Olifante disse:
Então faz uma Libertadores B, a la Copa da Uefa, que acontece concomitantemente com a Libertadores, com os times que não conseguiram se classificar pra Libertadores.
Era pra ser a Copa Sul-Americana.
Olifante disse:
O que tem que acabar é com a putaria da Copa do Brasil não poder contar com clubes da Libertadores.
Concordo. Mas tem que mudar o calendário, de alguma forma.
Olifante disse:
Outra coisa ridicula é o Campeão da Libertadores não poder disputar a falida da Sulamericana, sendo que o Campeão Brasileiro (competição menor) pode disputar as duas.
Que eu saiba, o campeão da Liga dos Campeões da UEFA não disputa a Copa da UEFA. Por analogia, não há motivo para isso acontecer aqui na América do Sul.
E o campeão brasileiro disputar as duas é palhaçada, aberração, não deveria acontecer isso. Deveria disputar só a Libertadores, e ponto.
Falaram de voltar com a Supercopa da Libertadores, mas creio que isso é inviável. Fora que não existe, nesse caso, a intenção de beneficiar times que ficaram fora da Libertadores, e sim dar uma fatia extra do bolo para o mesmo grupinho de times de sempre. Ainda, seria mais uma tentativa de socorro a times falidos há anos, como Peñarol, Racing, Nacional Medellín, Argentinos Juniors...
Time tem que jogar competição por ter força no momento, e não por tradição, "camisa".
Não falo isso por meu time não entrar nessa Supercopa. Mesmo que o Corinthians pudesse, continuaria sendo contra.
O que a droga da CONMEBOL tem que fazer é corrigir a Copa Sul-Americana, e fazê-la parecer mais com a Copa da UEFA. Os critérios de classificação adotados pela CONMEBOL atualmente já são melhores que os da UEFA (Fair play? Média de público? Até ano passado, campeão não se classificava para o ano seguinte?
). Basta fazer alguns ajustes, e pronto, fica um campeonato bacana.
Mas não, né, Sr. Leóz?
EDIT:
Fingolfin disse:
O campeão brasileiro não pode disputar a sulamericana já q ele estará na libertadores.
Pode sim, infelizmente. Tanto que, este ano, o Santos disputou as duas.