Heceldamar
Usuário
°Arien° disse:E para o livre-arbítrio:
A vida de Tuor antes de encontrar Ulmo. Ninguém o obrigou a ir a Nevrast, mas ele foi conduzido a isso (no Silmarillion diz que Ulmo colocava em seu coração o desejo pelo mar, não diz? preciso pegar meu livro de volta..). Essa questão eu acho complicada: será que Tuor poderia ir contra uma influência da qual ele não se dava conta (ele não desejaria isso, mas, se desejasse, poderia?)? Acho que não... não seria esse então um caso de privação do livre-arbítrio? Não sei responder isso com certeza.
Ao meu ver, isso não seria uma privação do livre-arbítrio. Seria uma influência externa, e só. Se seguirmos essa linha de pensamento, por exemplo, os fëar desabrigados que possuíssem um hröa estariam quebrando o lívre-arbitrio.
É importando destacar que Ulmo só instigou Tuor, nunca o obrigou. Foi um estímulo muito forte, é verdade, mas não foi uma ordem propiamente dita. E a privação do lívre-arbitrio seria isso, um comando destinado a um ser com fëa, que responderia, e consequentemente, executaria esse comando, que não viria dele. Ulmo unicamente instigou Tuor. E só.