Gerbur Forja-Quente
Defensor do Povo de Durin
Pois é, eu entendo o lado deles, porque comigo também tá sendo meio assim. Tirando os principais, eu não consigo entender direito o que tá rolando com os outros e aprecio a cena não pelo conteúdo na história, mas pela atuação e qualidade dos diálogos. Estou com bastante dificuldade de decorar os nomes, as hierarquias e intenções de alguns personagens. Vira e mexe leio o comentário de vocês e preciso googlear pra vir à mente "aquele cara bonitinho" ou "a velhota inteligentíssima". Mas vou levando, tá me entretendo legal.
Pim, entender direito o que é que está rolando, as hierarquias e principalmente as "intenções" de alguns personagens é realmente um desafio. Mas não só para os fãs da série, até para as fãs do livro isso nem sempre é fácil. Varys e Mindinho, por exemplo, são mais lisos que o Jack Sparrow, rs. Você não sabe de que lado estão, quais são seus objetivos e planos. Num momento você acha que está entendendo eles e no seguinte eles estão fazendo ações que parecem contrárias aos seus objetivos anteriores, por exemplo. É por isso que Ned Stark foi o primeiro protagonista que morreu. Ele, assim como nós, não conseguiu entender muito bem as lealdades e intenções dos personagens de Porto Real.
Então, se está um pouco difícil entender essa trama de intrigas, traições, política e jogos de poder (trono?). Fique tranquila. Acredito que essa é a idéia do Martin mesmo, rs.
Outra coisa que atrapalha é a gama de personagens, mas não só a gama de personagens, mas a gama de protagonistas. Outro dia li em algum lugar (provavelmente o GameofThronesBR) que existem atualmente mais de 30 personagens (vivos) com pontos de vistas nos livros. Isso significa 30 protagonistas, gente! Sim, porque ninguém é o vilão de sua própria história. Cada um se vê como o herói de sua história, mesmo que outros não façam o mesmo. Não é à toa que quando o meistre caído Qiburn (não lembro como escreve o nome dele direito) pergunta a Jaime quantas pessoas ele salvou ele responde que é o número de habitantes de Porto Real. Por que quando ele fez o ato que o desonrou para o resto do mundo (matar o Rei Louco Aerys) e o transformou num vilão, aí que ele se fez herói, pois com isso salvou Porto Real do terrível destino de queimar com o fogo-vivo como o rei ordenou que acontecesse. E só sabemos disso porque nesse terceiro livro-série ele deixa de ser um tradicional vilão secundário para se tornar também protagonista da história! E aí eu pergunto: como é que contamos a história de 30 protagonistas em 10 horas por temporada? Fica difícil mesmo.
Todo esse bafafá sobe Loras é um exemplo disso. Como disse Elring, estamos discutindo as diferenças da história da série e do livro sobre Loras ir para a Guarda Real ou não e olha que ele nem protagonista é! Na verdade, acho que isso está acontecendo porque por enquanto no livro ele não é protagonista, mas na série ele é. Temos várias cenas na série que revelam a intimidade do personagem e isso não acontece no livro. Assim, acabamos conhecendo mais o personagem coisas que são apenas citadas ou mencionadas no livro. E ao transformar um personagem secundário (Loras-livro) num protagonista (Loras-série) o que acaba acontecendo é um "efeito borboleta". Aquelas pequenas mudanças que, mesmo sendo a priori sem grande expressão, acabam repercutindo em toda a obra. Um exemplo disso é essa história da Guarda Real. Quem o quis na Guarda Real foi Olenna ou Tywin? Loras faz os votos com honra ou entra para Guarda à contragosto? Efeitos borboletas.
Na verdade, acho que o problema do Loras na Guarda Real nem é efeito borboleta de seu protagonismo, mas do de Olenna e Tywin. Outros dois personagens secundários (não tem ponto de vista) nos livros, que na série são protagonistas. Com isso pudemos observar o duelo de pensamentos políticos dos dois em episódios passados e o efeito borboleta disso foi a Guarda real de Loras. Olha como a coisa vai complicando? rs.
E esses efeitos acabam repercutindo na história da série e mudando um pouco a história do livro. Mas tem como adaptar uma série dessas (tão vasta, cheia de reinos, personagens, religiões e história pregressa) sem acabar eventualmente causando esses efeitos e mudando o livro (mesmo que em pequena escala)?
Última edição: