Ok, achei o texto do diário. Deu trampo passar pra cá, então façam o favor de ler
Vale lembrar que é de 1994, eu tinha 13 anos... e adolescentes com 13 anos em uma época pré-internet costumavam ser mais inocentes
Nossa. Escrevi todo o texto em verde e amarelo
"
1º Capítulo: O 1º Tempo
Dúvida, medo e a espera de um gol. A Itália também era tri...
2º Capítulo: O 2º Tempo
A defesa italiana era realmente muito boa (nota da Anica de 2003: PAGLIUCA GOSTOSOOOOOOO)
Dá os 45 minutos e já não sentia mais aquele nervosismo sadio: agora era prorrogação!
3º Capítulo: A Prorrogação
Parreira tira o Zinho e coloca o Viola (nota da Anica de 2003: O apelido do Zinho na época era enceradeira
)
Este ataca bem mas, durante os 30 minutos, nada de gol. O juiz apita e o sangue ferve: iríamos para os tão temidos pênaltis!
4º Capítulo: Os Pênaltis
A idéia de desligar a TV e fazer de conta que o Brasil não estava jogando não foi aplaudida. Nem contei direito. Taffarel defende o chute do Massaro e, graças ao italiano Roberto Baggio, o Brasil agora é TETRACAMPEÃO (nota da Anica de 2003: Pentacampeão
)
5º Capítulo: O Sentimento
Não importava o lugar em que estava! Chorei! Chorei quando Dunga levantou a taça, chorei com as homenagens ao Senna. Chorei. Obs. O coração bate forte pelo goleiro Pagliuca[/i] (nota da Anica de 2003: eu não disse, eu não disse?!).
6º Capítulo: Agradecimentos
Raffarel, Jorginho, Ricardo Rocha, Ricardo Gomes, Mauro Silva, Branco, Bebeto, Dunga, Zinho, Raí, ROMÁRIO, Zetti, Aldair, Cafu, Márcio Santos, Leonardo, Mazinho, Paulo Sérgio, Mueller, Ronaldo, Viola, Gilmar, Parreira, Zagalo, CBF e....
... Thomas Ravanelli (tomou no c*, desgraçado!) (nota da Anica de 2003: eu realmente odiava esse cara. ele tirava uma com a nossa cara toda vez que defendia chute a gol do Romário
)
, Joseph-Antonie Bell, Stanilav Cherchesov, Ed de Goey e Tony Meola (por deixarem a bola entrar)... VALEU!
7º Capítulo: Os Piores Momentos
O sofrimento do torcedor... 120 minutos é foda!(nota da Anica de 2003: foda nada. eu assisti ao jogo na casa de uma tia que faz um quentão lôco de bom, passei a maior parte do jogo perto do panelão
)
8º Capítulo: Para Sempre na Memória
O Bebeto marcando gol para o filho do Leonardo e depois para o próprio filho; o "Eu te amo, eu te amo!" do Bebeto para o Romário; o Branco com seu gol cala a boca; o Leonardo sendo expulso; Romário fazendo gol de cabeça nos gigantes da Suécia; o goleiro búlgaro(nota da Anica de 2003: ele era careca e tinha acabado de fazer implante de cabelo
)
; o violento Espanha x Itália (nota da Anica de 2003: esse jogo eu vi em São João Del Rey. Eu não consigo esquecer do cara enxugando o sangue que escorria para poder voltar para o campo.)
Enfim...
A TAÇA É NOSSA!!!
E esse foi o texto que eu escrevi. Um ano depois eu brincava de escrever crônicas esportivas, mas essas ficam bem guardadas num canto æ. Nos primeiros meses da faculdade o pessoal me conhecia como "a menina que quer trabalhar na Placar"
Nessa Copa também teve muitas propagandas interessantíssimas, como a da Folha que dizia "Copa do Mundo: o raro momento quando você e sua sogra estão do mesmo lado". E tinha uma do Plano 100, que ocupou 2 páginas de um jornal (peguei em Minas e guardo até hoje de recordação), onde dizia "100 Súplicas para Parreira". As mais engraçadas:
8. veja o videoteipe dos outros jogos.
9. veja mais uma vez o videoteipe dos outros jogos.
10. esqueça o videoteipe dos outros jogos (você pode gostar).
18. tranque o Zagalo no quarto do hotel.
25. se o Romário se resfriar, deixe ele jogar gripado.
26. em hipótese alguma dê algum descongestionante nasal a ele.
27. lembre-se do maradona.
39. se o Brasil perder, não se esqueça de pular da Golden Gate.
40. se o Brasil perder, não se esqueça de jogar o Zagalo da Golden Gate.
41. se você quiser, pode levar o Zinho também.
43. mude o esquema de jogo.
44. ou melhor, faça um esquema de jogo.
71. não se empolgue com o resultado contra a Rússia
72. não se empolgue com o resultado contra Camarões
73. e, principalmente, não se empolgue com o resultado contra a Suécia.
88. não se deixe influenciar por estranhos (leia-se Zagalo).
89. lembre-se do Viola
90. lembre-se do Mueller
93. esqueça o Paulo Sérgio
94. lembre-se do Brasil (um dia você vai querer voltar para cá)
95. não deixe tudo nas mãos do Romário
96. deixe nos pés.
Hum, e só para concluir as lembranças da Copa de 94, um trechinho de uma reportagem que saiu na
Veja de 20 de julho de 1994 (gente, eu guardei até jornal britânico com reportagem sobre o Tetra
):
"Nem nos tempos em que Pelé vestia a camisa 10 mais famosa do mundo, uma Seleção Brasileira de Futebol dependeu tanto de um único par de chuteiras. As esperanças dos torcedores brasileiros estarão concentradas neste domingo na magnética figura de Romário de Souza Faria. Movido por uma força instintiva raras vezes desencadeada com tanto furor nos campos de futebol, Romário marcou cinco gols decisivos, levando o Brasil à final da Copa do Mundo contra a Itália..."
Falem o que quiser, mas pelo que esse baixinho fez naquela copa, até hoje é um dos meus ídolos no futebol