanor e seu bando tentam ROUBAR os barcos.
4- os teleri, muito gentilmente, jogam alguns elfos (do bando do Feanor)no mar (certamente p esfriar a cabeça! :lol: ).
5- Feanor se mostra um assassino, resolvendo atacar os teleri. Mostra a espada e mata tantos teleri quanto pudia.
6- os teleri tentam se defender com arcos finos e morrem, assassinados pelo Feanor e seu bando de elfos.
7- Feanor vai feliz e contente viajar com seus barcos ROUBADOS ...

ps. como é q vcs ainda gostam do Feanor?? :o?:

Eu disse que gosto do personagem, não que aprovo seus atos. O fraticídio foi uma abominação, mas eu queria chegar à verdadeira fonte dele (ou seja, a loucura de Fëanor). Repare que eu não estou tentando justificar o que ele fez, apenas tentando saber o que o levou a fazer isso.

Eu disse que gosto do personagem, não que aprovo seus atos.
hehe, eu sei. :wink:

O fraticídio foi uma abominação, mas eu queria chegar à verdadeira fonte dele (ou seja, a loucura de Fëanor). Repare que eu não estou tentando justificar o que ele fez, apenas tentando saber o que o levou a fazer isso.
Já dava p ver q Feanor era estranho só pela morte da mãe dele numa terra de imortais... 8O

Fëanor é um tipo de personagem que dividi opiniões, alguns o amam, outros o odeiam. E essa discussão nunca será decidida.

Seria bom se o próprio Fëanor estivesse entre nós para se defender. :mrgreen:

Eu acho que ele não ia pensar em se defender. Não se arrependeu em seu momento de morte não se arrependerá até que o mundo acabe.
Eu sempre vi isso e sempre me pergunei se foi o proprio Tolkien q falou isso... Se foi então eu só posso concordar, mas se não foi então...

No momento de sua morte Fëanor deve ter se sentido frustado por não ter seu objetivo realizado. Pense q p/ ele recuperar as Silmarilli era mais importante q a propria vida, por isso quando ele morreu ele em vez de se arrepender só fez o filhos prometerem q seguiriam o juramento...
Mas depois de algumas centenas ou uns poucos milhares de anos em Mandos ele pode recuperar a racionalidade e se arrepender de seus atos, pelo menos eu acredito nisso.

Acho que Tolkien diz em uma das Cartas, não estou com elas aqui, que Fëanor somente será liberado de Mandos no Final dos Tempos. Quando puder te dou um retorno.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back