Elessar Hyarmen
Senhor de Bri
Existiu sim. Tanto é que Melkor, Sauron, Saruman, Feanor, Ar Pharazon dentre outros escolheram o rumo que acharam que era certo, embora para os olhos dos demais valar e Eru fossem equivocados,
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Elessar, embora eu mesmo seja um defensor ferrenho do livre-arbítrio nas obras de Tolkien, esse argumento que você apresenta é falho. Você assume primariamente que eles escolheram um caminho pra provar que eles tinham livre-arbítrio, ou seja, liberdade de escolha. Mas quem garante que eles escolheram isso, que isso não estava traçado desde o princípio? Não dá pra eleger um ato de um personagem e dizer que foi livre-escolha sem uma base para afirmar isso (embora nós tenhamos essa base, as palavras de Tolkien, isso não está explícito no post). Parece uma petitio principii: você parte da tese que eles escolheram esse destino pra provar que eles escolheram esse destinp. Mas, em princípio, nada impede que houvesse um Destino atuando sobre eles, impedindo-os de fazer uma escolha verdadeira.Existiu sim. Tanto é que Melkor, Sauron, Saruman, Feanor, Ar Pharazon dentre outros escolheram o rumo que acharam que era certo, embora para os olhos dos demais valar e Eru fossem equivocados,
Elessar, embora eu mesmo seja um defensor ferrenho do livre-arbítrio nas obras de Tolkien, esse argumento que você apresenta é falho. Você assume primariamente que eles escolheram um caminho pra provar que eles tinham livre-arbítrio, ou seja, liberdade de escolha. Mas quem garante que eles escolheram isso, que isso não estava traçado desde o princípio? Não dá pra eleger um ato de um personagem e dizer que foi livre-escolha sem uma base para afirmar isso (embora nós tenhamos essa base, as palavras de Tolkien, isso não está explícito no post). Parece uma petitio principii: você parte da tese que eles escolheram esse destino pra provar que eles escolheram esse destinp. Mas, em princípio, nada impede que houvesse um Destino atuando sobre eles, impedindo-os de fazer uma escolha verdadeira.
Sugiro uma leitura mais atenta do tópico, se ainda não foi feita, pra compreender as nuances desse tema, que é muito complexo.
Se o assunto é complexo, baseado em que eles não tiveram livre arbítrio? Dentro da minha concepção, embora Eru fosse o Senhor todo poderoso do universo (pelo menos essa é a minha leitura) se houvesse um destino (que pra mim destino tem a ver com predestinação) há uma brecha para muitos pensarem que Eru embora desse o livre arbítrio, ao mesmo tempo existe por assim dizer um destino traçado para todos. Para alguns, a redenção, para outros um fim trágico, seria um Deus cruel.
Eu não estou dizendo que eles não tiveram livre-arbítrio, estou dizendo que o argumento não prova que eles tinham, pois é uma petitio principii. Nós sabemos que eles tinham porque Tolkien especificou que os homens tinham livre-arbítrio. Mas apontar um ato e dizer que ele foi fruto do livre-arbítrio é falho.Se o assunto é complexo, baseado em que eles não tiveram livre arbítrio? Dentro da minha concepção, embora Eru fosse o Senhor todo poderoso do universo (pelo menos essa é a minha leitura) se houvesse um destino (que pra mim destino tem a ver com predestinação) há uma brecha para muitos pensarem que Eru embora desse o livre arbítrio, ao mesmo tempo existe por assim dizer um destino traçado para todos. Para alguns, a redenção, para outros um fim trágico, seria um Deus cruel.
Possuem sim e não tem a ver com bajulação, mas com a imortalidade e outros dons. Sendo imortais e tão poderosos os elfos tem uma vida diferente da humana, sem muita radicalidade nas escolhas e caminhos e um tipo de 'destino particular' dentro dos Círculos do Mundo, um destino biológico, por assim dizer, substancialmente diferente da condição humana. Logo o 'tipo psicológico' élfico é bem diferente do 'tipo' humano, por se tratarem de seres muito mais inteligentes, de longeva vida, e participantes de uma cultura, ciência, civilização milenares, desenvolvida por poucas gerações em um período imenso de tempo.
Seria então de se esperar que a liberdade seja entendida e vivida de forma diferenciada, pela relação que os imortais tem com o tempo, com a profundidade de suas escolhas, com o destino do Mundo, etc, é todo um outro tipo de livre-arbítrio, um outro tipo de arbítrio e outro tipo de liberdade.
Os maiar são muito superiores a eles e, no entanto, corromperam-se em grandes números, a verdade é que Tolkien engrandeceu tanto os elfos que acabou por diminuí-los.
Eu não vejo dessa forma. São corrupções diferentes.
Acho que temos dificuldades em entender os elfos pela nossa visão limitada, precisa ter um olhar maior, mais abrangente e profundo. Procurar entender a relação entre os elfos e a noite, as estrelas, o que significa sua tristeza e porque as eras que a enriquecem aumentam sua beleza. São coisas que não dá pra explicar, mas que você vivencia na existência élfica.
Não, o desencaminhamento dos maiar é igual ao dos elfos, e mais parecido com o que os elfos sofreram em sua transformação em orcs. Não foram armadilhas espalhadas para convencer, alistar, persuadir, como os homens, mas um longo processo de deturpação, corrupção, envenenamento de seres fundaentais, longevos, ligados fortemente è vida do Mundo."Em suma, os maiores inimigos de Melkor sempre foram os elfos pois estavam atrelados aos círculos do mundo semelhantemente a Melkor e em razão disso recebiam o pleno impacto de sua ira, diferente dos homens ao qual teve pouco tempo para dedicar, deixando apenas o rastro de mentiras para dividi-los, o que mesmo assim se demonstrou eficiente uma vez que os homens eram fracos, ignorantes e traidores em sua maioria."
Iguaizinhos aos maiar.
Iguaizinhos aos maiar.
Não, o desencaminhamento dos maiar é igual ao dos elfos, e mais parecido com o que os elfos sofreram em sua transformação em orcs. Não foram armadilhas espalhadas para convencer, alistar, persuadir, como os homens, mas um longo processo de deturpação, corrupção, envenenamento de seres fundaentais, longevos, ligados fortemente è vida do Mundo.
Destrincha melhor a frase. Quem era igual aos maiar?
Obrigado por destrinchar.![]()
Nesse caso os Valar e Maiar têm uma larga vantagem por estarem juntos antes do mundo. O privilégio de lembrar da informação prévia e de ter desfrutado da companhia de Eru deixa a corrupção de maiar muito mais difícil de ocorrer. Os homens eram presas mais fáceis e mais passíveis de se corromperem. Para que um maiar caísse precisava se deixar levar pela majestade antiga que Melkor possuía, já aos homens as mentiras foram suficientes.
O que levaria uma maia a tornar-se Ungoliant? Somente um coração repleto de ódio.
Ou seja, tudo o que citou é agravante para os maiar e atenuante para os humanos.