Bruce Torres
Let's be alone together.
Sei lá, os roteiristas tão cometendo uns erros de principiante nessa temporada - as aulas de criação literária tão me deixando muito chato para analisar narrativa.
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
- sério que o mimimi todo era por causa daquela cena da Sansa??? só aparece o Theon choramingando no canto! além do que, de qualquer forma alguém ia ser estuprada, era a Sansa, não era a Sansa, que diferença faz? se fosse outra a cena não ia chocar??? achei besteira
Essa mulher é bem TPM. (...) Tudo é motivo para acusar a série de misoginia.
Eu acho que a "necessidade" da cena do estupro não advém unicamente de uma vontade de impactar, mas sobretudo do desenrolar da trama a partir da decisão de fazer a Samsa ir para Winterfell. Seria ilógico o Ramsay não estuprar a Samsa nesse contexto. Iria contra a personalidade do personagem. A única opção de o estupro não ocorrer seria não colocar Samsa em Winterfell e deixá-la no Ninho da Águia.
Então acho que a discussão deveria na verdade resgatar a motivação para a mudança em relação aos livros, e se tal mudança "compensa" a cena do estupro. A decisão de mudar a história não me parece "gratuita" por parte dos produtores: acho que na verdade será um dos eixos mais importantes para o que se seguirá. Na verdade acho que é meio inocência achar que em uma produção desse nível eles vão sair mudando a história sem nenhuma consideração. Lógico, isso não significa que o caminho escolhido por eles seja necessariamente o melhor em termos de desenvolvimento do roteiro, mas eu prefiro dar o benefício da dúvida para ver como isso tudo vai se desenrolar. Aliás, para mim está bem nítido que a vingança da Samsa não está condicionada a esse ato. Ela tem em mente uma vingança completa sobre os Boltons, mas para isso vai ter que passar por muita coisa desagradável, e sabe disso.
E com isso tudo eu não estou querendo ignorar as discussões de cunho moral sobre a cena. Acho que é válido discutir a validade dos estupros e da nudez na série. Mas ao mesmo tempo acho que é preciso lembrar das questões relacionadas à coerência interna dos personagens e da trama e que, de qualquer maneira, essa é uma série violenta e sem muitos pudores, por buscar retratar um mundo de crueldade disseminada. E que em nenhum momento a série tenta naturalizar ou relativizar esses atos. Sempre fica muito claro que são atos vis.
E assim, continuam a alterar os livros ......
E também ela não sabia que o Ramsay era psicopata, né. Um dos argumentos também é que ela já estava "crescida" ou "crescendo" no seu arco e isso teria sido um ponto de queda. Eu sinceramente, não acho. Ainda não vi crescimento significativo na personagem na série. Se ela tivesse reagido ou feito alguma coisa mais esperta/forte eu realmente teria ficado bastante surpresa.
Na verdade acho que é meio inocência achar que em uma produção desse nível eles vão sair mudando a história sem nenhuma consideração. Lógico, isso não significa que o caminho escolhido por eles seja necessariamente o melhor em termos de desenvolvimento do roteiro, mas eu prefiro dar o benefício da dúvida para ver como isso tudo vai se desenrolar.
Tudo é motivo para acusar a série de misoginia. Os livros, estranhamente, escapam de qualquer crítica.
Como comentou @Mireille, para os telespectadores não ficou nem um pouco claro se Sansa sabia que Ramsay era um psicopata.
Um caminho alternativo, ao invés do casamento, seria colocar alguns diálogos para garantir que Sansa soubesse do sadismo de Ramsay para poder viabilizar algumas alternativas, tipo ela enrolando para casar, inventando desculpas, tipo querer alguém da família da mãe dela em Winterfell, sei lá. Poderiam inventar uma enrolação (crível) até que Ramsay se irritasse e atacasse Sansa, obrigando-a a usar o recurso da vela na janela para então fugir. Pronto, sem casamento e sem estupro.
O ponto é: Se casaram os dois personagens, CONSIDERANDO AS PERSONALIDADES DOS PERSONAGENS E A CULTURA DE WESTEROES, o estupro era a narrativa mais óbvia.
sobre isso:pela série, Ramsay me parece psicopata, mas não burro a ponto de constranger alguém de quem ele precisa pra ter o Norte. Mas eu posso estar enganado.
Você não tem visto TV ultimamente, né?
Eu entendi esse ponto que a câmera ter focado só no Theon pode levar a essa questão narrativa de criar empatia com ele, e não com a Sansa. Mas a cena seria super mais forte se tivesse focado nela, né? A minha primeira impressão quando assisti foi que fizeram isso pra suavizar o impacto, e vermos através dele como foi terrível (ou seja, não necessariamente pra criar empatia com ele, mas realmente não entendo nada de narrativas, câmeras e etc).
a Sansa sobreviveu a tantas tentativas de estupro lá em King's Landing. coitada! Bom, ainda não li o livro para saber até onde ela sobreviveu ou não