Ana Lovejoy
Administrador
Ah sim, isso eu concordo.
Até porque não dá pra votar no Lula esperando o fim da corrupção.
não dá para votar em ninguém esperando o fim da corrupção, especialmente enquanto ainda tiver otário votando em deputado e senador do centrão. não vai ser o ciro, não vai ser tebet, nem o padre que não é padre. o problema é o sistema e ninguém parece muito interessado em repensá-lo (e quando alguém sugere mudança, é para no fim das contas azeitar a máquina para tornar a corrupção ainda mais fácil, vide o pessoal ventilando a possibilidade de semi-presidencialismo, dando mais poder justamente para a câmara).
na situação em que nos encontramos o que podemos fazer em termos de corrupção é ponderar na hora da escolha de um presidente até onde ele permitiria que investigações em seu governo aconteçam. e de 2019 para cá, bolsonaro não deu exatamente mostras de que permite, deu? então, de novo: circular a conversa para "mas e o pete também é corrupto" toda vez que se aponta caso de corrupção no governo bolsonaro é contorcionismo de retórica: a gadaiada pq quer continuar fingindo que não está ciente, a "terceira via" porque toda vez que coloca lula e bolsonaro no mesmo balaio tenta se apresentar como a diferença e salvação - a mesma coisa que bolsonaro fez em 18, btw. mas é aquela coisa: enquanto você não é governo é fácil jurar que seu governo não será corrupto.
enfim, seja qual fora a razão, não muda o principal: a discussão é sobre casos de corrupção que se amontoam em um governo que se elegeu jurando acabar com a corrupção. esse é o ponto. em outros termos, para ficar mais claro, é como se bolsonaro se elegesse jurando proteger o meio-ambiente, e a gadaida fingisse que não está ciente do desastre ambiental que está ocorrendo mesmo chovendo fuligem de queimada no quintal de suas casas.