• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novo Coronavírus (COVID-19)

Quanto tempo a pandemia ainda dura?

• Dois meses, no máximo (até maio/2022)

Votos: 0 0,0%
  • Três ou quatro meses (até julho/2022)

Votos: 1 14,3%
  • Seis meses (até setembro/2022)

Votos: 1 14,3%
  • Um ano ainda (até março/2023)

Votos: 2 28,6%
  • Não vai terminar nunca! (vira uma endemia, mas com número de vítimas similar ao de mar/2022)

Votos: 3 42,9%

• Total de votantes
    7
  • Votação encerrada .
Pra quem não está por dentro, o oswaldo eustáquio foi preso e consta que, na cela, caiu da privada (!!!) machucou as costas (!!!!!) e foi pro hospital. Esse acidente causou furor entre o gado que está espalhando inclusive a mentira de que o preso de estimação deles está paraplégico. :eek:
Enfim.
Na minha terra isso se chama, levou uma pisa e inventou história para dizer que foi uma queda, a mentira é tão mal feita que ele subiu na privada para não morrer afogado com a agua que saia da torneira quebrada, onde ele está em uma cela de vidro sem furos 🤦‍♀️ . Esse fanfiqueiro é péssimo.

Números que prestam, só daqui a 15 dias... podiam ter avisando antes em vez de martelar a divulgação, enfim. Até porque afirmam que é uma coisa contratual e, logo, esperada há tempo.

Há pouco um jornalista tentou arrancar a eficácia indiretamente com uma pergunta no estilo "Dos 170 eventos, você pode dizer quantos tomaram placebo?" (não é uma transcrição exata mas vocês pegaram a ideia). Seria muito engraçado se depois de tanta enrolação ele escorregasse e soltasse o número.

Última edição:

Se tem uma coisa que nunca foi do meu agrado é passar período de festas em cidades de praia com muvuca altamente elevada, mas infelizmente quem não vive sem isso vai ter que se contentar em apreciar a vista só da sacada.

São Paulo está complicado viu. Governo pretende voltar para a faixa vermelha sem aviso prévio. A maioria dos comerciantes compraram vários produtos por conta das comemorações de final de ano e agora vão perder novamente grande parte dela. Esta falta de planejamento do Governo é um problema sério.

CoronaVac não atingiu 90% de eficácia em testes no Brasil, diz secretário da Saúde de SP

Jean Gorinchteyn diz que vacina "jamais" alcançaria o percentual por causa do método usado na produção. Entretanto, ele ressalta que o imunizante é eficaz e será fundamental no enfrentamento da pandemia.

Por G1 SP — São Paulo
24/12/2020 19h18 Atualizado há 14 horas

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse nesta quinta-feira (24) que a CoronaVac não atingiu 90% de eficácia em testes realizados no Brasil, diferentemente do anunciado pela Turquia.
"Não atingiu 90% (nos testes no Brasil), mas está em níveis que nos permitem fazer uma redução de impacto de doença na nossa população", afirmou Gorinchteyn, citando que o percentual é superior ao mínimo de 50% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A taxa obtida no Brasil deveria ter sido divulgada na quarta-feira (23) pelo Instituto Butantan mas, segundo o instituto, o laboratório chinês Sinovac pediu adiamento do anúncio. A empresa quer analisar os dados dos testes para entender percentuais diferentes obtidos nos países onde o imunizante é testado.
Em entrevista a Rodrigo Bocardi, no programa Ponto Final, da CBN, Jean Gorinchteyn disse que, considerando a técnica usada no desenvolvimento da vacina, não havia expectativa de chegar a esse percentual. "Nós sabíamos que a efetividade jamais atingiria 90%", disse Gorinchteyn.
O secretário justificou a expectativa citando que vacinas formuladas com fragmentos de vírus, os chamados vírus inativados, como é o caso da CoronaVac, acabam produzindo um percentual de defesa inferior ao daquelas que usam, por exemplo, a técnica chamada de vírus atenuado (veja especial sobre os tipos de vacinas).

"O que nós não imaginávamos é que a empresa (Sinovac) queria, e objetivava, uma unicidade, um resultado muito próximo em todos os países, e não somente em um ou outro país", disse o secretário, justificando o adiamento da divulgação dos dados.

Dados preliminares na Turquia​

Durante a entrevista, Gorinchteyn não explicou como a Turquia, usando a mesma vacina, chegou ao percentual de 91,25% de eficácia. Mas o secretário afirmou que é normal haver alguma diferença entre testes. "A gente não vai ter a mesma resposta para diferentes populações, porque são populações muito peculiares do ponto de vista genético, racial", disse Gorinchteyn.

Procurado mais cedo pelo G1, o Instituto Butantan disse que "não comenta informações relativas a contratos da Sinovac com outros países".

De acordo com as agências de notícias, os dados da Turquia são conclusões preliminares da fase 3 do estudo, que ainda está em andamento. O resultado considera 29 pessoas infectadas em um grupo menor de voluntários, sendo três casos entre os que tomaram a vacina e 26 no grupo placebo.

No Brasil, o Butantan já tinha verificado mais de 170 infectados até a metade de dezembro entre os seus 13 mil voluntários, o que aponta que o estudo brasileiro está em fase mais avançada. Ainda antes, em 23 de novembro, o Butantan já tinha alcançado o mínimo de infectados caso desejasse divulgar uma análise prévia equivalente a da Turquia.

