• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Guerreiras Mágicas de Rayearth (Mahō Kishi Rayearth, 1993)

Primula disse:
Acontece, minha cara Washu que estás cometendo o mesmo erro do pessoal do música: falando "isso é um porre, eu não gosto".

Mas se eu acho um porre, o que posso fazer? :mrgreen:

Críticas negativas incluem dissertar sobre o porque, e nào simplesmente dizer "é ruim e acabou". Isso não é dissertar, nem discutir: é uma declaração perfeitamente dispensável a meu ver. Se é pra criticar que não seja com estereótipos prontos.

Em nenhum momento eu falei que é ruim.Falei que eu realmente não gosto disso.E citei motivos, em poucas linhas, sem precisar falar algo do tipo como é possível alguém gostar disso?

Vamos ver a Princesa Esmeralda. Sim ela é irritante com sua voz de criança e pedidos lacrimejantes. Mas você esqueceu que ela é a governante de Zephir. Ela decidiu-se por chamar as pessoas que a executarão. Uma forma de fazer com que as meninas decidam-se por ajudá-la a todo custo é mostrar para elas uma imagem frágil, de alguém que não pode fazer nada sozinha. Durante todo o desenho, essa foi a imagem que ela quis passar para as 3 meninas, tornando-as fortes (o sentimento maternal de proteger alguém mais fraco não pode ser ignorado)

Nada contra isso, partindo do ponto de partida que ela tinha sido sequestrada pelo cara mau e o mundo estava acabando.Se ela não agisse assim,ia ficar na cara que algo estava errado, e a surpresa final não seria tão surpreendente.Irritante, mas fundamental.

Mas para que isso? Para que ao encarar a versão Esmeralda adulta, as 3 não a vissem como amiga, mas como inimiga. Que olhassem para ela e percebessem que no fundo já estava morta (apenas a casca de ódio e rancor estava viva) e que logo essa casca destruiria o que restava daquele mundo. Pois é o que isso representa a continuidade de um Pilar descontrolado, sem ter ninguém com poder para destruí-la.

Sacana ela :mrgreen: Mas mesmo assim, as três ficaram em uma depressão profunda depois de acabar com ela...foi um tratamento de choque!Mas isso não foi culpa da princesa, era inevitável diante da conclusão inesperada da missão delas.

Tá... mas ela podia se suicidar...
8O
Se ela fizesse isso, iria mesmo assinar o atestado de "sou fraca, chorona e cheia de auto-piedade".Suicidar-se e deixar os problemas para quem ficar vivo é uma tremenda covardia.

Duh... se ela pudesse, ela teria feito. Se não fez, é porque há um impedimento.
Ainda bem!!! :lily:

Como disse Morpheus quando foi ao Inferno... há regras... e algumas regras nem mesmo os mais poderosos deuses podem quebrar sem ter consequências.

E ela nem um poderoso deus era... :mrgreen:

O Pilar só pode ser destruído pelas Guerreiras Mágicas de um outro mundo é uma regra natural de Zephir. Inventada pela CLAMP, claro, mas algo que impede por exemplo golpes de Estado (matar a princesa e tomar o poder não funciona... só que como ninguém de Zephir tem poder de destruir o Pilar... e como o Pilar também é de Zephir... ou seja, Esmeralda não pode se matar)

Ditadura mesmo.Não repressora, mas ainda assim, ditadura.Aliás, é repressora sim: com o pobre do pilar, que não pode ter uma vida própria e cai tudo nas costas dele.

Outro ponto: as florzinhas...

É, boas de pisar! :twisted: (zoeira)

Estamos falando de shoujo. Apesar que muitos shoujos de hoje não respeitam mais o significado de florzinhas e coraçõezinhos, shoujo é diferente de shounen por um motivo: mensagens implícitas.

