• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Neil Gaiman

eu estava pensando que é bem complicado o negócio da amanda, não é tão preto e branco quanto as pessoas tentam colocar, pelo menos não sem conhecimento do contexto. eu acho que ela deve ser responsabilizada sim por saber o que o gaiman fazia e não agir sobre isso - aquela coisa que é questionada ali no fim, sabendo do perfil das vítimas dele, por que colocar uma guria vulnerável para trabalhar perto do gaiman? fica fácil acreditar que na verdade ela estava arrumando vítimas para ele.

mas.

o lance de trabalhar de graça. a amanda tem um livro sobre isso, a filosofia dela não é mistério para ninguém. se é correta ou não, é outro assunto, mas não dá para dizer que é fã da amanda (como a scarlett alega) e dizer que desconhecia a filosofia da "arte de pedir" dela. ela viveu anos - mesmo antes do gaiman - pedindo favores para as pessoas. ela vê esses trabalhos não remunerados como isso, favor. e muita gente batia palma e achava lindo e inclusive fazia favores para ela e agora que o caldo azedou ficam acusando como se fizesse parte de um pacote só (o dos abusos do gaiman).

vou reforçar: eu acho que ela tem culpa sim em não ter protegido pessoas que ela sabia que estavam vulneráveis, e acho também que ela sabia bem o perfil do gaiman e deve ter arrumado mais do que uma guria para ele. e isso é errado e deve ser investigado e deve ir para a justiça e tudo o mais.

mas me ferra a cara demais quando acordos são estabelecidos com conhecimento anterior e depois que a coisa fica ruim todo mundo entra no bonde de atacar pedras. eu seiiiii que há um desequilíbrio de poder na relação entre fã e artista, mas nesse caso aí de trabalhar de graça eu sinto muito, mas acho difícil alguém dizer que é fã da amanda e depois alegar que foi enganada. até porque se a gente vai partir para o argumento do desequilíbrio de poder na relação entre fã e artista, a gente vai ter que traçar uma linha aqui e dizer que bem, esse tipo de relação não pode existir. e fã nenhum quer isso, né. o sonho de qualquer fã é poder se aproximar do ídolo - nem que seja para ter uma anedota do tipo "amanda palmer dormiu no meu sofá" ou "amanda palmer emprestou meu piano".

nunca ouvi falar

(e bem, agora vai chover denúncia, né. é algo parecido com aquele primeiro momento do me too: mulheres se sentem mais confiantes de que serão ouvidas quando percebem que outras vítimas que denunciaram foram levadas à sério. porque a pior parte depois do abuso é essa, você tentar fazer a denúncia e aparecer um monte de gente passando pano "veja bem, vc vai destruir a vida desse moço tão talentoso" ou ainda "tem certeza? talvez vc não devesse ter ficado bêbada junto com o cara" e coisas do tipo.)

edit: corrigi a frase pq obviamente a pior parte do abuso é o abuso em si.

Última edição:

"the fact that he had Scientologist parents" << mas isso nunca foi segredo, nem os traumas dele lá com o pai dele. e digo mais: ele ter pais da cientologia não quer dizer nada sobre ele ser um abusador. as pessoas podem ter um pé atrás com a cientologia (quinhentos mil pés, até eu tenho), mas dizer que nisso aí tinha uma pista para o perfil de abusador dele é forçar a amizade. daria na mesma eu pegar uma das notícias de pastor pedófilo e dizer "que ele é pedófilo porque é pastor".

e me choca um pouco também a hipocrisia do "the fact that he slept with fans". eu vou dizer de novo no mesmo sentido que falei lá sobre a amanda palmer: enquanto o gaiman tava no auge, dar pra ele era o sonho de muita gente. pá, se ele chegasse em mim eu tava indo sem nem piscar e nem questionar o desequilíbrio da relação, era o gaaaaaaiman. enfim. o que quero dizer que o problema não é ele transar com fã se a fã queria transar. o problema é ele abusar da confiança da fã e praticar atos sem consentimento.

"the fact that he had Scientologist parents" << mas isso nunca foi segredo, nem os traumas dele lá com o pai dele. e digo mais: ele ter pais da cientologia não quer dizer nada sobre ele ser um abusador. as pessoas podem ter um pé atrás com a cientologia (quinhentos mil pés, até eu tenho), mas dizer que nisso aí tinha uma pista para o perfil de abusador dele é forçar a amizade. daria na mesma eu pegar uma das notícias de pastor pedófilo e dizer "que ele é pedófilo porque é pastor".

e me choca um pouco também a hipocrisia do "the fact that he slept with fans". eu vou dizer de novo no mesmo sentido que falei lá sobre a amanda palmer: enquanto o gaiman tava no auge, dar pra ele era o sonho de muita gente. pá, se ele chegasse em mim eu tava indo sem nem piscar e nem questionar o desequilíbrio da relação, era o gaaaaaaiman. enfim. o que quero dizer que o problema não é ele transar com fã se a fã queria transar. o problema é ele abusar da confiança da fã e praticar atos sem consentimento.
Concordo. Os comentários estão cheios de insights interessantes e vários disseram isso.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.794,79
Termina em:
Back