Assistente de Lars fala sobre novo álbum do Metallica
21 de fevereiro de 2008
O Virginia Fuel, chapter do MetClub de Virgínia, EUA, publicou uma entrevista com Steven Wiig, assistente de longa data do baterista do Metallica, Lars Ulrich. Um trecho da conversa pode ser conferida abaixo:
Virginia Fuel: Você teve alguma chance de ouvir o material novo que o Metallica está trabalhando para o novo álbum?
Steve Wiig: "Eu ouço o tempo todo. Eu não consigo me livrar disso. [risos] Eu geralmente estou no estúdio ou próximo dele com eles. Existem algumas coisas rápidas, coisas pesadas, coisas lentas. Existem algumas coisas lá que soam mais próximas um pouco do estilo de 'Fade to Black', 'Sanitarium', 'One'... O esquema guitarra limpa/riff, uma ótima melodia... O treco de verso com um refrão pesado e o final que detona tudo. É legal ouvi-los fazendo esse tipo de coisa de novo. Isso é o que Rick [Rubin, produtor] vem tentando dizer - não tenham medo de fazer mais do que vocês fazem muito bem. Não tentem reinventar a roda. Só façam um excelente disco do Metallica."
Wiig disse ainda, "até agora - até onde eu sei - James [Hetfield] está fazendo todas as letras por conta própria, e não necessariamente como foi feito no 'St. Anger' (o esforço em grupo). Eu imagino que Rick queria que James mergulhasse em seu próprio mundo, buscasse suas próprias coisas e trouxesse letras que viessem do coração. Em particular, eu já escrevi músicas (para bandas em que já estive) das duas formas (sozinho e de maneira colaborativa) e cada uma tinha seus pontos positivos e negativos. Eu acho que as gravações de James me mostrou realmente que ele é capaz de criar letras muito profundas quando ele as cria sozinho. Eu estou ansioso para ouvir o que ele trará liricamente."
Conheço bem todos os discos do Metállica da década de 80, qualquer um deles é muito melhor do que qualquer outro lançado depois do Black Album. Quando o Cliff Burton morreu, a banda passou por uma metamorfose, afinal ele era um referência forte para os companheiros. Num primeiro momento isso resultou numa obra prima. O Black Album é a mistura perfeita entre peso e melodia, sem falar das letras, mas tentando seguir a tendência do sucesso, lançaram fiasco atrás de fiasco. De repente, voltando às origens o Metallica consiga voltar ao sucesso com músicas realmentes isnpiradas.
O problema do Black é a sua superexposição na mídia...
Lembro quando comecei a escutar Metallica quando eu tinha 9, 10 anos...eu era criança mas me lembro bem como faixas como "Enter Sandman", "Sad But True", " The Unforgiven" e "Nothing Else Matters" eram exploradas ao extremo por qualquer rádio.Considero positivo o fato do Metallica ter mostrado para o mundo que o Metal não era uma coisa ruim ou coisa de " maluco cherador de lata"....hehe
Mas, eu considero oBlack um bom disco.É um clássico do Metal...
Mesmo assim, é inegável que o Metallica sabia agradar mais fazendo Thrash...pois era um estilo ainda "incipiente", e a banda, junto com várias outras, como Exodus, Venon, etc....ajudaram a marcar toda uma época...
O Black foi uma ousadia da banda, até porque o caminho que eles tomaram, depois da morte do Cliff, seria o caminho de alguma mudança....seria impossível eles continuarem fazendo aquele tipo de som, até porque eles sempre foram uma banda com idéias e gostos bastante ecléticos.Vide Cliff Burton, o mais aberto a mudanças....e o mais instruído musicalmente.
Cliff, provavelmente, aceitaria numa boa o Black Album...ele não era radical, como muitos fãs acham ao dizer que ele nunca teria permitido que o Metallica tomasse o rumo que tomou.