E MKR é shoujo até a raiz, como todos os mangás da Clamp!Se bem que essa classificação não me importa muito...os mangás andam cheios de "momento shonen" e "momento shojo" em alguns casos - pessoalmente, gosto disso.Torna a história mais diversificada, sem se prender a "é shojo/shonen, então vai ser assim-assim-e-assado"

Shounen diz o que está havendo "na lata". Nada de intrigas, mensagens ocultas.

Geralmente, em shonen a gente não fica procurando detalhes nos desenhos para ver simbolismos, e sim detalhes visuais - é muito mais cheio de elementos "físicos" como a estante, o prédio, o outdoor, do que coisas como pétalas e folhas.
Não tou dizendo que é bom nem ruim, cada um é cada um e só.

Sendo menina, Washu, deve saber que cada flor tem seu significado. Mais que isso, cores e mesmo elementos (água, fogo, oceano) tem seus significados.

Sim, sim!Embora existam interpretações diferentes dessas coisas de acordo com região/país/religião/etc.

Um shoujo decente usa desse tipo de subterfúgio para mostrar os sentimentos e as características dos personagens com esses elementos de linguagem. Por exemplo, se a situação for de morte, você verá lírios ao lado do personagem que acaba de perder alguém querido, e provavelmente não verá o rosto ou mesmo as lágrimas do personagem. Um recurso muito mais poderoso é colocar a silhueta do personagem de costas, com uma lágrima pendendo de seu queixo, moldurada de lírios.

Todo mangá tem esses elementos usados de formas diferentes, por pessoas diferentes, em cenas diferentes.E a forma de MKR não me agrada.Como eu disse antes, não é a flor, é o exagero.As flores se misturam com os outros elementos da cena, e acontece o chamado se tudo chama a atenção, nada chama a atenção.
Várias cenas são duras de entender no mangá...por isso eu acabo preferindo, geralmente, a versão anime das séries shojo, por causa do ritmo mais dinâmico e limpo que o anime exige.

Mas para que isso? Bem, meninas tem mania de escrever milhões de palavras... daí a necessidade de manter diários. Elas tentam descrever o que sentem nesses registros... só que... é chato!!!!

Ler o diário de alguém é chato mesmo, e não te acrescenta nada (há exceções...)Mas todo mundo tem a necessidade de se expressar, e por isso escrever páginas e páginas que provavelmente nunca serão lidas por outra pessoa.às vezes até por você mesmo!Escreve e nunca mais lembra.Mas escreveu, pôs pra fora.Outras pessoas desenham, pintam, cantam, postam em fóruns...necessidade de se expressar.

Essa é a alternativa encontrada para resumir em poucos quadros os sentimentos dos personagens de shoujo (que de outra forma uma cena teria páginas e páginas descritivas). Dessa forma, é leviano dizer que florzinhas são enfeite superflúo. Um bom leitor de shoujo sabe que as vezes é a única indicação do que sente o personagem.

Supérfluo não é.Mas não é a maior maravilha do mundo.Às vezes, é melhor ver as coisas na tampa do que ficar catando simbolismos.E às vezes, uma coisa mais leve é melhor.Depende de você mesmo, um dia você quer ler Sakura e no outro One Piece. É normal e ótimo que tenha essa variedade.
É um desperdício ficar nessa de "gosto de shojo" ou "gosto de shonen" , "leio CLAMP" ou "leio Masami Kurumada".Oito ou oitenta em um campo tão vasto?(lembrando claro que shojo e shonen não são as únicas classificações) É como ficar só no mangá e desprezar um Neil Gaiman, um Hergé, um Conan Doyle (é, incluindo todo tipo de leitura)
Como se os mangakás lessem só mangá.Vendo os "making of" deles, dá pra ter uma ideía do trabalho de pesquisa que envolve um bom mangá.Não podemos ser diferentes se quisermos fazer um trabalho de qualidade!

(ai o Lantis é lindo!!!)
Lantis é o ator favorito das CLAMP!A "cara" dele está em um monte de mangás! (com cabelo comprido em RG Veda, como Yasha - só um exemplo!) Ele nem é um dos meus bishonen...o ultra-secundário irmão mais velho da Lucy dá de dez nele (isso porque aparece em duas cenas!) :grinlove:
O única rapaz da CLAMP que não fez mais de um "papel" foi o Fério, que eu saiba...bem ,eu poderia falar do Askot, se não fosse aquela cena de Card Captor Sakura do aparecimento do Shoran Li...quem não associou?

