E acabou a 2ª rodada do Brasileirão com uma surpresa na ponta de cima da tabela. O líder isolado é o Figueirense que sagrou-se campeão catarinense, mas para tal passou por uma campanha um tanto quanto irregular. Hoje os catarinenses venceram o Atlético-PR, em plena Arena da Baixada, com poucos torcedores, sob revolta contra o preço dos ingressos (R$ 30,00). Sinceramente, ainda não tive a oportunidade de acompanhar o Figueira em um jogo completo. Na próxima rodada, eles pegam o Santos em Florianópolis. Esse vai ter cobertura da TV e deve atrair minha atenção.
Antevendo o que os tricolores do Fórum vão falar, o Fluminense foi vítima do juiz mais uma vez! Ao meu ver, o Roger sofreu um pênalti não marcado, mas ainda acredito que não há uma intenção anti-fluminense, como o próprio Roger insinuou no final da partida.
E por falar em declarações contundentes, me surpreendeu a declaração do Levir Culpi antes do início da partida do Botafogo contra o Santos. Ele afirmou que o seu ciclo no clube já estava acabado e que após o final do jogo, teria uma conversa no sentido de rescindir o seu contrato com o Bebeto de Freitas. Até certo ponto, concordo com o Levir... Sim, o clima no Botafogo não está bom! Pessima campanha no estadual, eliminação precoce na Copa do Brasil, um ano anterior tumultuado e cheio de pressão e, como se isso fosse pouco, um início de Brasileiro com duas derrotas seguidas... Tudo isso se acumula e dá ao Levir motivos pra afirmar o que ele afirmou, mas não no momento em que ele afirmou. Eu imagino se ele também falou desse modo na preleção... Não é um discurso muito encorajador! Mas o fato é que o Botafogo precisa de um rumo na competição, senão a coisa acaba ficando preta demais. Eu acompanhei a partida deles contra o Santos e vi mais do que a superioridade técnica dos jogadores do Santos. Vi um time extremamente bem armado de um lado, com um 4-4-2 clássico, no qual um volante fixo dá liberdade para os outros dois volantes avançarem e marcarem a saída do time adversário sob pressão. E do outro lado, vi um time armado pra empatar a partida com um 4-5-1 totalmente despretencioso, chegando a dar a impressão de medo, esperando pelo resultado negativo, como se isso fosse impossível de ser evitado. Esse foi o quadro do jogo durante os 90 minutos... O Botafogo te time, no papel, pra ir mais além disso... Precisa de ânimo, moral, incentivo e garra!
Vi também o jogo do Corinthians e gostei da postura tática do time do Parque São Jorge. Como eu já havia dito em algum lugar por aqui, eu acredito no Oswaldo de Oliveira. Ele teve um bom tempo pra preparar esse grupo e, se o time mantiver o moral elevado e a diretoria conseguir segurar essa equipe principal, o Corinthians pode fazer uma campanha um pouco mais honrosa que a do ano anterior. O que me chamou bastante a atenção foi o modo como o time sufocou o Paysandu no final, quando estava com 2 jogadores a mais. Esse tipo de pressão é o que a torcida gosta de ver... Com garra e vontade de vencer, os Corinthianos insistiram até o final, quando Rincón cabeceou sozinho na área, marcando o gol da vitória.
Houve dois jogos que eu gostaria de ter visto e não pude pois não houve transmissão. Um deles foi o jogo do São Caetano. Eu não entendo isso! A imprensa em peso elege o time do ABC como um dos favoritos ao título, certo? Isso deveria significar que o futebol que eles apresentam é um dos mais vistosos do campeonato. Apesar disso, a TV (aberta ou paga) não transmite os jogos do Azulão. E nós, amantes do futebol bem jogado, somos obrigados a ver jogos ruins como Atlético-MG x Vasco. Outro que gostaria de ter visto foi Vitória 6 x 1 Paraná. Não só pelo largo placar, mas para ver onde o time do Paraná, que venceu bem o Santos na rodada anterior, errou nessa partida. Uma coisa é certa: nesse tipo de campeonato, regularidade trás muitos frutos. E o Paraná não está, até agora, sendo regular.