Béla é aquele sujeito que vive perigosamente, já eu sou paranoico no sentido contrário e tomo a vacina da gripe desde 2000 ou 2001... e todas as outras também. Na situação atual é só alguém falar "vacina" que eu já estou levantando a manga da camisa -- dos dois braços, pra não perder tempo escolhendo
O maior incentivo para vacina é esse
quadro bizarro da minha cidade (
mirror), atualizado ontem:
Ver anexo 88333
Ver anexo 88334
... e isso pra não falar nada na subnotificação.
Eu já estou aceitando a ideia de ter que correr para algum lugar e pagar pela vacina assim que ela estiver disponível em clínicas particulares, porque a organização para imunização aqui em SC é (sendo bondoso com as palavras) patética e não há nenhuma chance de termos uma campanha estadual de vacinação chegando antes da federal. Isso acontece com o apoio explícito da nossa governadora, que segue bovinamente as ordens do senpai dela em Brasília e nem o fato de ela mesmo
ter pego COVID (
mirror) fez a ficha cair. [1]
O desalinhamento é tal que a cidade e o estado se movem em direções opostas: enquanto a prefeitura reforça as medidas de controle, o governo as afrouxa -- e vai desde
liberar cursos presenciais e provas de roupas e calçados (
mirror) e até dar umas migalhas bem generosas para as escolas particulares liberando aulas presencias para 1º e 2º graus... esse último recebeu alguma resistência judicial, mas o retorno
foi aceito (
mirror) ontem pela Justiça. Basicamente no começo de dezembro, WTF.
[1] Um pouco de contexto para quem não está a par dos eventos daqui: nosso governador foi um um advogado e comandante dos bombeiros sem absolutamente nenhuma experiência política até se eleger pegando carona no PSL e religião. Logo depois de assumir ele acabou se distanciando e adotando uma posição um pouco mais moderada e teve um resultado até "regular" no gerenciamento dos primeiros meses da crise. Isso até ele ser afastado do cargo há cerca de um mês para responder a um processo de impeachment por uma série de falhas administrativas, incluindo a compra emergencial de ventiladores pulmonares de uma empresa com tantos sinais de "seems legit" que chega a ser difícil dar o benefício da dúvida. Já a vice da chapa, e nossa atual governadora em exercício, continua forte no bolsonarismo e no fanatismo religioso, mas o que eu mais abomino na indivídua é que ela é filha de um professor aposentado conhecido por negar o holocausto, chegando a trabalhar para uma editora especializada nesse público, e teve uma certa dificuldade para repudiar publicamente os atos do pai (mirror) ... Isso, claro, fez dela persona non grata entre basicamente todos os descendentes de alemães aqui do estado. -- Para a pergunta natural sobre como essa chapa se elegeu em 2018, não há resposta fácil. Nem o cenário simplista dos "eleitores levados pelo medo do PT" explica tudo, nenhum candidato petista nunca teve chance na eleição para o governo do estado aqui (mas explica a votação expressiva do Pocketossauro no segundo turno, depois que alguns expoentes do PT soltaram ofensas brabas à SC pelos dos resultados do 1º turno... self-fulfilling prophecy, né?). ... e olha o tamanho do texto que eu precisei escrever para explicar o caos do meu estado!