Bem, eu cá não vejo as coisas assim!
Naquele contexto de filme, é muito provável que a fortaleza Dol Guldur esteja literalmente vazia, ocupada apenas por Sauron e os Nove! Tendo isto em conta, o que iria fazer um exército lá? Levar espadas e flechas para combater «sombras» e «espectros»? Faria algum sentido?
A batalha do conselho branco é um batalha de «vontades», de «energias» entre os seres mais poderosos da terra média, contra o ser mais poderoso (sauron, que além de um Maia esta ainda numa forma enfraquecida, uma espécie de sombra, de alma sem forma corpórea) e dos seus servos que são mais mortos que vivos! SÓ faz sentido combater este tipo de inimigos com o mesmo místicismo que eles represetam! Um exército a atacar uma fortaleza dominada por uma Sombra que certamente os aterrorizaria e lançaria sobre eles apenas pânico e temor?? Desculpem mas é totalmente «no sense»
Acresce a importância de uma expressão que Gandalf utilizou, aquando a sua luta com o Balrog:
«A tua espada de nada de servirá aqui!» - Ele disse isto a Aragorn.
É o mesmo contexto, o mesmo tipo de batalha! Não é uma luta de espada e escudo, é uma luta de vontades, entre seres que vão além do realismo da terra média!
E é mentira que um general faz mais falta na retaguarda do que na frente de batalha!! Isso depende da batalha e depende do general! Há líderes que se destacaram por serem verdadeiros exemplos para os seus soldados, pela sua capacidade de dar moral aos homens nas frentes mais duras, enquanto que outros se descaram por serem mais estrategas que soldados, por isso não generalizem que é uma coisa muito feia...
E só mais aparte: Iriamos ver mais uma batalha entre exércitos «bons» e orcs?!? PJ faz bem em aproveitar o momento e dar destaque a seres como Galadriel, Saruman e Elrond e mostrar que eles não são simples soldados e líderes, mas que são seres muito antigos que lidam com conhecimentos e energias que vão além da compreensão dos simples soldados! Uma batalha de exércitos iria ser mais do mesmo do que ja havíamos visto, por isso ha que ser INOVADOR e CRIATIVO, para que o público tenha acesso a coisas novas! Só assim se trilha o caminho do sucesso...
)
Para mim, se for feita uma batalha do género do que se espera (sem exércitos), será fantastic!!
Humilha PJ!!
)