Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Hehehe. O que o estigma da adaptaçao nao faz na cabeça das pessoas. Há explosoes sim em Helm's Deep, é so checar. O TheOneRing até fez matérias a respeito, com trechos do livro. Aragorn achava que era "bruxaria de Saruman", mas aí entra a questao de como a subcriatividade era confundida com magia. Era pólvora mesmo.O Senhor do Escuro disse:Uma mudança n'As Duas Torres com a qual eu não vou com a cara é a explosão no Forte da Trombeta. O Saruman fala:
"There will be no dawn... for men!"
Daí explode uma parede no forte da Trombeta, mas eu não sei o que diabos é aquilo. Afinal, eles tinham bombas na TM?
Não
A única explicação é que poderia ser magia de Gandalf (improvável) ou de Saruman (aí já é demais). O que você acham disso?
Tolkien em 'As Duas Torres' disse:"No momento em que falavam, ouviu-se o clangaor de trombetas. Então houve um estrondo e um clarão de fogo e fumaça. As águas do Riacho do Abismo jorraram, assobiando e espumando: não estavam mais bloqueadas, um buraco fora escancarado na muralha. Uma tropa de figuras negras começou a invadir o lugar.
- Diabrura de Saruman! - gritou Aragorn. - Eles entraram na galeria outra vez, enquanto conversávamos e acenderam o fogo de Orthanc embaixo de nossos pés."
V disse:Fox tem razão. Lembro bem dessa passagem pq é um dos capítulos mais bem escritos de todo SdA. O capítulo termina exatamente com a frase "A montanha os havia derrotado."
Narag-gundu disse:O filme ignorou, quase sempre, a participação da Natureza da Terra-Média, muito presente no livro e que é muito interessante.
O que percebi da passagem de Caradhras é que a montanha agia por si, seja por vontade própria ou induzida por alguém. Os comentários de Gimli deixavam claro que Caradhras SEMPRE foi cruel.
Mas como filme é filme, livro é livro...
Ainda acho exagero criticar essa parte. Se o Faramir do filme fosse um fracote corrompido ele teria tirado o anel do Frodo em Ithilien. Pra que levar Frodo até Osgiliath ainda com o anel? Faramir fica sim em dúvida quanto ao que fazer com o anel e prorroga a decisao levando Frodo até Osgiliath, meio como o Aragorn esperando até a cachoeira de Rauros pra decidir se ia para Minas Tirith.Fëaruin Alcarintur disse:Achei blasfêmia o Faramir tentar tomar o anel de Frodo, o que é provável que apareça. Até no trailer, se me lembro bem, aparece o peito do Frodo com a blusa aberta e o anel envolta do pescoço, com a ponta duma espada como se tivesse acabado de cortar o botão da camisa dele.
leoff disse:Ainda acho exagero criticar essa parte. Se o Faramir do filme fosse um fracote corrompido ele teria tirado o anel do Frodo em Ithilien. Pra que levar Frodo até Osgiliath ainda com o anel? Faramir fica sim em dúvida quanto ao que fazer com o anel e prorroga a decisao levando Frodo até Osgiliath, meio como o Aragorn esperando até a cachoeira de Rauros pra decidir se ia para Minas Tirith.Fëaruin Alcarintur disse:Achei blasfêmia o Faramir tentar tomar o anel de Frodo, o que é provável que apareça. Até no trailer, se me lembro bem, aparece o peito do Frodo com a blusa aberta e o anel envolta do pescoço, com a ponta duma espada como se tivesse acabado de cortar o botão da camisa dele.
Mas Faramir, até que se diga o contrário, nunca ameaça realmente tirar o anel. No máximo força a barra para vê-lo, como na cena do preview TTT. O TheOneRing.net mostrou um trecho de um desses livros sobre TTT, recém-lançados, com spoilers sobre o filme. Um trecho claramente mostra o final do toma/não toma anel: Faramir nao toma e mostra a Frodo uma passagem em Osgiliath que o levaria a Mordor (provavelmente uma trilha até Minas Morgul/Cirith Ungol). Daí se conclui que, mesmo levando Frodo até Osgiliath, Faramir considerava seriamente liberar Frodo em vez de simplesmente levá-lo até o pai.
No filme, o Templo da Colina nao é considerado seguro o bastante. Antes de evacuarem Edoras, Saruman ordena um massacre nos vilarejos próximos a Edoras, e fica-se um medo que fizesse o mesmo com o Templo da Colina. Por isso todos vao para Helm's Deep. Éowyn fica encarregada de proteger as mulheres e crianças nas cavernas atrás do Forte da Trombeta. Ela e o Gimli, mais tarde.O Senhor do Escuro disse:2º :arrow: Théoden diz para a Éowyn bem claramente no trailer: "You must lead the people to Helm's Deep". Mas o que é isso, Peter? Éowyn vai para o Templo da Colina, quem vai para o Abismo de Helm é a Comitiva de Théoden. E porque a Éowyn está andando junto com o Aragorn, se eles vão para rumos diferentes? Eu acho que ela vai ir junto com eles para Isengard.
Arwen nao passa perto de Helm's Deep. Só aparece em Valfenda e Lórien.O Senhor do Escuro disse:Uma pergunta: Como sabem que a Arwen vai estar na batalha do Abismo de Helm? Eu só vi ela em Valfenda no trailer.
Quase tudo nos filmes é exagerado. Faz parte do estilo usado por PJ, para enfatizar determinados pontos. Os maiores acertos e erros estao aí. E os efeitos do anel sao o exemplo-mor disso. Faramir ceder ao anel é bem diferente do original, justamente pq propoe um conflito entre as diferentes naturezas do cara. Fica maior ambigüidade.Fëaruin Alcarintur disse:Não importa. No livro Faramir pede a Frodo que NÃO lhe mostre o Anel. É muito exagero, e fica em conflito com a natureza bondosa e sábia de Faramir.
leoff disse:No filme, o Templo da Colina nao é considerado seguro o bastante. Antes de evacuarem Edoras, Saruman ordena um massacre nos vilarejos próximos a Edoras, e fica-se um medo que fizesse o mesmo com o Templo da Colina. Por isso todos vao para Helm's Deep. Éowyn fica encarregada de proteger as mulheres e crianças nas cavernas atrás do Forte da Trombeta. Ela e o Gimli, mais tarde.