No fim de novembro, já havia 74 casos de Covid-19 entre os 13 mil voluntários brasileiros. Apesar disso, na ocasião, os pesquisadores brasileiros não divulgaram os percentuais e preferiram aguardar a continuidade dos estudos para apresentar o resultado final em 23 de dezembro, plano que acabou adiado.

Apesar do adiamento na divulgação dos dados e, como consequência, no envio dos estudos para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gorinchteyn reafirmou que o governo paulista mantém a previsão de início da vacinação em 25 de janeiro.

Fonte.

=*=*=*=

QUE AGONIA!

Olha um texto legalzinho com uma abordagem "computacional" para o funcionamento da vacina da BioNTech/Pfizer, fazendo uma "engenharia reversa" do RNAm da vacina: Reverse Engineering the source code of the BioNTech/Pfizer SARS-CoV-2 Vaccine (mirror).

Eu esbarrei nele ontem mas tava sem ânimo na hora e só deixei o link para ler depois. Um erro, porque teria lido no ato se tivesse percebido que era do mesmo autor que, há uns meses atrás, me impressionou com uns ensaios muito legais sobre a matemática por trás GPS e do Galileo e sobre a falha crítica de disponibilidade do segundo na metade do ano passado.

E como! Agora anunciam que a eficácia será divulgada dia 07/01: Após dois adiamentos, governo de SP deve divulgar dados da eficácia da CoronaVac até 7 de janeiro (mirror)

... eu não tenho mais confiança nenhuma nessas datas.

Sabíamos que essa vacina não teria a mesma eficiência das baseadas em técnicas mais modernas, mas é a que mais temos chance de conseguir. Sem previsão de disponibilidade no sistema privado (que era minha esperança até uns meses atrás) e perdendo a corrida pela da BioNTech por pura incompetência do Executivo, não resta muita alternativa mesmo.

Minha aflição aqui em SC: o governo do estado definiu um plano de vacinação que se resume a esperar a distribuição das vacinas pelo governo federal (mirror), o que é uma forma sutil de dizer "não temos plano, danem-se vocês". A alternativa é (era?) um plano paralelo dos municípios que assinaram um protocolo de intenções (mirror) com o Butantan para comprar umas doses mas, de novo, não há garantia de nada.

Edit 16:25:

Vamos à vox populi (vox valinori? óma valinórë??): Enquetezinha para a gente chutar qual a será a maledeta da eficácia da CoronaVac.

Notem a distribuição das opções: não há opção menor <= 50% ou maior que 90% porque esses limites já foram divulgados e os intervalos das margens são menores que os do centro porque é aí que estão as opções mais "polêmicas". Prometeram os dados para o dia 07/01 (daqui a 11 dias) mas vou deixar e enquete aberta por só sete mesmo, até lá a brincadeira já perdeu a graça (ou vai que mudam de ideia de novo e anunciam antes). Depois que a votação encerrar, arquivamos os resultados num post para liberar o espaço para outra enquete.

Última edição:
E como! Agora anunciam que a eficácia será divulgada dia 07/01: Após dois adiamentos, governo de SP deve divulgar dados da eficácia da CoronaVac até 7 de janeiro (mirror)

... eu não tenho mais confiança nenhuma nessas datas.
Também perdi a confiança nas datas.
Minha aflição aqui em SC: o governo do estado definiu um plano de vacinação que se resume a esperar a distribuição das vacinas pelo governo federal (mirror), o que é uma forma sutil de dizer "não temos plano, danem-se vocês". A alternativa é (era?) um plano paralelo dos municípios que assinaram um protocolo de intenções (mirror) com o Butantan para comprar umas doses mas, de novo, não há garantia de nada.
O Romeu Zema, Governador de Minas, também disse que vai esperar a distribuição das vacinas pelo Governo Federal. :sad:

dermeister disse:
Vamos à vox populi (vox valinori? óma valinórë??): Enquetezinha para a gente chutar qual a será a maledeta da eficácia da CoronaVac.
Encarnei a Pollyanna na hora de votar. :rofl:

Última edição:
Olha um texto legalzinho com uma abordagem "computacional" para o funcionamento da vacina da BioNTech/Pfizer, fazendo uma "engenharia reversa" do RNAm da vacina: Reverse Engineering the source code of the BioNTech/Pfizer SARS-CoV-2 Vaccine (mirror).

Eu esbarrei nele ontem mas tava sem ânimo na hora e só deixei o link para ler depois. Um erro, porque teria lido no ato se tivesse percebido que era do mesmo autor que, há uns meses atrás, me impressionou com uns ensaios muito legais sobre a matemática por trás GPS e do Galileo e sobre a falha crítica de disponibilidade do segundo na metade do ano passado.

Complementando rapidamente: vi há pouco que tem uma tradução do texto para o português linkada lá, então mesmo quem está com o inglês ruim pode ler agora. E é uma boa oportunidade de divulgação também.

E parece que tinha uma pessoa recém-vacinada lendo o texto! :rofl:

traducao-texto-biontech.webp

(pena que não era eu)

1609088767215.webp

Trocando em miúdos, o presidente tá falando pra gente morrer, de boa, sem incomodá-lo.

Se não estou enganada, durante o ano de 2020, não ingeri uma única gota de álcool. Mas acho que, em 2021:

1609088986775.webp

O presidente do STF, Luiz Fux, determinou a exoneração do secretário de serviços integrados de saúde da Corte, Marco Polo Dias Freitas.

O ministro diz que, sem o seu conhecimento, o secretário solicitou à Fiocruz a tal reserva de sete mil vacinas contra a Covid-19, furando a fila de prioridades da vacinação:

“Sempre fui contra privilégios”, afirma Fux.

No jornal O Globo.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back