• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os 100 melhores livros do século XXI segundo o NY Times

  • Criador do tópico Criador do tópico Clara
  • Data de Criação Data de Criação
Fiz minha própria lista com 10 obras:
- Moacyr Scliar, Saturno nos Trópicos
- Denis Johnson, Sonhos de Trem
- Mathias Enard, Bússola
- Selva Almada, Garotas Mortas
- Marçal Aquino, Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios
- Inês Pedrosa, Os Íntimos
- Apostolos Doxiadis et al., Logicomix
- Samir Machado de Machado, Quatro Soldados
- Cormac McCarthy, Onde os Velhos Não Têm Vez
- Jonathan Littell, As Benevolentes

Daí, só Sonhos de Trem que aparece na lista do NYT.
 
Fiz minha própria lista com 10 obras:
- Moacyr Scliar, Saturno nos Trópicos
- Denis Johnson, Sonhos de Trem
- Mathias Enard, Bússola
- Selva Almada, Garotas Mortas
- Marçal Aquino, Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios
- Inês Pedrosa, Os Íntimos
- Apostolos Doxiadis et al., Logicomix
- Samir Machado de Machado, Quatro Soldados
- Cormac McCarthy, Onde os Velhos Não Têm Vez
- Jonathan Littell, As Benevolentes

Daí, só Sonhos de Trem que aparece na lista do NYT.

garotas mortas eu quase coloquei na minha lista tb, é muito bom.
 
O NYT no melhor estilo "Eriadan e suas várias retrospectivas sem esperar o ano inteiro acabar", não quis nem esperar ao menos até o fechamento de 2025 pra dizer que pelo menos fez uma lista avaliando totalmente o primeiro quarto de século, já que adoram um bom jogo de basquete fracionado em 4 partes e utilizar aquelas merdas de unidades de medidas fracionadas arcaicas por nutrirem um desprezo total ao Sistema Internacional de Unidades.

Mas provavelmente eles deviam precisar agitar o jornal com algum conteúdo cultural que não fosse a campanha eleitoral pra desestressar os leitores e publicar uma lista dessas em qualquer momento sempre rende alguma coisa, pois toda e qualquer lista ou ranking de qualquer assunto nunca agrada totalmente alguém, produz alguma discussão redundante, mas o que salva de útil é ao menos ver que de toda lista, mesmo que eu nunca tinha ouvido falar de alguém ou algum título ali publicado, ao menos dou uma anotada, procuro saber um pouco mais a respeito e vejo se futuramente alguns títulos ali vão me interessar.
 
Acredito que a maioria dos autores que escreverão os livros desse século sequer nasceram, alguns ainda são crianças que nem sabem ler ou escrever ou estão dando os primeiros passos, outros são jovens demais para sequer cogitar isso.
 
me toquei de outro problema da lista (lá vem a chata, fala, chata): o manual da faxineira da berlin é uma excelente coletânea de contos e de fato foi publicada no século XXI (o nosso, não o dos americanos). mas ele é um apanhado de contos de várias fases de escrita da berlin, tem coisa escrita nos anos 70, por exemplo (portando, século XX). explicando minha implicância: nesse esquema, seria válido, por exemplo, botar a coletânea de contos da clarice lispector na lista (já que a tradução é de 2015).

***

lithub fez uma lista com o que eles acham que faltou >>https://lithub.com/what-the-new-york-times-missed-71-more-of-the-best-books-of-the-21st-century/

aí lembrei do trust exercise da susan choi e agora eu vou refazer minha lista :dente:
 
me toquei de outro problema da lista (lá vem a chata, fala, chata): o manual da faxineira da berlin é uma excelente coletânea de contos e de fato foi publicada no século XXI (o nosso, não o dos americanos). mas ele é um apanhado de contos de várias fases de escrita da berlin, tem coisa escrita nos anos 70, por exemplo (portando, século XX). explicando minha implicância: nesse esquema, seria válido, por exemplo, botar a coletânea de contos da clarice lispector na lista (já que a tradução é de 2015).

***

lithub fez uma lista com o que eles acham que faltou >>https://lithub.com/what-the-new-york-times-missed-71-more-of-the-best-books-of-the-21st-century/

aí lembrei do trust exercise da susan choi e agora eu vou refazer minha lista :dente:
Na lista tem a tal da Trilogia de Copenhagen que é dos anos 70 também, mas só foi traduzida para o inglês no séc. XXI.
 