....
Nossa, que tese! o.O Agora, deixa eu falar das minhas críticas citadas no post anterior, ou não vai valer a pena.

As três são umas patricinhas chatas
MKR é um desfile de moda, pra começar.Não é raro as expressões das pessoasse perderem no meio da roupa.É um esforço para deixar tudo belo, é o mais importante no traço, parece.Mais um vez, se tudo chama atenção, nada chama atenção.
A Anne não fede nem cheira.Estereótipo da "certinha e inteligente da turma".
Reclamam da Marine porque no começo ela só queria ir para casa.O que há de errado nisso?Imagina: tragada para um mundo estranho, virando responsável por ele de repente,correndo risco de morrer, de nunca mais voltar para casa e deixar seus sonhos para trás.Que motivos, que laços ela tinha com Zephir para arriscar tanto?Qualquer um ia querer voltar para casa!Então, naturalmente, quando esses laços surgiram, ela passou a querer arriscar por Zephir também, que tornara-se parte de seu mundo.

a Lucy q é um porre
Lucy..."personagem principal que tem toda a iniciativa, tem as falas mais importantes e lugar de destaque nos quadrinhos e nas poses de grupo.Não é abatida pelo medo, tem um lado melodramático e seu final é apoteótico." Lucy e as outras.Lucy, pilar.Lucy, par do "galã".
Não é sentimento de inveja da "personagem phoda".Um personagem assim é sacal em um grupo de heróis.Por exemplo, Dark Schneider.O Sr. Phodaum².Mas ele não tem "companheiros" para serem "diminuídos".É ele, ele e ele o mangá todo.Mas as três guerreiras eram um grupo.É como se, "se Lucy não existisse, não teriam conseguido".

a princesa Esmeralda é uma BURRA
Voltando à tia loira.Eu só passei a desacreditar nela depois do final.Lucy virou pilar. "E agora?Mais uma para sofrer sem vida própria, êta mundinho!" Dái ela faz aquilo:o pilar pode tudo, o pilar decide dividir a responsabilidade com toda Zephir.Assim, ninguém mais vai carregar as coisas nas costas!LINDO, e obvio.
Obvio demais para a cabeça da Esmeralda ,que passou tempos sofrendo sem pensar nisso.Ela PODIA SIM ter evitado tudo (esqueçamos que o mangá não existiria se fosse assim)PODIA ter mudado as regras, PODIA ter feito o que fizeram no final.

o noivo dela é mais BURRO ainda
Zagard chuta o balde para ficar com a princesa.Mas isso foi "meio chato", visto que a idéia de "eu a amo e o mundo que se exploda" foi ao pé da letra...ela nunca seria feliz sabendo que seu mundo viraria o caos - e acredito que ele também não, nem era malvadão mesmo...
Mas de qualquer forma, não seriam felizes.Sem o pilar, ZEphir acaba.Zagard sequestra o Pilar.Mas onde Zagard e Esmeralda moram mesmo?Zephir!É "se correr o bicho pega ,se ficar o bicho come"!Iam sumir juntos felizes para sempre.

tem todas aquelas coisas de "pena voando" e "pétalas ao fundo" que é um exagero
Isso eu já expliquei antes...

os personagens parece que não falam de coração, decoraram um script
Ninguém fala daquele jeito!A maioria dos diálogos são verdadeiros poemas ( Lucy, entao...)É tão "artificial"...me enche.A MIM, tem quem adore.
Mais uma coisa que nunca engoli.Cada uma das três se conheceu no momento em que foi transportada, e no minuto seguinte já eram melhores amigas.Nunca discutiram, nunca tiveram opiniões contrárias, eram um time perfeito e funcional.Tá certo que, numa situação como a delas, é instinto buscar um apoio, um ponto de referência.No caso, cada uma delas era uma ligação com o mundo real para a outra.Mas poxa, pessoas são diferentes!Pessoas brigam, por mais idiota que seja!Pessoas se conhecem aos poucos...

