• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Guerra dos Mundos (War of the Worlds, 2005)

Folco disse:
No fundo eu to esperando que não seja uma mistura de "Sinais + Independence Day", pq eu escrevi um roteiro muito foda que é basicamente isso...

MAS

o filme vai ser essa mistura mesmo, pelo que parece.

Mesmo porque "Independence Day" nada mais é do que "Guerra dos Mundos nos anos 90", e "Sinais" é tipo "Guerra dos Mundos do ponto de vista de uma família rural", etc.

V disse:
Mesmo porque "Independence Day" nada mais é do que "Guerra dos Mundos nos anos 90", e "Sinais" é tipo "Guerra dos Mundos do ponto de vista de uma família rural", etc.

Nossa então eu to com medo, se foram feitos 2 filmes mais ou menos baseados na Guerra dos Mundos e só agora temos um filme totalmente baseado na História original talvez ele não seje tão bom.

Anor £ disse:
V disse:

Nossa então eu to com medo, se foram feitos 2 filmes mais ou menos baseados na Guerra dos Mundos e só agora temos um filme totalmente baseado na História original talvez ele não seje tão bom.

Na verdade esse filme deve ser bem diferente da história original, que pra começar se passava no século retrasado. A questão é que invasões alienígenas nunca vão fugir muito desse esquema, mas não tem problema se o Spielberg souber manejar as coisas direitinho. A gente sabe que ele tem a manha, resta saber se o roteiro presta. A decisão de se concentrar num microcosmo narrativo ao invés de ficar pulando pra lá e pra cá que nem Independence Day já é um bom começo.

Mike D'Angelo já viu "A Guerra Que Envolve Dois (Ou Mais) Mundos" e deu um 68, que pra ele significa "bom" ou "bem decente", etc.

Não é o que eu esperava, mas pelo menos ele gostou. Ainda tenho grandes esperanças (faz tempo que eu não antecipo tanto um blockbuster (ou um filme em geral, aliás)).

Apesar de não ter gostado da recente safra de filmes do Spielberg, ele é show. Espero que ele mude isso com este filme.

Dirhil disse:
100 % no Rotten...

Mas só com 7 reviews por enquanto....

Você conseguiu dizer algo e logo em seguida contra-argumentar o seu próprio comentário, tudo no mesmo post. Isso é super útil.

É tipo: + 1 - 1 = 0

Acabei de ver. É ótimo. Tensão o tempo todo e Spielberg mandando muito bem na direção. Tom Cruise já foi melhor, mas é o único filme em que, apesar de não mostrar nada demais, também não comete nenhum deslize. Dakota Fanning chuta bunda e o moleque que faz o Robbie tb é ótimo.

Enfim, só não gostei mais ainda pq, mesmo tenso todo o filme, não me empolguei ou me arrepiei como em outros filmes do Spielberg, e ou até outros filmes com essa dose de tensão.

Destaque só para uma cena, talvez uma das melhores que já vi no cinema em todos os tempos: toda a sequência logo após eles roubarem aquela van... aquela câmera indo e voltando, virando, mergulhando dentro do carro, e toda a tensão da cena, com os personagens no extremo do desesperto, wowza! É FODA!

Enfim, tá na hora do jogo, nota 88.

O filme é BOM, pelos seguintes motivos:

- O foco está totalmente em cima do personagem do Tom Cruise, seguindo sempre o seu ponto de vista. Vemos e sabemos somente o que ele vê e pensa - o que não é muita coisa. Assim, a gente se encontra, princípio, numa posição de total desconhecimento (o que incrementa o suspense) e, aos poucos, vamos nos situando nos acontecimentos, o que atribui à narrativa um tom de crescimento do tipo wow, wow, wow, wow, wow, etc.

- A reação das pessoas é tão real que nem se parece um filme (ótimos efeitos especiais também ajudaram, é claro)

- Spielberg é um diretor muito bom, ele sabe exatamente o que fazer para nos empolgar e para deixar nossos olhos pregados. Tem duas cenas especialmente lindas e orgasmáticas, que é aquela em que o primeiro Tripod emerge do chão e começa a vaporizar dezenas de pessoas e aquela em que os três protagonistas fogem da cidade de carro. Nessas cenas não há praticamente nenhum corte, sendo grandes plano-seqüências, o que dá uma sensação de suspense contínuo e terrivelmente ininterrupto. Foda.

- Dakota Fanning é foda. Tom Cruise é foda. O moleque lá, o Robbie, não é foda mas é satisfatório mesmo assim. O trio sucede em construir um mini-drama familiar que não atrapalha, convence e até comove. A cena da lanchonete, em que a Rachel (Fanning) muda de banco pra abraçar o irmão é rápida mas absolutamente emocionante. Fiquei com os olhos cheios d'água (dizem que isso já é chorar, então talvez eu tenha chorado). Mais uma vez, atenção especial às reações de cada um deles; absolutamente críveis.

