Filha de Finarfin e irmã de Finrod Felagund; Quando nasceu, seu pai a chamou de Artanis (mulher nobre), mas sua mãe deu o nome de Nerwen ("Donzela-homem"). O nome que ela adotou foi o que seu marido (Celeborn) lhe deu, Galadriel, que é uma tradução do nome telerin Alatáriel.
Ela estava entre os líderes da rebelião noldorin contra os Valar e por isso também ficou impedida de voltar para o Oeste antes do perdão dos Valar, seus trabalhos contra Sauron na Terra Média no decorrer das Segundas e Terceiras Eras. Eras ajudaram muito nesse ponto.
Na Terra-média ela adquiriu muito conhecimento com a maia Melian. Desposou Celeborn de Doriath e com ele permaneceu na Terra Média após o final da Primeira Era. Guardiã de Nenya, o Anel da água, em Lothlórien.
Fundou o Conselho Branco. Governou junto com Celeborn o reino élfico de Lórien, um dos refúgios dos elfos na Terceira Era graças, em parte, ao poder do Anel Nenya. Com certeza era entre o povo élfico na Terra-média uma das maiores fontes de poder e sabedoria.
Depois da destruição do Um Anel, o poder do Anel Nenya se extingüiu e ela partiu da Terra-média através dos Portos Cinzentos, no mesmo barco que Gandalf, Bilbo, Frodo e Elrond.