Além disso, os SDS são muito exagerados.
Isso também é muito pessoal, não gosto dos SDs da CLAMP.Não acho que sejam "kawaiis", e sim "deformados" mesmo.Aquela cabeça achatada...tudo.Aceitando que o o objetivo do SD é ser "kawaii"...um SD de que gosto é o estilo de Slayers e também o de Bakuretsu Hunters.

Com tudo isso ,ainda sobra uma coisa legal: Askot!
Por que eu gosto do Askot?No meio de tudo aquilo, surge ele e seus amigos, revoltados por causa da discriminação por serem "feios".Quem dizia que Zephir era o paraíso acabava de se deparar com racismo naquele mundo.
Mas Askot não era feio (pelo contrário!kawaii!) Mas não era por isso que ele ia deixar os amigos para láe ficar na boa.Ele queria ajudar esses amigos, mostrar que eles não eram maus e canibais.
Nele também, vemos o começo da outra faceta do Zagard.Ele não os desprezou por serem feios.Ah, mas queria usá-los.Dá até pra pensar assim, mas vendo o que acontece depois, isso não é mais a única explicação.
Explicações e teorias à parte, ele é muito fofinho, adulto ou criança!!!! :grinlove:

Ai....posts assim são legais, mas não sempre.... :lily:

Issae, Washu! (e que meda é esse de teses... ce é ou não uma cientista brilhante? blablabla :wink:)

Washu_Hakubi disse:
Primula disse:
a princesa Esmeralda é uma BURRA
Voltando à tia loira.Eu só passei a desacreditar nela depois do final.Lucy virou pilar. "E agora?Mais uma para sofrer sem vida própria, êta mundinho!" Dái ela faz aquilo:o pilar pode tudo, o pilar decide dividir a responsabilidade com toda Zephir.Assim, ninguém mais vai carregar as coisas nas costas!LINDO, e obvio.
Obvio demais para a cabeça da Esmeralda ,que passou tempos sofrendo sem pensar nisso.Ela PODIA SIM ter evitado tudo (esqueçamos que o mangá não existiria se fosse assim)PODIA ter mudado as regras, PODIA ter feito o que fizeram no final.

Hehehe... na verdade esse é um ponto que explorei faiz tempo num fanfic meu.

Não, ela não podia transferir o poder para toda Zephir. :wink: (e isso dá pano pra manga para você desgostar mais ainda de Lucy)

O que rege esse mundo? A força de vontade, certo? A pessoa com maior força de vontade é quem governa (até aí tudo bem... tem muito bundão no governo...)

Mas ahá...! Ao transferir a responsabilidade para todos em Zephir, implicitamente o governante acha que todos vão arcar com o peso de viverem suas vidas, sem depender de alguém que venha salvá-los?

MUUUITO difícil. O ser humano tem mania de não querer arcar com o peso de seus erros (só dos acertos). Seria questão de tempo até que o povo de Zephir (que não acompanhou o martírio de Esmeralda... apenas poucos sabiam) voltasse a se apoiar em alguém "melhor" que eles. No caso, a pessoa que foi escolhido como Pilar antes.

SE esse mundo depende de força de vontade de cada pessoa de Zephir, mas se cada pessoa de Zephir tivesse medo de fazer isso e quisesse alguém para "tomar conta" deles...

Desde o começo não dava para ela decidir "agora vocês que façam isso sozinhos" pois a tendencia é colocar o peso de novo nas costas de Esmeralda.

Por isso que a primeira fase de Rayearth foi soberba: finalizar matando Esmeralda foi o máximo. Não adianta só lutar pensando que vai ter final feliz se você não sabe contra o que está lutando.

