Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Ringil disse:Não sei porque comparam Thingol com Feanor. Perto do noldo, Thingol era um santo. Pode não ter sido muito respeitoso com Beren, mas se redimiu tratando Túrin como um filho. No mais, não vejo uma falha moral sequer nos atos de Thingol.
[_Fëanor_ disse:]Fëanor naum era mau antes q lhe tomassem as silmarils e a vida d seu pai. Ele chegou a erguer sua espada contra seu irmão antes, mas foi por pura arrogancia. Porem, apos todas akelas desgraças se sucederem com ele, e ele proferir seu juramento, aih sim ele começou a se tornar negro. Mas ele não era verdadeiramente mau. Os verdadeiros vilões são akeles q praticam o mal apenas por diversão e sem nenhum objetivo ou causa aparente. Mas Fëanor cometeu myos feitos maléfico daih em diante, e isso eh inegavel. Mas, lendo o texto "Apocalipse segundo Tolkien" podemos ver q ao final d td ele se redime, como prova d q ele naum era um verdadeiro vilão, mas sim alguem q cometeu atos errados ( e põe errados nisso!!) num momento d loucura... q, alias não foi soh um momento, mas desde a morte de seu pai ateh o fim d sua vida!
Proview disse:[...](p/ mim Fëanor não tinha um esteriotipo de genocida de parentes frio e inescrupuloso, mas ele se tornou assim depois de um evento traumático)...
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:Eu acho que essa comparação de Fëanor com Hitler não tem absolutamente nada a ver. Além do mais, seja como for, mesmo sendo ambos líderes carismáticos, não teriam sido seguidos se não houvesse propensão do próprio povo em seguí-los. As palavras são poderosas, e podem exercer influência, mas nunca o domínio mental.
Fëanor é sim, culpado de seus crimes, e mesmo que ele seja "o mais culpado", ele não é o único. Todos ali que ousaram puxar armas no Fratricídio têm sua parcela de culpa; Fëanor, Fingolfin, Fingon, Maedhros, os Noldor, os Teleri. Todos têm sua parcela de culpa; uns menos, outros mais, mas têm. Não interessa quem começa, e sim quem termina. Os Noldor erraram em roubar os barcos, os Teleri erraram ao jogar os noldor ao mar, os Noldor erraram de novo sacando espadas, e os teleri de novo retribuindo esse ato; uma sucessão ininterrupta de erros cometidos pelos dois povos, e NENHUM deles teve a sanidade de parar com aquilo.
A idéia é a seguinte: Fëanor é culpado sim, fez besteira demais para trocentas vidas, mas há motivos para que isso acontecesse. Não é simplesmente "ele é mau" e ponto. Essa é uma visão muito simplista da coisa. Os motivos não excluem a sua culpa, mas eles são motivos, que mostram que não necessariamente apenas Fëanor faria o que fez, mas outros também, se estivessem no lugar dele. E ele não fez o que fez sozinho.
Deriel disse:Pq? Porque ele se corrompeu, se deixou corromper e não satisfeito ainda corrompeu grande parte dos Noldor.
Ele não fez nada a não ser ferrar consigo mesmo e com todos os Elfos.
Gostar como dum filha da puta egoísta e asqueroso como ele?