- Não há alívio. Você não respira. Sempre que eles desligam a luz e fecham os olhos e você pensa que finalmente vai ter um minuto para relaxar, acontece algo muito pior. Muito surpreendente e tenso.

- Etc.

Só achei que mais pro final a coisa perde um pouco da força. Não que seja ruim, só é inferior em relação ao resto. Perde-se um pouco do quesito surpresa. É meio como se eu já tivesse preparado pra ver qualquer coisa.

Outra coisa que me incomodou foi toda a seqüência dentro do porão com o personagem do Tim Robins. Na verdade ela é bem dirigida, com uma atmosfera bacana e tudo. Só que não foi tão tensa porque de alguma maneira a gente já sabe que nada de mal vai acontecer com eles. Sei lá, a partir daí a coisa foi menos energética.

Mas no final é bom e tudo. Eu daria um 75.

Última edição:
Folco disse:
Você conseguiu dizer algo e logo em seguida contra-argumentar o seu próprio comentário, tudo no mesmo post. Isso é super útil.

É tipo: + 1 - 1 = 0

Se bem que agora nem caiu tanto.... 75% com 110 reviews....

:think:

Wow. Durante uns bons minutos foi tipo um 100.

Pena que os minutos finais tenham sido tipo um 10 (com boa vontade).

Vai acabar ficando nos 70+, imho.

Os efeitos estão ótimos realmente, clima d tensão muito bem construído, ação quase ininterrupta. Sim, boa parte do filme é satisfatória, mas simplesmente não há nada q realmente o diferencie dos resto dos filmes catástrofe, ou seja, é aquele tipo d filme q vc vê e na hora se impressiona com a escala grandiosa, mas assim q sai do cinema ele desaparece completamente da sua memória. O Tom Cruise está bem, seu personagem é bem real e d fato nos identificamos com ele. Mas confesso q ODIEI os filhos deles, simplesmente irritantes e reclamões, não importando tudo o q o pai fazia pra salvá-los. Fiquei realmente decepcionado (SPOILER) q nenhum dos dois tenha morrido (FIM DO SPOILER). E depois, aquele final, POR TUDO Q É MAIS SAGRADO!!!!!!!!!!!! Pq todos os Ets q invadem a Terra são tão burros?????????? Eles elaboram grandes planos de destruição, construem máquinas enormes, mas simplesmente não estudam o q há no nosso planeta. Se vc achou um absurdo os aliens de Sinais atacarem a Terra e no final terem medo d água (mesmo com cerca d 60% do nosso planeta estando submerso, mas eles não ligaram pra isso), espere até ouvir a "solução" de Guerra dos Mundos. Realmente uma bobeira q não via faz tempo.

Nada mais do q um um bonzinho filme d ação q não merece nenhum um pouco todo o alarde q estão fazendo. Um passa-tempo bem descartável. Por incrível q pareça, talvez Sr. e Sra. Smith seja até melhor, o q dá pra ter uma idéia da decepção.

O filme todo segue bem, se destacando como algo além de ação - ora, aquele drama familiar se coloca de maneira fantástica entre todo o caos global.

O decorrer do filme é fantástico, mas o final é um 10 (como disse o V) só pra fazer o Spilberg sorrir (como eu disse). O desfecho deixa muito à desejar... a solução nem tanto, achei até mesmo aceitável, se você colocar diversos "supondo que..." para contextualizar aquela solução. Mas o desfecho com a família do protagonista é horrível, horrível.

Uma das experiências mais impactantes (dúvida, angústia, tensão, medo, entre outras coisas) que já tive no cinema. Ou talvez a mais longa - que vai desde, uh, eles verificando o chão, aparição do Tripod, por aí até o desfecho do cesto caindo. Com alguns minutos menos interessantes. Mas o Spielberg mandou bem demais, em termos de direção e tudo mais. Crise familiar + invasão extraterrestre = foda, Ford? (pode ser), etc.

O final é meio decepcionante por dois motivos. Um, os ETs que estavam chutando a bunda da Terra o filme inteiro são derrotados de uma hora para outra. Dois, o desfecho happy end em demasia como Stevie gosta, mas não que atrapalhe muito o filme.

O filme é foda.

Motivos:

- Eu fiquei completamente envolvido, do começo ao fim. E fazia tempo que eu não me sentia assim assistindo a um filme no cinema. Isso é mérito da direção; o Spielberg detonou.

- É um filme de ficção científica, não de ação. A história é centrada nas reações das pessoas mediante uma situação como aquela, na personagem do Tom Cruise (reparem que em mais de 90% das cenas, ele está na câmera) e não no embate humanos/alienígenas, e isso foi foda. Transportaram a história (que na obra do H.G. Wells se passa no séc. XIX) para os dias atuais que, na minha opinião, teve a intenção de dar um aspecto social ao filme. Acho que o Spielberg viu muito do filme nos conflitos que ocorrem o tempo todo lá no Oriente ("São os terroristas?").

