• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mario Vargas Llosa

• Criador do tópico Criador do tópico Liv
  • Data de Criação Data de Criação
L

Liv

Visitante
Mario Vargas Llosa (nascido Jorge Mario Vargas Llosa) ( Arequipa, Peru, 28 de março de 1936), é um dos maiores escritores de língua espanhola, reconhecido, em nível mundial, como romancista, jornalista, ensaista e político.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mario_Vargas_Llosa

E aí, quem curte?

Tenho dele o "Travessuras da Menina má", o livro é divertido, no mínimo interessante, mas nada surpreendente, preciso ler mais obras dele para ter uma opinião concreta.

Quero ler uma obra dele após a brilhante entrevista na Veja.
Alguem sugere a mais clássica?

Abs,

fcm disse:

[align=justify]Li alguns livros dele, posso dizer que gosto da Literatura dele, recomendo Pantaleón e as Visitadoras e sempre ouço falar muito bem de Conversa na Catedral, tida como obra monumental, mas esse eu ainda não li.

A Festa do Bode é legal e Quem Matou Palomino Molero? deixa a desejar um pouco, a meu ver. Deixei os links das resenhas que publiquei no blog do Meia Palavra, se tu quiser dar uma olhada. [/align]

fcm disse:
Quero ler uma obra dele após a brilhante entrevista na Veja.

Abs,

Para começar eu indicaria Os filhotes e em seguida, para adentrar ao mundo dele, A Guerra do Fim do Mundo que é sobre a Guerra de Canudos e ele escreveu graças a Euclides da Cunha.

Finalmente eu estou lendo As Travessuras da Menina Má. Adorável. =)

Comprei no pacotão de natal Pantaleón e as Visitadoras.
Ainda não comecei a ler pois ele ficou em 3º na fila deste ano.
Mas já estou ansioso.
Comento pós finalizar!

Entrevista com o Llosa por Ricardo Setti (jornalista e colunista da Veja).

Última edição por um moderador:
Saiu uma matéria sobre ele na Le Monde Diplomatique: http://diplomatique.uol.com.br/artigo.php?id=822&PHPSESSID=2992afb2cd65c8594faad2ff286459fc

Foi uma das mudanças mais bizarras que eu já vi. Elogiar Tatcher, Sarkozy e Berlusconi é brincadeira...

Mas fiquei curioso para ler os livros mais antigos dele.

fcm disse:
Comprei no pacotão de natal Pantaleón e as Visitadoras.
Ainda não comecei a ler pois ele ficou em 3º na fila deste ano.
Mas já estou ansioso.
Comento pós finalizar!

Eis que li Pantaleão e as Visitadoras.
O livro é muito bom, uma leitura humorada que valeu! Conta a história de um militar que iria organizar o SVGPFA e sua vida virou de pernas pro ar..
tem até filme, que irei vê-lo em breve, mas queria ler alguma outra obra mais a cara dele, já que o autor afirmou que tentou levar este livro a sério como os outros, mas não conseguiu!

[align=justify]Pois é Brianstorm, Llosa foi mais um nome que protagonizou a onda de "viradas ideológicas" na América Latina depois dos desmandos do Fidel, da stalinização e outros eventos, como a Primavera de Praga, por exemplo.

Nessa virada o posicionamento dele mudou e ele passou a ser arauto de políticas de direita, chegando a adotar posicionamentos senão favoráveis ao menos lenientes com o neoliberalismo e adjacentes. Por isso muitos localizam a melhor parte de sua obra os romances e escritos mais antigos.[/align]

Alguém sabe dizer algo sobre a escrita dele? Ele é reconhecido mais pela temática do que pelo estilo? Comprei hoje Lituma nos Andes e não faço ideia do que esperar, e não quero que seja o Google a me dizer =)

[align=justify]Não sei sobre o Lituma nos Andes, mas Batismo de Fogo, A Festa do Bode e Pantaleón e as Visitadoras tem recursos de narração bem interessantes. Eles partem de pontos de vista múltiplos, tem vários narradores e portanto vários fios de história que vão sendo contados, e que, de algum modo, formam um quadro maior, se integrando e mostrando diferentes primas acerca da história que está sendo contada.

Pantaleón e as Visitadoras, por exemplo, tem além da narração do Pantaleón, as cartas de sua mulher, os relatórios que ele mandava para o alto escalão do exército e outros meios de fazer o leitor ter contato com a história. A Festa do Bode tem três focos de narrativa, de modo que vemos a 'mesma' história sendo contada por três ângulos diferentes e inclusive tempos diferentes. Acho que isso dá um ritmo bem maneiro para a história.

Fora esses recursos, creio que ele não atraia tanta atenção no que tange à linguagem propriamente dita. Espero ter me feito claro. XD[/align]

Do Vargas Llosa, já li "Batismo de Fogo" (também traduzido literalmente por "A Cidade e os Cachorros") e "Elogio da Madrasta".
O primeiro é ótimo, e recomendo deveras.
O segundo é divertidinho, mas esquecível.

E sempre ouvi falar muito bem de "A Guerra do Fim do Mundo", se alguém não souber por onde começar...

Li As Travessuras da Menina Má e amei!

O que vcs me recomendam dele?

A Festa do Bode é muito bom. Sempre ouço falar bem de Conversa na Catedral, embora não tenha lido ainda. Batismo de Fogo (ou A Cidade e os Cachorros, dependendo da edição) é bom também, e Pantaleón e as Visitadoras é bem engraçado e tem experimentações de narrativa bem legais.

Eu só posso recomendar A Cidade e os Cachorros, que é ótimo.
Mas sempre lembro do professor Sergius Gonzaga dizendo que A Guerra do Fim do Mundo era um dos melhores livros que já havia lido.
Ainda não o pude confirmar pessoalmente. Mas fica a dica.
E A Festa do Bode minha namorada curtiu também.

aff... Agora vi que, sete meses atrás, já havia dito quase tudo isso. o_O

Eu adoro Travessuras da Menina Má. É uma homenagem ao babaca que mora em todos nós :lol:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.794,79
Termina em:
Back