Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
ah tá! foi mal, mas não tinha me ligado dissoEnquetes começam sempre na quinta...
Vcs que não indicaram dentro do prazo semana passada...
vai ficar mais feio se eu disser que não li o primeiro post??Ta escrito no primeiro post =P
vai ficar mais feio se eu disser que não li o primeiro post??
Mas ta indicado desde semana passada. Amanhã abro enquete.Amanhã indico o Schmitt, lindos.
Só precisa ler os 3 primeiros parágrafos e dar ctrl+f pra saber se o autor que vc quer indicar já tem tópico...
Feito! As regras gerais eu já sabia, só não essa parte dos dias pra cada coisaSó precisa ler os 3 primeiros parágrafos e dar ctrl+f pra saber se o autor que vc quer indicar já tem tópico...
cara...Entonces, pro Schmitt não ter só o meu voto...
Carl Schmitt foi um filosofo político e jurista alemão, responsável pela gênese da chamada 'sociologia dos conceitos jurídicos', que busca realizar uma genalogia histórico-formal dos conceitos políticos e jurídicos presentes na Teoria do Estado.
É dele uma série de conceitos e termos-chaves, como:
- Teologia política: 'Todos os conceitos fundamentais da moderna teoria do Estado são conceitos teológicos secularizados'
- O conceito do político: A dicotomia fundamental e propriamente política é a distinção amigo-inimigo, a base do que é realmente a política.
- Soberania e decisionismo: 'Soberano é aquele que decide na exceção' Liberalismo como compartimentalização e fragmentação técnico-administrativa da decisão, fuga moral da responsabilidade.
- Ditadura: Ditadura como um cargo que se assume no estado de exceção, a fim de assegurar o cumprimento da Constituição, enquanto não se retorna ao estado de normalidade da lei.
- Parlamentarismo democrático em crise: Incompatibilidade entre liberalismo e democracia.
- O nomos da Terra: A habitação humana integrada e unificada em uma centralidade, uma referencialidade antes geopolítica que ideológica, um omphalos concreto de articulação de interesses e agendas políticas reais que de abstrações filosóficas ideais.
Ligado ao nazismo, e notório defensor jurídico de Hitler, principalmente na chamada 'Noite das Facas Longas', em seu papel de 'ditador comissariado', a figura polêmica de Schmitt sofre ainda ostracismo nos meios acadêmicos mas hoje volta a ser lida, reabilitada nesses mesmos meios como fim de estudo da realidade política e jurídica atual, do globalismo, dos conflitos internacionais etc.