Já a segunda fase foi ruim principalmente pela solução final... Treize (Gundam Wing) já explicou antes que a guerra é necessária pois somente quando a humanidade está cansada de perder entes queridos, quando percebe a tolice da guerra... quando deixa de lado sentimentos de vingança, ódio contra o inimigo... é que pode-se almejar a paz.

O mesmo com relação às responsabilidades pessoais. Só fazendo o povo sofrer é que eles resolvem tomar as rédeas da situação, "quem sabe faz a hora não espera acontecer" (Vandré). Não houve nada disso na segunda fase, apenas o povo chorando e esperando que os fod.ões de Zephir e as Guerreiras Mágicas encontrassem um novo Pilar. Não seriam um pronunciamento oficial do novo Pilar de Zephir que faria com que as pessoas começassem a andar com as próprias pernas.

o noivo dela é mais BURRO ainda
Zagard chuta o balde para ficar com a princesa.Mas isso foi "meio chato", visto que a idéia de "eu a amo e o mundo que se exploda" foi ao pé da letra...ela nunca seria feliz sabendo que seu mundo viraria o caos - e acredito que ele também não, nem era malvadão mesmo...
Mas de qualquer forma, não seriam felizes.Sem o pilar, ZEphir acaba.Zagard sequestra o Pilar.Mas onde Zagard e Esmeralda moram mesmo?Zephir!É "se correr o bicho pega ,se ficar o bicho come"!Iam sumir juntos felizes para sempre.

EXATO! Zagard é uma crítica ao amor egoísta, da mesma forma que a Esmeralda adulta.

Todos temos a visão deturpada que o amor só constrói. De que com amor podemos fazer tudo.

Mas como tudo na vida, mesmo amor tem um lado negro... Vide as famílias que criaram seus filhos só com amor, mas cujos filhotes não retribuem o amor recebido... Por que? Porque amor é resultado. Amor a gente sente por pessoas que admiramos e respeitamos. Só com amor acabamos por criar os Quicos filhos de Donas Florindas.

Sim, Zagard é burro e vai até as últimas consequências. Imagine um homem destruindo tudo para proteger aquela que ama? Mesmo fazendo a amada sofrer... As consequencias devastadoras de um amor...

E esse é o ponto: o amor somente pode destruir tanto quanto inveja pode fazer uma pessoa crescer.

Com tudo isso ,ainda sobra uma coisa legal: Askot!

Que bom que meu irmão e o Kenji cortaram as franjas :roll: :mrgreen:

Agora só tenho de me preocupar com as fãs de Eriol Hiragizawa... :mrgreen:

Washu, seu texto estava perfeito ateh o momentoi em que vc falou do askot ( sorte que jah era o final)!! Aquilo não nem de longe a parte mais legal do desenho ( a menos que vc goste de coisas inuteis), ele é sim um personagem secundário dos mais ruinzinhos, alias não faz nada na primeira fase, soh reclama e apanha, feio ainda!!! Na segunda então é pior ainda, fica lah ensebando achando que pode ter alguma chance com a marine quando essa chance se existir vai ser na melhor das hipoteses nula!! ( sinceramente, uma patricinha rica que nem ela e bonita pode escolher omcara que ela quiser, pra ia querer aquilo??) fora isso o que ele faz na série nada, absolutamente nada e totalmente descartavel, se tem algo que eu tiraria seria ele!!

OU seis vão deixar esse tópico morrer?? Ea discussão sobre os personagens?? Eu convenci todo mundo da inutilidade do askot naquele desenho??
Droga, destesto quandotenho razão... :disgusti:

tá bom, o ascot é um tosco mesmo, mas no OVA até que ele tá bem forte viu. Mas ele acaba morrendo do mesmo jeito ^^¡
Eu acho que se a Marine tem a chance de ficar com o =p~~~ Clef, ela tem uma escolha bem agradável. E eu achei que a Lucy foi burra não aceitando o pedido de casamento do Lantis =p~~~~

