"Ao se aproximar a hora marcada, Nib sobe no estrado de madeira levando o alaúde coberto por um saco. Ele olha para a multidão sem nenhum traço de nervosismo, coloca teatralmente o alaúde em um dos baús mais ao centro e à frente, e se posta ao lado dele na postura mais imponente que consegue. Samos, não tão acostumado a multidões, sobe com menos naturalidade e se posiciona em um canto, enquanto Jonathan - também sem muita idéia de o que fazer - ensaia uma imitação de Nib.
Com o tempo as pessoas começam a se ajuntar em volta do palco, e até os comerciantes próximos olham com algum interesse - ou seria expectativa? Nib espera alguns poucos minutos após a hora estipulada, para esperar a chegada de mais pessoas e criar uma certa atmosfera de suspense. Ele, então, se aproxima da platéia e pigarreia, indicando que ia falar, e com o rosto austero começa seu discurso em alto e bom tom.
''Senhores, estamos aqui para anunciar uma grande maravilha, a venda de um artefato místico perdido por muitos anos, e que recuperamos apenas com grande esforço e perigo. Nós tivemos de enfrentar incomensuráveis hordas de inimigos para trazê-lo à luz do dia, e pagamos por isso um grande preço. Pagamos com nosso sangue e nosso suor, lutando até que nossos inimigos não tinham mais forças para erguer suas armas, e suportando sem uma palavra sofrimentos tais que só podem ser descritos na língua dos demônios. Um de nossos companheiros, meu irmão mais velho Bylstog, não retornou de nossa aventura.
Pois sua morte não foi em vão! O artefato que recuperamos é um item maravilhoso, de grande valor e de grande magia! Apresento-lhes, pois, o Alaúde Encantado! (desvela o alaúde). Escutem sua música! Sim, pois ele possui a música em seu interior; ninguém o toca, mas ele sozinho é capaz de produzir a mais maravilhosa melodia. Como se não bastasse isso, ele é capaz de produzir músicas as mais diversas, e tais como poucos homens na terra poderiam compor ou cantar! Eu sou um músico, e modéstia a parte um bom músico, mas não consegui cantar por um mês após ouvir este instrumento. Ouçam por si mesmos!' E ele faz o alaúde tocar. E nós estamos, agora, oferecendo este tão magnífico instrumento a quem de vocês der o maior valor, a partir de um mínimo de mil e quinhentas moedas de ouro. Julguem por si mesmos o valor dele, e então sejam sinceros: estamos pedindo demais por ele?'
Lance 1:
[roll0]
'Oh, a alma de meu irmão! O que pensaria ele se soubesse que o artefato que ele morreu para conseguir está sendo tão desprezado!'
Lance 2:
[roll1]
'Ora, apenas isso? Será que não há aqui ninguém capaz de apreciar a boa música?'
Lance 3:
[roll2]
'Talvez vocês não tenham entendido, mas este instrumento dispensa menestréis em todas as ocasiões, e sua música não tem falha! Aos donos de tavernas e de teatros, isso pouparia grandes problemas todo mês.'
Lance 4:
[roll3]
'Pensem em nosso sofrimento para recuperar esse item, e verão o valor que ele tem! Sangue só se paga com ouro...'
Lance 5:
[roll4]
'Estamos fazendo uma pechincha, vendendo esse item maravilhoso em leilão. Muitos compositores famosos em Águas Profundas pagariam, sem pestanejar, muitas vezes o valor que vocês oferecem...'
Lance 6:
[roll5]
'Estamos sendo injustos? Parece que vocês acham demasiado o preço deste alaúde. Pois eu lhes digo, a injustiça é oferecer tão pouco por tal maravilha.'
Lance 7:
[roll6]
(põe de novo o alaúde para tocar)Escutem a música, senhores, escutem essa música! Quantas vezes vocês poderão escutar algo assim? Eu lhes digo: se tiverem o Alaúde, quantas vezes quiserem!'
Lance 8:
[roll7]
'Vamos lá, meus amigos! Quem ousaria perder essa chance de adquirir tal maravilha?'
Lance 9:
[roll8]
'Esse alaúde é um item consagrado a Oghma. Quase uma relíquia. E o preço que vocês oferecem é baixo o bastante para ser uma ofensa ao deus! Eu me ofenderia se fosse um deus...'
Lance 10:
[roll9]
Vendido para [a ser declarado pelo mestre] por [idem] peças de ouro!"
Espero que não se importem por eu ter assumido o leilão por completo... Mas o Nib queria mesmo roubar a cena no leilão, e ele é o mais adequado a falar. Qualquer coisa, façam observações ou correções...