Emerson Leão troca o São Paulo pelo futebol do Japão
Levi Guimarães e Marcius Azevedo
MBPress e Pelé.Net
Em São Paulo
QUEM É EMERSON LEÃO
Local de nascimento: Ribeirão Preto (SP)
Principais clubes: Sport, Palmeiras, Atlético-MG, Internacional, Juventude, Santos, Cruzeiro e São Paulo
Principais títulos: Campeonato brasileiro 1987 (Sport) e Santos (2002); Copa Conmebol 1997 (Atlético-MG) e Santos (1998); Campeonato Paulista 2005 (São Paulo)
Seleção brasileira: Em oito meses, disputou três jogos pelas eliminatórias (uma vitória, um empate e uma derrota) e ficou em quarto lugar na Copa das Confederações de 2001
O técnico Emerson Leão não trabalha mais no São Paulo. Alegando ter uma dívida de gratidão com um ex-jogador, o treinador deixou o clube tricolor para assinar contrato com o Vissel Kobe, do Japão.
"Não estou saindo por causa de resultados ou algo relacionado ao time. Tenho uma dívida de coração com uma pessoa do Japão que pediu ajuda e eu não posso negar", afirmou Leão nesta segunda-feira à noite.
Leão teria uma 'dívida de gratidão' com Miura Istoshi, que foi seu jogador em sua primeira passagem pelo futebol japonês. O ex-atleta hoje é dirigente do Kobe, clube que faz péssima campanha na primeira divisão do futebol do Japão.
O ex-são-paulino passou pelo futebol japonês no início da década de 90, comandando o Verdy Kawasaki e Shmizu S-Pulse.
"É um clube menor que jogou oito partidas e perdeu as sete últimas. É uma pedreira que vou assumir, mas eu preciso ir. Não tinha como negar. Essa pessoa do Japão me ligou pedindo para eu ir. Foi meu atleta. Hoje ele é diretor do time. Gosta muito de mim e eu não podia deixar de ajudá-lo", explicou.
SEM MULTA
Emerson Leão não terá de desembolsar nenhum centavo por quebra de contrato. Marcelo Portugal Gouvêa, presidente são-paulino, confirmou que a rescisão aconteceu sem nenhuma multa para o treinador. "Quem não quis a multa fomos nós, porque se tivesse multa o Leão poderia até continuar no São Paulo, mas ele continuaria infeliz. Por causa disso, o São Paulo não faz mais contrato com multa para treinador", explicou. O dirigente confirmou que a proposta do futebol japonês foi muito superior ao que Leão recebia no São Paulo. "Nós também sabemos que é complicado quando alguém trabalha num lugar e ganha 1x e recebe uma proposta para ganhar 3x".
Mas, além da amizade, Leão também terá grande retorno financeiro. Especula-se que o treinador irá receber cerca de R$ 1 milhão por mês. "Se você fala de amizade, o resto já deixa de importar, não tem nenhum significado. Mas lógico que de graça eu não vou", disse.
Sem técnico
Com a saída de Leão, o São Paulo fica sem treinador para seu próximo compromisso na Copa Libertadores da América. O time tricolor enfrenta a Universidad do Chile, quinta-feira, em Santiago.
"Amanhã (terça-feira) vamos acertar tudo, vou conversar com os atletas e oficializar minha saída. Eu não esperava sair agora do Brasil", afirmou o técnico, em sua despedida.
Três nomes aparecem como favoritos para assumir o lugar de Leão, todos com passagens pelo São Paulo. Muricy Ramalho, hoje no Internacional, já foi jogador e técnico do tricolor. Levir Culpi também já comandou o elenco são-paulino. O terceiro é Zetti, goleiro do bicampeonato da Libertadores e Mundial em 1992 e 1993.
Mesmo saindo, Leão aposta no time tricolor na disputa da Libertadores. "O São Paulo tem tudo para ser campeão da Libertadores. Tem tudo porque é um clube que tem um objetivo bem traçado e tem a união desse grupo que é importante", explicou.
NOVO TREINADOR
Segundo o presidente do São Paulo, Marcelo Portugal Gouvêa, o clube tricolor perdeu um dos quatro principais técnicos brasileiros. "Complicado a gente procurar agora porque os grandes técnicos brasileiros são Luxemburgo e Felipão, que estão fora do país, o Parreira, que está na seleção, e o Leão, que agora também está fora", analisou. Gouvêa, porém, garante que o São Paulo não ficará sem técnico nos próximos dias. "As pessoas ficam falando que o São Paulo está sem técnico, mas não está. Mesmo que seja interinamente, o Milton Cruz assume amanhã."
Campeão paulista, o técnico deixa o São Paulo por uma dívida de gratidão. Mas garante que agora tem outra. "Tenho uma gradidão com o clube, com os atletas e com a diretoria. Clube que aprendi a gostar nestes oito meses".
Boa passagem
Emerson Leão deixa o São Paulo com um bom currículo. O treinador comandou o time tricolor em 45 jogos, tendo 27 vitórias, 12 empates e apenas seis derrotas, com 68,88% de aproveitamento.
O time são-paulino marcou 103 gols neste período e viveu sua melhor fase justamente no Paulistão, com 49 no total, sendo o melhor ataque da competição.
O técnico dirigiu o São Paulo pela primeira vez no dia oito de setembro de 2004, assumindo no lugar de Cuca. Na ocasião, o time tricolor venceu o Paraná Clube, em Curitiba, por 2 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.
Naquele campeonato, o São Paulo terminou em terceiro lugar, atrás de Santos e Atlético-PR, conquistando uma vaga na Copa Libertadores. Ainda em 2004, o time tricolor foi eliminado pelo Santos na terceira fase da Copa Sul-Americana.
Na atual temporada, Leão levou o São Paulo ao título paulista, o mais importante para o clube desde 2001, quando conquistou o Rio-São Paulo. Além disso, o time tricolor faz boa campanha na Copa Libertadores e lidera seu grupo na primeira fase.