the lonely bard
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olha so, o negocio ta ficando bom...
primeiro sem controle de traçao, agora pneus slicks... o negocio vai melhorar nos proximos anos....
Grande Prêmio disse:Nos testes em Jerez, F-1 volta a utilizar slicks
VICTOR MARTINS
de São Paulo
Em um dos quatro dias da visita a Jerez no começo de dezembro, a F-1 vai, primeiramente, preparar-se para 2009 e dar aos puristas do esporte um motivo para sorrir. As 11 equipes vão receber da Bridgestone jogos de pneus slicks, que devem retornar à categoria após uma década de ausência.
Após a temporada de 1997, vencida por Jacques Villeneuve no próprio circuito espanhol — que sediava o GP da Europa naquele ano —, Max Mosley resolveu promover mudanças nos chassis e, na leva, obrigou as ranhuras nos pneus, mordendo para atiçar a briga entre Goodyear e Bridgestone. Na primeira temporada, eram três faixas nos pneus dianteiros e quatro, nos traseiros; a partir de 1999, passaram a ser quatro em ambos.
Foram e são recorrentes as queixas de que os pneus com "grooving" tiraram em demasia a aderência dos carros — pela menor área de contato com o asfalto — e representaram um dos fatores pela incessante busca aerodinâmica para compensar tal perda, gerando o problema de falta de ultrapassagens nos GPs.
A FIA ensaia uma volta dos slicks há pelo menos dois anos. Pretendia resgatá-los após impor o monopólio dos pneus para 2008, quando resolveu assoprar. Mas a saída antecipada da Michelin, que, diante da nova regra, desistiu da "licitação" contra a Bridgestone e/ou qualquer outra fornecedora por ter uma filosofia de corrida baseada na concorrência, atrapalhou a entidade. Na iminência de um novo campeonato, decidiu prolongar a vida dos calçados com ranhuras.
Nesta primeira avaliação, a Bridgestone vai mandar aos times pneus extremamente duros, mais do que os atuais usados na temporada e nos testes da semana passada. A configuração leva em conta os produtos usados na GP2, categoria de acesso da F-1.
Cinco pilotos na ativa são da época que pneu era totalmente "careca": David Coulthard (Red Bull), Jarno Trulli (Toyota), Rubens Barrichello (Honda), Giancarlo Fisichella e Ralf Schumacher (que disputam vagas na Force India; aliás, é Adrian Sutil quem usará os slicks no terceiro dia de testes da equipe que sucede a Spyker; Fisico andará no dia de abertura dos ensaios, enquanto Ralf pilotará o outro carro disponível, revezando-se com Christian Klien e Giedo van der Garde).
Também se encaixaria Michael Schumacher, que quais experimentar um carro sem controle de tração em Barcelona, e nos dois dias que sentou na F2007, detonou o resto. Não será de todo estranho, então, a Ferrari anunciar que vai contar com os serviços do alemão em mais um par de dias.
primeiro sem controle de traçao, agora pneus slicks... o negocio vai melhorar nos proximos anos....