Barcelona x Atlético de Madrid
Barça vem numa fase que, mesmo longe de desastrosa, está algo aquém daquilo que seus torcedores podiam almejar. Talvez, porém, a zica seja exagerada pela mídia pelo simples fato de eles não terem mais o distintivo de "melhor time do mundo", que se encontra - pasmem - com a nova equipe de Guardiola. Por outro lado, o Atlético de Madrid está numa fase excelente, tendo passado sem problemas nas oitavas contra o combalido Milan. Equilibrado, mas fico tentado a apostar no Atlético.
Real Madrid x Borussia Dortmund
Sinceramente? Torço pro Dortmund na Champions, mas o Borussia este ano vem apresentado vários altos e baixos do meio para frente, e apenas baixos do meio para trás. Como vai enfrentar um Real extremamente poderoso lá na frente, com Bale, CR7 e Benzema, acho os madrilenhos amplamente favoritos para esse jogo. Além disso, há o agravante de que a peça mais importante taticamente do time prussiano para o trunfo do ano passado - Ilkay Gündogan - está no estaleiro para o resto da temporada. E tem mais: Lewandowski tomou terceiro cartão e está suspenso para o jogo de ida, que é no Westfalenstadion. Muito complicado. Resta ao torcedor aurinegro acreditar naquela capacidade que seu time tem de surpreender.
Paris Saint-Germain x Chelsea
Outro duelo bastante equilibrado. Mas o PSG ganhou seu duelo nas oitavas com mais moral que o Chelsea, e este será meu critério de desempate.
Manchester United x Bayern de Munique
Acho esse o duelo mais desequilibrado das quartas, pelas circunstâncias. Mais aaté mesmo que Real x Borussia. Manchester vem numa fase pífia e teve que jogar a melhor partida de sua temporada para bater o time teoricamente mais fraco das oitavas de final, o Olympiacos - que também teve suas chances no jogo de volta, apesar dos 3 x 0. E o Bayern, bem, vem quebrando todos os recordes em seu campeonato nacional, e é a equipe que tem o selo de "melhor time do mundo" atualmente. A combinação do pragmatismo clássico alemão, de jogo vertical e com cruzamentos, a absorção sistemática e seletiva que o antecessor do Guardiola, Heynckes, fez do estilo de jogo rápido e eletrizante borussiano, a incorporação de elementos do tiki-taka catalão por Pep e um dos melhores bancos que eu já vi faz dos bávaros uma equipe que tem padrão de jogo apropriado para todas as situações. Na real, se o United passa, o Moyes salva a vida dele por uma temporada.