"14 de julho. - Festa da república. Andei passeando pelas ruas. Bandeiras e bombas me divertiam como se eu fosse umas criança. Entretanto, é idiota ficar alegre em data marcada por decreto do governo. O povo é um rebanho de imbecis, ora estupidamente paciente, ora ferozmente revoltado. Se alguém diz-lhe: "Alegra-te", ele se alegra. Se lhe disserem: "Vai brigar com o vizinho", ele vai. Se lhe disserem: "Vota no imperador", ele vota no imperador. Depois dizem-lhe: "Vota na República". E ele vota na República.
Os que o dirigem também são uns bobos, mas, em vez de obedecer a homens, obedecem a princípios, que só podem ser ingênuos, estéreis e falsos, por isso mesmo que são princípios, isto é, idéias consideradas certas e imutáveis, neste mundo em que não estamos certos de nada, pois a luz é uma ilusão, como o ruído que é outra."
O Horla - Guy de Maupassant.
"É a mesma coisa com os homosexuais. Todos acham que eles tem de ser homosexuais o tempo todo. É lógico que não podem. Como é que vão ser homosexuais quando estão dormindo, ou no toalete? É a mesma coisa com os comunistas."
Mel Para os Ursos - Anthony Burgess.
"A Beleza é uma forma de gênio, sendo mesmo superior ao gênio, pois não necessita de ser explicada. Ela faz parte dos grandes elementos do universo, como a luz do sol, a Primavera, ou o reflexo nas águas noturnas, dessa concha de prata a que chamamos lua. Não pode ser contestada. Tem o direito divino de um soberano. Transforma em príncipes os que a possuem.
O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde