O filme é BOM, pelos seguintes motivos:
- O foco está totalmente em cima do personagem do Tom Cruise, seguindo sempre o seu ponto de vista. Vemos e sabemos somente o que ele vê e pensa - o que não é muita coisa. Assim, a gente se encontra, princípio, numa posição de total desconhecimento (o que incrementa o suspense) e, aos poucos, vamos nos situando nos acontecimentos, o que atribui à narrativa um tom de crescimento do tipo wow, wow, wow, wow, wow, etc.
- A reação das pessoas é tão real que nem se parece um filme (ótimos efeitos especiais também ajudaram, é claro)
- Spielberg é um diretor muito bom, ele sabe exatamente o que fazer para nos empolgar e para deixar nossos olhos pregados. Tem duas cenas especialmente lindas e orgasmáticas, que é aquela em que o primeiro Tripod emerge do chão e começa a vaporizar dezenas de pessoas e aquela em que os três protagonistas fogem da cidade de carro. Nessas cenas não há praticamente nenhum corte, sendo grandes plano-seqüências, o que dá uma sensação de suspense contínuo e terrivelmente ininterrupto. Foda.
- Dakota Fanning é foda. Tom Cruise é foda. O moleque lá, o Robbie, não é foda mas é satisfatório mesmo assim. O trio sucede em construir um mini-drama familiar que não atrapalha, convence e até comove. A cena da lanchonete, em que a Rachel (Fanning) muda de banco pra abraçar o irmão é rápida mas absolutamente emocionante. Fiquei com os olhos cheios d'água (dizem que isso já é chorar, então talvez eu tenha chorado). Mais uma vez, atenção especial às reações de cada um deles; absolutamente críveis.
- Não há alívio. Você não respira. Sempre que eles desligam a luz e fecham os olhos e você pensa que finalmente vai ter um minuto para relaxar, acontece algo muito pior. Muito surpreendente e tenso.
- Etc.
Só achei que mais pro final a coisa perde um pouco da força. Não que seja ruim, só é inferior em relação ao resto. Perde-se um pouco do quesito surpresa. É meio como se eu já tivesse preparado pra ver qualquer coisa.
Outra coisa que me incomodou foi toda a seqüência dentro do porão com o personagem do Tim Robins. Na verdade ela é bem dirigida, com uma atmosfera bacana e tudo. Só que não foi tão tensa porque de alguma maneira a gente já sabe que nada de mal vai acontecer com eles. Sei lá, a partir daí a coisa foi menos energética.
Mas no final é bom e tudo. Eu daria um 75.