Última edição:
Outro problema da lista: não tem livro de poesia. Mas ninguém realmente liga. Então azar. :hihihi:

é mais um reflexo do perfil do leitor médio dos eua, não? não leem muita tradução, não leem poesia e não sabem como funciona a divisão de séculos.

(se bem que assim, eu gosto de poesia, mas eu não saberia muito bem quem indicar dos anos 2000 para cá. por outro lado, só de ninguém ter botado a rupi kaur já é vitória, não?)

Na lista tem também a tal da Trilogia de Copenhagen que é dos anos 70 também, mas só foi traduzida para o inglês no séc. XXI.

a svetlana tb tem isso. vi que teve gente que votou no vozes de tchernóbil (que também seria a minha escolha), mas se eu não me engano ele é de 1996.

***

tem um outro artigo que acabei de ler do lithub com uma pessoa que participou da lista mandando os 10 favoritos, aí ela explica qual foi o critério que o NYT passou: ficção ou não-ficção, publicado nos estados unidos em inglês a partir de 1º janeiro de 2000. o que meio que explicaria a falta de livros de escritores de outros países porque, como já comentado, a fatia do mercado para livros traduzidos é risível lá nos EUA. e aí ela diz que o NYT ofereceu uma lista com os melhores livros resenhados desde 2000 para que o pessoal refrescasse a memória ao votar, o que por si só já acaba direcionando alguns votos, né?

(e eu percebi que pelo critério a clarice realmente era elegível, mesmo que ela não tenha nada de século XXI)
 
74 livros da lista de melhores livros do século do The New York Times foram publicados no Brasil

No último dia 8 de julho, o The New York Times divulgou uma lista com os 100 melhores livros do século XXI, segundo o jornal. A pesquisa foi feita a partir de 503 consultas com pessoas que integram o mundo editorial e do livro nos EUA, como autores de ficção, não ficção, poetas, críticos e "amantes de livros". Segundo levantamento do PublishNews, dos 100 livros citados pelo jornal, 74 também foram publicados no Brasil.

O jornal americano ainda publicou um artigo em que mostra os dez livros escolhidos por personalidades famosas que participaram da votação, como Stephen King, Sarah Jessica Parker, Megan Abbott, Min Jin Lee e Junot Díaz.

Uma das autoras destaque da lista foi Elena Ferrante, com três títulos. Além de ficar na primeira colocação com A amiga genial (Biblioteca Azul), a autora italiana que se tornou um fenômeno literário no início dos anos 2020 apareceu na 80˚ colocação, com o último volume da tetralogia napolitana, História da menina perdida (Biblioteca Azul), e em 92˚ lugar, com o romance Dias de abandono (Biblioteca Azul).

A editora brasileira que mais publicou títulos da lista é a Companhia das Letras, com 33, seguida pela Intrínseca, com 8 títulos, Todavia (6) e Globo Livros (6). Confira as editoras brasileiras presentes na lista:

  • Grupo Companhia das Letras (Companhia das Letras, Alfaguara e Objetiva) – 33 títulos
  • Intrínseca – 8 títulos
  • Todavia – 6 títulos
  • Globo Livros (Biblioteca Azul e Globo Livros) – 6 títulos
  • Rocco – 3 títulos
  • Record (Record e José Olympio) – 3 títulos
  • HarperCollins – 2 títulos
  • Alta Books (Tordesilhas e Morro Branco) – 2 títulos
  • Fósforo – 2 títulos
  • Autêntica – 1 título
  • Âyiné – 1 título
  • Arqueiro –1 título
  • Boitempo – 1 título
  • Instante – 1 título
  • Nova Fronteira – 1 título
  • Dublinense – 1 título
  • Mundaréu – 1 título
  • Vida Nova – 1 título

_____________________________________________

A matéria diz as editoras que publicaram os títulos, mas não informa o mais relevante: quais editoras publicaram quais títulos...
 
Uma das autoras destaque da lista foi Elena Ferrante, com três títulos. Além de ficar na primeira colocação com A amiga genial (Biblioteca Azul), a autora italiana que se tornou um fenômeno literário no início dos anos 2020 apareceu na 80˚ colocação, com o último volume da tetralogia napolitana, História da menina perdida (Biblioteca Azul), e em 92˚ lugar, com o romance Dias de abandono (Biblioteca Azul).

1722038925653.webp
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo