Elenedhel Voronwien
Usuário
Olá, Elenedhel! Eu discordo de você sobre algumas coisas. Primeiro, acho que Eru, diferentemente de Fëanor ou qualquer outro ser de Arda, era essencialmente bom, e isso o desqualifica imediatamente como Senhor do Escuro.
Quanto ao Melkor, Vilão dos Vilões, ele não se enquadra nos 90% dos vilões que você citou; Ele era ruim por "pura ruindade" mesmo (Essencialmente mau? Não sei, talvez...). O Fëanor ainda dá pra explicar (explicar, não justificar), mas o Melkor não tem salvação.
Sobre o Sauron, não sei como ele passou pro lado negro da força, ainda não cheguei nessa parte
Mas uma coisa é certa, Fëanor tinha sim as qualidades de um grande líder (mais pro um Grande Líder do mal do que para um Grande Líder do bem, mas... enfim). O céu seria o limite pra ele, caso Melkor não tivesse atrapalhado tudo.
Bom, creio eu que Melkor não tinha em sua origem o mal, tanto é que no começo ele se comflitava consigo próprio...tentando se convencer de que realmente queria ajudar os Filhos e seus irmãos, o Ainur, mas esse mal ele desenvolveu...
Eru criou tudo, o bem cria, o mal não.A lógica seria essa, Eru também criador do mal e, vale lembrar que ele era bom mas era diferente de Manwë, que não entendia o mal pois ele era "puramente bom", enfim...
Aulë, Tulkas, Ulmo, Fëanor...todos eles com temperamentos fortes, diferentes da maioria dos Ainur, e no entanto cada um desenvolveu o mal dentro de si de uma maneira.Melkor, se deixou levar...Aulë não.Fëanor, apesar de tudo, também não se deixou levar, porq ue se o tivesse feito já seria um "senhor do escuro" na própria Valinor e teria suas "qualidades de vilão" desenvolvidas lá, como Melkor e Sauron, por exemplo.
Quanto ás qualidades de Fëanor, tenho certeza que eram muito mais para um líder do bem do que um líder do mal, visto que seu temperamento forte e suas atitudes são ideais para um líder exemplar, mas claro ele também errou...e sua personalidade forte não teve nada a ver com isso e sim o que lhe aconteceu, o que fizeram a ele.