Pera lah, calma, puxa o freio de mão!! Não me lembro da Lucy ter negado o pedido de casamento do Lantis?? :o?: No anime, eu nem lembro dele ter feito esse pedido ( preciso assistir de novo, mas minhas fitas estão tão ruins...), e no manga é ela quem faz o pedido!!!
Marine com o Cleph, é daria certo se aquele nanico não fosse tão lerdo ( e ficou com a irmã da priscila no anime...)!! Bom não sendo com o askot... E ainda bem que ele morre no OVA ( forte?? A marine deu cacete nele legal, ele soh ganhou quando o águia fortaleceu o gênio dele!!) Eu odeio ele!!

oh eu vow colocar aqui exatamente como o pedido de casamento do lantis foi feito no manga:
lantis: Lucy...no seu mundo o que as pessoas falam...na hora de declarar o seu amor?
Lucy - Acho que é "Quer casar comigo?
Lantis- Casar...??
Lucy - É fazer uma promesa de querer ficar pra sempre...com a pessoa que ama!
Lantis - você já tem alguém com quem queira se casar?
lucy - Lantis e...Águia!^^
Lantis - ......... O casamento se faz com dois homens??
lucy - naum<burra, topeira, tosca!! ela bem poderia ter falado sim!!!>

ai oh o pedido de casamento foi dele!!! :grinlove: :grinlove:

Eye of Sauron disse:
Droga, destesto quandotenho razão... :disgusti:
Razão?Um pouco, visto que você é homem e o Askot um piá extremamente kawaii... :grinlove: Mas tudo nele contribui para que as garotas gostem dele, desde o tamanho até as roupas.Claro, ele não é um bishonen no sentido clássico, mas causa o efeito "vontade de apertar e levar pra casa!" em pessoas pré-dispostas (eu inclusa :mrgreen: ) E ainda por cima o dublador dele é o mesmo do Cebolinha, pra quem viu os especiais da Monica...levou o Fator Kawaii lá em cima!!! :mrgreen:

hehehehhee..deu certo!! Voltaram a tc aqui!!!
Bom, o askot não tem um dublador e sim uma dubladora (combina bem com ele alias :lol: ).
Acho que o que a Lucy quis dizer é que não s epodia casar com dois homens e não que ela não queria casar com o Lantis ( na verdade acho que ela não se casou e ateh hoje eles tem uma relação a três bem comprometedora, se é que vc me entende... :wink: )
Não questiono o fato de o askot ser aquela personagme feita para as meninas ficarem falando aiaiaiaiaiai...toda vez que ele aparece!! Questiono sim a utilidade dele na trama do desenho, ele simplesmente não faz nana!!!

eu naum falo aiaiaiaiaiai qdo vejo o askot eu falo aiaiaiaiaiai qdo eu vejo o clef, o lantis e o eagle que são muito gatos!!! :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove:

Bom, ateh ai o clamp sempre desenha seus personagens meio afeminados e delicados, isso acaba dando esse toque "kawaii" pra eles!! Se assistiu o OVA tb??

Askot

Estou vendo q o Askot é o assunto em questão no momento,
Bem para ser sincero dos personagens masculinos de MKR, o tampinha é meu favorito. Ela realmente naum afeta em praticamente nada no anime mas (pelo menos para mim) o legal dele é sim, sua capacidade de conjurar criaturas (será q ele joga Yu-Gi-Oh!..... :roll: ), justamente pelo fato de ser uma criança sem amigos e acabou fazendo amizade com os monstros (q na verdade naum saum monstros mas só habitantes de Zefir), ou seja, gostei do tipo do personagem.....e tbm gostaria de ver ele com a Marinne, naum o Cleff (as meninas me perdoem, mas acho q os dois dariam um casal interessante..... :roll: ).

Há sim naum lembro se já comentei mas a Marinne é minha personagem feminina favorita.

Mais uma coisa...Eye of Sauron, estou quase conseguinto a gravação de todos os episódios (EU DISSE QUASE!) e assim q tiver respostas entro em contato contigo.

Abraços a todos e q Ceres os protejam....fui 8-)

:cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back