- O filme ainda lida com reações diversas perante uma sitiuação de guerra como aquela. A personagem de Tim Robbins, o filho do Tom Cruise, e a própira Dakota Fanning. A personagem principal não só foi muito bem desenvolvida, como não caiu em estereótipo nenhum e de certa forma até evolui no decorrer da história.

- Atuações boas.

- Não tive problemas com o final. Aliás, nós assistimos a tudo aquilo sob o ponto de vista da personagem do Tom. O lance de ter ficado tudo na ambigüidade foi bem interessante. Na verdade, o final deixa uma sensação de conclusão, não só pelo fato dos Tripods terem morrido, mas também por causa da relação pai/filhos, que não era das melhores. Titio Stevie quis colocar uma moral, uma "mensagem". Tudo aquilo não foi por acaso, afinal. A esperança sobreviveu.

É tudo, por enquanto.

Última edição:
Nossa muito bom, eu fiquei muito tenso durante o filme :lol:

Pode ter spoiler :-|

Strider disse:
O final é meio decepcionante por dois motivos. Um, os ETs que estavam chutando a bunda da Terra o filme inteiro são derrotados de uma hora para outra. Dois, o desfecho happy end em demasia como Stevie gosta, mas não que atrapalhe muito o filme.
Eu tive problemas com o final, mas não achei que comprometeu o filme. A ex mulher dele estar viva, toda intacta junto com a família pode até passar, mas na minha humilde opinião, não necessitava o filho ter sobrevivido. Embora também não ache que os ETs são derrotados de uma hora pra outra. O que eu achei bem interessante foi que isso aconteceu do ponto de vista do personagem do Tom. O soldado fala pra ele: "não sei, eles de repente caíram". Essa situação mudou o foco de praticamente todos os filmes que eu vi até agora sobre isso.
A cena das pessoas invadindo o carro do Tom, as primeiras cenas de destruição, a tensão, o sentimento de desespero em cima apenas dos três personagens, enfim, muito foda.
Eu li em algum lugar e acho que alguns repararam. O bairro em que o Tom mora é caracterizado por ter uma grande colônia de brasileiros. Na hora da confusão você pode escutar pessoas falando em português de fundo.

Eu não faço A MENOR IDÉIA de que problemas o povo tá tendo com o final ou porquê todo crítico tá dizendo coisas do tipo "os primeiros 100 minutos são bons" ou "no final, o filme empaca" ou "perde o vapor no terceiro ato" ou "eu odeio minha mãe e os 20 minutos finais não tem graça."

Aliás, pelo o que eu lembro do filme (e eu não lembro tanto, já que tem uma forte dose de vodka obscurecendo minha mente no momento [argh, qual trem me acertou, etc]), a cena provavelmente mais eletrizante do filme todo acontece nessa sessão final -- quando Tom Cruise decide que um dos Tripods deve engolir algumas granadas. Foi tão FODA que eu teria levantado e aplaudido de pé se não tivesse logo percebido que isso seria ridículo e que teria que tomar algo muito mais forte que vodka pra esquecer a minha humilhação, etc.

O filme permanece constantemente tenso durante todos os seus 117 minutos muito obrigado.

Eu não vou comentar muito, já que seria redundante. Mas se alguém falar mal, eu vou defender o Sr. Spielbergo, eu prometo. Uma nota: eu assisti o filme todo com uma vontade enorme de urinar, que foi algo extremamente desconfortável. Eu não me arrependo de não ter saído do filme pra ir ao banheiro já que uma coisa extremamente impressionante acontece de 5 em 5 minutos.

Outra nota: Esse filme é brutal. Ele é tipo "Nenhum Schindler Vai Nos Ajudar Agora Uh Oh Etc". Sério, foi deprimente e perturbador, não só o massacre dos alienígenas, mas a forma como os humanos reagiram ao caos do ataque. Outro dia eu vou fazer mais algum comentário no tema e etc.

Então, "Contatos Muito Imediatos" ganha uns 80 e tal.

Última edição:
Folco disse:
Uma nota: eu assisti o filme todo com uma vontade enorme de urinar, que foi algo extremamente desconfortável.
Isso aconteceu comigo em Armageddon e tals.

E pra mim, o único detalhe que me incomodou do final foi o filho mesmo, mas de resto, putz. E o que foi aquela cena da barca virando? Aliás, a cena em que os ETs estão sendo derrubados foi meio que orgasmática pra mim, depois da tensão. E ainda teve o ET morrendo na frente do soldado que usa a arma pra notar se ele estava realmente morto.

Tisf disse:
Eu li em algum lugar e acho que alguns repararam. O bairro em que o Tom mora é caracterizado por ter uma grande colônia de brasileiros. Na hora da confusão você pode escutar pessoas falando em português de fundo.
Quando ele ta discutindo com o filho sobre os raios da pra se ouvir um Joana, o que você acha que aconteceu?:lol:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back