Filme horrível da porra! É como se alguém tivesse transformado o "eu quero, eu posso, eu consigo" num roteiro aleatório e falado: BORA FILMAR, TEM A MULHER MARAVILHA, E ISSO É O QUE IMPORTA. Para que eu pudesse considerar Mulher Maravilha 1984 um filme ruim, ele teria de melhorar, muito.
Diana passou de heroína para emocionalmente dependente. E, gente, de maneira alguma eu estou sugerindo que o filme deveria reforçar o estereótipo da mulher que não deve, nunca, ser vulnerável. O ponto não é esse. Eu acho que seria bacana, sim, mostrar as vulnerabilidades da Diana. Isso, se fosse bem desenvolvido, faria com que ela fosse uma personagem com mais camadas. Mas o que eu vi foi a descaracterização de um mulherão-da-porra.
Eu não consigo conceber a ideia de que a Diana nem questionou o fato de que o cara cujo corpo o Steve ocupou tinha uma vida, uma identidade, uma história. Quase setenta anos depois, o cara que ela amava voltou, no corpo de outro, e, BELEZINHA, BORA TRANSAR, AMOR! [Sei lá, gente, eu sou fã de Supernatural, até o diabo pede consentimento para entrar no corpo do povo. Achei pesadíssima a coisa, mesmo.]
E não para por aí: bora fazer o filme de um ícone feminista em que a gente encena competição entre mulheres. Mas, antes, vamos criar um clima de "vai sair uma amizade bacana, disso", para que a coisa fique bem com cara de "mulher é traíra, mesmo, sempre deseja o que a outra tem". E, para deixar a coisa ainda mais ferrada, vamos colocar que mulher inteligente é desastrada, socialmente inábil e incapaz de ser amada por quem ela é. Quem vai gostar de uma maldita nerd, sabe-tudo, não é, mesmo?
Ah, já que esse filme virou um arroz doce com quiabo, temos um vilão que quer mais, deseja mais, mas sabe-se lá o que ele vai fazer com isso. E o vilão tem um filho, que vai aparecer no filme, ocasionalmente, quando a gente precisar forçar um clima de emotividade, sabe? Só o conto de fadas, do amor perdido que regressa, não é o suficiente. Ainda está procurando pelas motivações do vilão, pela personalidade complexa dele, por alguma coisa além do fato de o ator ser muito bom? Pode parar de procurar, porque não vai encontrar.
Eu vou parar, por aqui, porque já perdi mais tempo do que deveria com esse filme. A lição que fica é a seguinte: que eu faça, ao longo do ano, escolhas melhores do que a que fiz, hoje, quando decidi ver esse filme.