Olha, eu sinceramente até agora só me incomodei com uma única mudança feita pelo PJ nos filmes, que foi o Aragorn mandar o Frodo sozinho pra Mordor. Na minha opinião, foi a única cena que alterou significativamente o conteúdo da história original... e pra pior...
Quanto à Arwen guerreira, pedras em mim, mas eu adoro aquela cena! Ele passou uma emoção àquela perseguição digna dos antigos filmes de faroeste, ficou muito legal. Fora que Glrofindel não faz a menor diferença estando ou não no filme... e se fosse pra ele ter uma fala e sumir, melhor não ter mesmo...
O Haldir na história é até explicável, pois ele vai estar no Abismo de Helm junto com os elfos.
Aliás, essa história dos elfos no Abismo já me incomodou mais, mas atualmente eu me conformei. Vi algumas cenas e parece que ficou bem legal...
Parece que o PJ reservou uma pequena aliança entre homens e elfos e deixou só a última batalha pros humanos mesmo, a dos Campos de Pelennor...
E o Legolas surfista eu me amarrei. É o tipo de coisa que não faria falta, mas torna o filme mais divertido. É como aquela cena dentro de Moria que eles têm que pular a ponte caindo. Totalmente Indiana Jones, mas é bem divertida...